Como criar laços com o meu cão
© NatRomero / stock.adobe.com
Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Ambos têm a capacidade de criar uma ligação muito estreita entre si. No entanto, para o cão, não se trata apenas de uma troca emocional, mas de um nível profundo de comunicação. Explicamos como criar laços com o seu cão.
Sumário
- Porque é tão importante criar laços com o meu cão?
- Como saber se tem uma ligação com o seu cão
- Como é que posso criar laços com o meu cão?
- A comida como confirmação, não como manipulação
- Um treinador de cães para o ajudar a criar laços com o seu cão
- Resumo: como criar vínculo com o seu cão
- Conclusão: o vínculo é a chave para relações autênticas
Porque é tão importante criar laços com o meu cão?
Quando dois seres sensíveis se encontram, como uma pessoa e um cão, pode surgir algo especial. Isto acontece a um nível emocional delicado.
Trata-se de ser visto com os seus desejos e necessidades. O ideal seria que desta relação nascesse uma profunda confiança e compreensão.
O cão é um animal que anseia por orientação e segurança no contexto da sua necessidade de hierarquia. Ele quer ser guiado, comportar-se bem e ser amado e apreciado por isso.
Se ele sentir que é visto pela sua lealdade, torna-se o aliado mais leal que se possa imaginar. Há quem diga que isto é amor incondicional, algo que também faz as pessoas sentirem-se profundamente bem.
Criar laços com o meu cão para promover a aprendizagem
A criação de laços com o seu cão é essencial para o desenvolvimento do animal. Se ele se portar mal e tiver uma ligação consigo, ele sabe que não agiu da forma desejada. Este conhecimento é o ponto de partida essencial para aprender coisas novas.
Ao nível da ligação, o cão quer aprender a agradar. A imposição exterior, o castigo físico ou os gritos não ajudam. A única coisa que se faz com os castigos é prejudicar e enfraquecer a relação e a ligação consigo.
A ligação é o que o levará até lá de uma forma especial. Sem um vínculo, o cão dificilmente participará no processo de aprendizagem. Ele pode fazer o que lhe pede, mas apenas por medo de ser castigado ou na esperança de receber um suborno sob a forma de uma guloseima mal utilizada. O bom treino de cães baseia-se na criação de laços.
Confiança em vez de medo Trabalhe com reforço positivo quando quiser ensinar algo ao cão. Desta forma, chegará mais cedo ao seu alvo e também reforçará a sua ligação com ele.
Como saber se tem uma ligação com o seu cão
Logicamente, a ligação é subtil e difícil de compreender. Não é que um cão com um mau vínculo não obedeça ou seja difícil de tratar. Não, na maioria dos casos, o cão funciona, mas falta algo importante.
Criar laços com o meu cão através da proximidade emocional
O potencial de uma boa ligação apenas é verdadeiramente compreendido quando é experimentado. A diferença é impressionante, especialmente para si:
- Recebe mais.
- O fluxo de informação é constante.
- Sabe exatamente o que acontece com o cão.
- É capaz de interpretar melhor as suas posturas e expressões.
- Percebe-se melhor se o cão gosta de algo, se está envergonhado e em que estado de espírito se encontra.
Trata-se, portanto, do nível emocional em que se manifesta a confiança que vos une.
O cão responde bem ao seu chamamento?
Na hora de responder ao seu chamamento é demonstrado se o cão tem uma boa ligação consigo. Se hesitar ou passar ao seu lado, isso é um sinal de má ligação. O cão (ainda) não se sente completamente seguro consigo ou teve más experiências.
Como se comporta um cão que tem medo?
Quando um cão tem medo numa situação, ele tende, por natureza, a fugir. Com isto, ele exprime a sua necessidade de segurança. Se ele correr diretamente para si e se esconder entre as suas pernas, é um sinal claro de uma ligação forte.
O cão dá-lhe toda a sua confiança, coloca-se nas suas mãos e mostra que pode dar-lhe a segurança de que precisa. Já lhe mostrou várias vezes na vossa relação que é um líder que cumpre o que promete. Mostra-lhe que é forte e que ele pode ser fraco. Tem tudo sob controlo para o seu bem-estar.
Sugestão Numa situação de medo, pode ajudar o seu cão protegendo-o com o seu corpo. O sentimento de proteção dar-lhe-á a segurança e a confiança necessárias para enfrentar o medo.
