Cães mais velhos do mundo: raças e recordes
© Tanya / stock.adobe.com
A francesa Jeanne Calment viveu 122 anos e 164 dias, estando documentada como a pessoa mais velha que alguma vez viveu. E relativamente aos nossos amigos de quatro patas? Que idade tinha o cão mais velho do mundo?
Sumário
Até que idade podem viver os cães?
A longevidade de um cão doméstico situa-se entre os 10 e os 15 anos. Em média, um cão vive 12,5 anos. De acordo com um estudo britânico, são vários os fatores que interferem na esperança de vida de um cão, como a raça, o tamanho e o formato da cabeça.
Assim sendo, cães de raça pequena têm geralmente maior probabilidade de viver mais tempo do que cães de maior porte. No entanto, isto não se aplica a raças de focinho extremamente curto, como o buldogue francês ou o pug. De acordo com resultados deste estudo, estes animais morrem comparativamente mais cedo, aos 9,8 e 11,6 anos, respetivamente.
Cães mais velhos do mundo: raças com maior esperança de vida
Este estudo britânico lista o lancashire heeler e o spaniel do Tibete como as raças de cães com maior longevidade: vivem, em média, acima dos 15 anos.
Mas, além destes valores médios, é claro que existem exemplares que chegam a viver mais tempo ainda. Que idade alcançou o cão mais velho do mundo? E que idade tem o cão mais velho ainda vivo? Descubra abaixo!
O drama do recordista mundial Bobi
Bobi, um rafeiro alentejano pura raça, figurou nas manchetes não há muito tempo atrás. O cão pastor faleceu em Portugal em outubro de 2023 com, alegadamente, 31 anos e 165 dias. Na altura, foi considerado o cão mais velho de sempre e incluindo no Livro dos Recordes do Guinness.
Porém, após o seu falecimento, aumentaram as dúvidas acerca da verdadeira idade do Bobi. Porque quando este macho obteve o seu microchip, em 2022, não era necessária prova oficial de idade para cães nascidos antes de 2008.
Bobi já não é “o cão mais velho de sempre”
O facto de Bobi ter realmente nascido a 11 de maio de 1992, como alega o dono, nunca foi inequivocamente provado. Assim, foi lhe postumamente retirado o título de “cão mais velho do mundo”.
Cão mais velho do mundo: à caça do recorde
Os especialistas do Livro dos Recordes do Guinness investigam detalhadamente quando determinam a idade correta de um cão. O dono do kelpie australiano Maggie também passou por uma experiência semelhante.
Maggie faleceu em 2016 aos 30 anos, presumivelmente. Mas o dono não conseguiu fornecer uma certidão de nascimento oficial, tendo sido por isso recusada a entrada da Maggie no Livro dos Recordes do Guinness. A ser verdadeira a palavra do dono, a Maggie teria, em anos de humanos, vivido cerca de 200 anos.
Que idade alcançou o cão mais velho do mundo
Portanto, até agora, a distinção de “cão mais velho do mundo” pertence ao Bluey, um boiadeiro australiano. À altura da sua morte, em 1939, contava com uns incríveis 29 anos e 5 meses. Assim, depois da desqualificação do Bobi, o Bluey é novamente o detentor oficial do recorde, figurando no Livro de Recordes do Guinness.
Qual o nome do cão vivo mais velho do mundo?
O chihuahua TobyKeith é definitivamente um dos cães mais velhos do mundo ainda vivos. Nasceu a 9 de janeiro de 2001, contando já com 23 anos.
O pequeno macho vive com o dono na Florida e é bem possível que seja contemplado com o selo de “cão mais velho vivo” do Livro de Recordes do Guinness. Os fãs de cães podem seguir as aventuras do TobyKeith na sua página de Instagram.
Fontes: