Treinador de cães
© Robert Kneschke / stock.adobe.com
Gostaria que o seu cachorro aprendesse o básico desde o início? O seu terrier de cinco anos rosna quando tenta tirá-lo do sofá? Então é tempo de procurar um treinador de cães! E esta é a profissão de sonho para muitos amantes de cães. Explicamos-lhe neste artigo como se processa a formação e damos-lhe dicas para encontrar um bom treinador de cães!
Sumário
Quem se pode apelidar de treinador de cães?
Um problema relativo aos treinadores de cães em Portugal é que qualquer pessoa se pode apelidar de “treinador canino”. Isto explica-se pelo facto de não ser uma profissão regulamentada. O mesmo acontece com os psicólogos caninos. Sendo assim, para se demarcar dos restantes é fundamental ter formação na área. Se procura um treinador para o seu patudo exiga os certificados de formação.
Porém, isto não significa que a maioria dos treinadores de cães sejam especialistas autodidatas sem formação sólida – pelo contrário! Na verdade, a maioria dos treinadores de cães não só tem imensa experiência com cães como recebeu formação adequada. No curso aprendem sobre os básicos da coexistência entre humanos e cães, a natureza dos cães e os vários métodos de aprendizagem. A formação compreende teoria e prática. Concluído o curso, os treinadores não devem deixar de se atualizar, numa escola para cães ou numa associação protetora de animais, por exemplo.
Tarefas de um treinador de cães
A tarefa principal de um treinador de cães é decifrar e melhorar a comunicação dono-animal. Numa escola para cachorros, por exemplo, não é permitido que os animais brinquem uns com uns outros à toa; pelo contrário, cachorros e donos são orientados cuidadosamente. Os encontros decorrem sempre num local controlado. Nas turmas para cães jovens, o treinador observa atentamente as equipas donos-cães e está sempre disponível para esclarecer questões sobre educação de cães.
Cursos intensivos sobre responder à chamada, andar com trela ou sinais de interrupção completam o repertório. Os treinadores de cães apoiam donos e cães na preparação para provas comportamentais. Estes testes podem ser necessários para cães potencialmente perigosos, por exemplo.
Além dos treinos de grupo, os treinadores oferecem também treinos individuais. Estes são principalmente úteis para abordar os problemas dos cães adultos. Alguns oferecem ainda os chamados social walks, ou seja, passeios com outras equipas dono-cão, ao longo dos quais se podem fazer pequenos exercícios. Há também a oportunidade de aprender desportos para cães, como mantrailing, percursos de obstáculos, obedience ou agility, com um treinador para cães.
Não são apenas os donos que fazem uso do know-how dos treinadores de cães. Os abrigos para animais também empregam estes peritos.
Os trabalhores independentes não devem subestimar a burocracia. Manter páginas na internet e as redes sociais atualizadas, tratar de assuntos com as autoridades e de declarações fiscais e organizar os compromissos consome bastante tempo. Evidentemente, aqui também se inclui a formação contínua ao longo da vida como treinador canino.
Seis sinais para identificar um bom treinador para cães
É especialmente importante para donos com pouca experiência encontrarem um treinador para cães com o qual tanto eles como os seus patudos se sintam confortáveis. Damos-lhe algumas dicas para identificar um bom treinador canino.
Background: uma formação séria
É bastante positivo quando o treinador para cães tem um certificado de aptidão que lhe possa apresentar, provando que concluiu a sua formação (ou formações).
Formação contínua
Os treinadores de cães devem frequentar cursos regularmente. Assim, estarão sempre atualizados em relação ao treino de cães, pois a verdade é que as descobertas no campo da investigação comportamental não param. Deste modo, ampliam o seu alcance, o que beneficia os clientes. Comportamento de caça indesejado, treino de cães de família, comportamentos agressivos, cães de protetoras de animais do estrangeiro e etologia cognitiva são alguns dos temas em que os treinadores podem aprofundar e/ou atualizar os seus conhecimentos.
Conhecer o treinador e assistir a um treino
Muito em breve irá acolher um cachorro em sua casa e tem que procurar uma escola para cães. Um bom treinador para cães terá uma conversa sem compromisso consigo ou permitirá que assista ao treino da atual turma de cachorros – gratuitamente, claro, mas sem o seu cachorro. Assim, fica com uma ideia do estilo de treino e se este é conveniente para si e para o seu patudo.
Reforço positivo
Os bons treinadores de cães praticam o reforço positivo – é assim que os patudos se mantêm motivados. Gritar, empurrar e outros gestos de dominância são tabu. Muitos treinadores caninos utilizam guloseimas nas sessões, pois é uma recompensa rápida e eficaz. Através do reforço positivo, os cães aprendem a confiar no dono e divertem-se nos treinos em conjunto. É possível identificar uma má escola para cães pelos seus métodos violentos, teorias acerca da submissão do cão e de frases como “É isto que os cães fazem entre eles!”.
Reconhecer limites e observar bem
Um treinador para cães não tem que ter uma solução imediata para qualquer problema. Por vezes é necessário fazer bastantes perguntas e tomar algum tempo. Mesmo assim, não há garantia de o animal passar a comportar-se de forma exemplar. Quando surge um problema, um bom treinador não procura uma solução standard. Por exemplo, quando o cão ladra muito o treinador quer saber com que frequência fica sozinho e como é que o dono reage quando ele ladra. Reconhecer a raiz do problema – e resolvê-lo – é bem mais moroso do que solucioná-lo a curto prazo. Porém, é a única forma de o controlar a longo prazo.
O treinador para cães mostrar-lhe-á como reequilibrar a vossa relação. No entanto, por vezes, é possível que o melhor seja procurar um novo lar para o animal. Por exemplo, se não dispuser de tempo para o treinar.
-
Recomendações
O feedback de outros donos é muito útil quando se procura um treinador canino. Contudo, pondere se tem as mesmas expectativas da sua vizinha Dulce e do seu cãozinho. Procure na internet por comentários no Google acerca do treinador. Tenha uma postura crítica relativamente aos comentários negativos: quando um treinador aponta uma falha ao dono, manifesta em problemas comportamentais, é natural que se torne impopular entre alguns cuidadores.
Gostaria de ser um treinador de cães?
Adora cães e quer fazer do seu hobby uma profissão? Esta é uma condição importante, mas não necessariamente a única decisiva, para ser treinador de cães. Para tal, acima de tudo é fundamental estar em harmonia com os donos. Quem trabalhe a apontar sistematicamente o dedo está não só a prejudicar o seu negócio como a não ser útil para os donos. Em resultado, procuram outro treinador ou perdem a motivação. Se pretende tornar-se treinador de cães tem que saber lidar bem com pessoas. Este é, além de uma postura confiante e simultaneamente meiga em relação aos cães, um dos fatores mais decisivos para ter sucesso como treinador canino.
Nada é possível sem conhecimento especializado! Nem mesmo se os seus cães forem bem-comportados e tenha conseguido que os teckel da sua sogra parassem de lhe morder os chinelos. Adquira conhecimentos sólidos. Os fundamentos teóricos acerca do comportamento dos cães são importantes para os perceber. Só assim poderá, no futuro, encontrar soluções adaptadas aos problemas individuais. Assegure-se de que tem uma boa formação e um certificado oficial. Como treinador de cães pode criar o seu próprio negócio ou candidatar-se a escolas para cães ou abrigos para animais.