Como é que posso criar laços com o meu cão?
A base da ligação é o tempo passado em conjunto e a intenção de compreender o cão tal como ele é. O cão sente isso e reage aproximando-se.
Um facto interessante A ligação cria-se normalmente por si própria se tratar o cão de uma forma adequada à espécie e se estiver empenhado no cão.
Como criar laços com o meu cão através de brincadeiras
As brincadeiras e aventuras em conjunto são a forma mais eficaz de criar laços com o seu cão. O ideal é dirigir-se a ele colocando-se ao seu nível. Fique ao nível do chão para interagir com ele.
Ao brincar, aprenderá o que ele gosta e não gosta, bem como aquilo em que é bom e aquilo em que não é bom. É possível melhorar estes domínios com treino para alcançar êxitos conjuntos.
Como criar laços com o meu cão através do contacto físico
O contacto físico é muito importante para muitos cães, mas não para todos. A este respeito, deve começar por conhecer o seu cão. Se ele quiser, deixe-o aninhar-se a si. A rejeição pode prejudicar profundamente a relação, especialmente no início.
Se o seu cão estiver muito relutante, pode ter tido más experiências. Os cães nos abrigos de animais são frequentemente desconfiados no início. Dê-lhe a oportunidade de se abrir ao seu próprio ritmo. No geral, todos os cães estão interessados em algum nível de contacto físico.
Como criar laços com o meu cão com paciência
A paciência é a mãe da ciência, especialmente quando se trata de cães. Os cães gostam de agradar. Querem fazer as coisas corretamente para que a pessoa de referência se orgulhe deles. Se fizerem algo errado, é porque não o compreenderam ou porque ainda não lhes foi explicado.
Investir tempo e agir com calma e serenidade no dia a dia com ele. Repita as lições de formas diferentes se não obtiver o resultado pretendido da primeira vez. O cão responderá à sua paciência com afeto e a confiança em si crescerá e florescerá.
A comida como confirmação, não como manipulação
Se o seu cão fizer alguma coisa bem, pode dar-lhe uma guloseima para confirmar que ele agiu como queria. Desta forma, a comida é usada como reforço. No entanto, isto só funciona se já existir uma ligação entre os dois.
A comida nunca deve ser usada como meio de extorsão ou manipulação. Não tente levar o cão a fazer algo que ele não quer e não pode fazer agora com comida ou guloseimas.
O que vai fazer é criar um conflito: ele quer a guloseima, mas recusa a lição. A vontade de comer vencerá e ocorrerá uma quebra interna, que impedirá uma boa ligação.
Retirada da comida: nem pensar
Da mesma forma, nunca se deve recusar comida ao cão como castigo. A sua responsabilidade de o alimentar é essencial e o cão encara-a como existencial. Extorquir o cão desta forma quebraria a sua confiança desde a base e a longo prazo.
É provável que ele questione a sua posição de líder e a relação entre os dois pode ser gravemente afetada.
Importante: Há limites que não devem ser ultrapassados e a privação de alimentos como medida de treino é um deles.
Um treinador de cães para o ajudar a criar laços com o seu cão
Nas escolas para cães não se ensina apenas o comportamento básico. Os bons treinadores ajudam-no a descobrir e a construir a ligação com o seu cão.
Depois de ter estabelecido o delicado início do vínculo seguindo as suas instruções, pode continuar a trabalhar por si próprio. Os treinadores de cães dão-lhe as ferramentas necessárias para continuar a crescer com o seu cão.
Resumo: como criar vínculo com o seu cão
- Brinque e treine com o seu cão.
- Elogie-o frequente e generosamente todos os dias.
- Ofereça contacto físico quando ele o procura.
- Mantenha a calma em situações de stress e seja justo e paciente no treino.
- Aplique as regras de forma coerente e transmita firmeza mental.
Conclusão: o vínculo é a chave para relações autênticas
Criar laços com o seu cão significa agir com o cão em mente. Como cuidador, é sua obrigação treiná-lo. No entanto, a base não é a pressão, mas sim a motivação.
Os cães que criam um vínculo estreito com o seu cuidador são capazes de atingir muito melhor o seu potencial. Aprendem mais depressa, obtêm mais resultados e têm menos problemas de comportamento.
O vínculo não é sentimentalismo, mas a chave para uma verdadeira relação de confiança em que se podem superar a si próprios.
Fonte: