Música relaxante para cães
© Drobot Dean / stock.adobe.com
As pessoas não costumam ficar indiferentes à música, ou seja, algumas músicas acalmam-nos, outras dão-nos energia ou trazem alegria. E os cientistas estão convencidos que com os cães se passa exatamente o mesmo. Vamos então descobrir a relação entre a música e os cães e qual o tipo de música relaxante para cães.
Sumário
Estudo: efeito da música nos cães
Os cientistas sabem hoje que gatos, vacas, tubarões e cães reagem à música. No entanto, como cada um tem o seu gosto, a Universidade de Glasgow e a Sociedade escocesa para a prevenção da crueldade animal (SPCA) tentaram identificar o tipo de música que os cães mais gostam.
A música reduz o stress em cães à espera de uma nova família
Para efeitos do estudo, cães de uma associação de proteção animal na Escócia passaram alguns dias a ouvir música de vários géneros. Em seguida, os autores do estudo mediram os níveis de stress dos patudos. Ou seja, eles verificam a frequência cardíaca e o nível de cortisol, visto que esta hormona está associada ao stress e ansiedade. Além disso, os autores também observaram o comportamento dos patudos. E assim, descobriram qual o tipo de música que tem o efeito mais relaxante nos cães.
Aplicação prática dos resultados do estudo
Os cientistas responsáveis por este estudo não tinham apenas um interesse teórico nos gostos musicais dos cães, já que este estudo tem aplicações práticas muito interessantes. Com base nos resultados, os funcionários de abrigos para cães sabem que tipo de música devem pôr para manter os patudos calmos e bem-dispostos. E assim, associações de proteção de animais em Glasgow e Edimburgo começaram a pôr música relaxante para os patudos nas suas instalações com resultados muito bons.
Música relaxante para cães: as melhores escolhas
De acordo com os resultados do estudo, os cães sentem-se mais calmos ao ouvir soft rock ou reggae. No entanto, o género exato de música depende muito do gosto pessoal de cada patudo. Por exemplo, alguns cães sentem-se particularmente relaxados ao ouvir Mozart ou Beethoven.
Soft rock como música relaxante
Que o soft rock seja calmante para os cães não é de estranhar. As músicas deste subgénero de rock são melódicas e mais suaves. Por outro lado, o reggae é tipicamente conhecido como um género de música bastante relaxante. Outros géneros de música, como R&B, soul ou pop não costumam ter um efeito tão calmante nos patudos.
Dicas para escolher músicas para o seu cão
Enquanto os gatos acalmam-se com ruídos familiares, ou seja, sons que conhecem desde que são gatinhos, os cães não precisam de ouvir músicas conhecidas para relaxarem. Assim, pode escolher os grandes sucessos de soft rock ou reggae para o seu patudo, como, por exemplo:
- Eagles
- Neil Diamond
- Fleetwood Mac
- Elton John
- Bob Marley
- UB40
- Inner Circle
- Seeed
Música para cães e donos
Em alternativa pode procurar em qualquer plataforma de streaming o álbum “Paws. Play. Relax”. Depois da publicação dos resultados do estudo, vários donos de cães e funcionários de associações procuraram um álbum de música relaxante para cães. Em função disso, a Universidade de Glasgow e a SPCA da Escócia fizeram uma compilação de músicas especialmente pensadas para deixar o seu patudo relaxado, que reuniram no álbum “Paws. Play. Relax, com o apoio do músico e compositor John McLaughlin. No entanto, em plataformas como o Spotify encontra este e muitas outras listas de músicas especialmente pensadas nos patudos.
Assim, para uma sessão de relaxamento familiar, porque não ouvir uma destas compilações com o seu patudo?
Como saber qual a música que o meu cão gosta mais?
Naturalmente, existem muitos mais géneros de música do que os que foram utilizados no estudo da Universidade de Glasgow. Por isso, se não gosta muito de soft rock ou reggae, mas é fã de indie rock, experimente ouvir umas músicas com o seu patudo. É provável que ele aprove a sua escolha.
Dicas para ouvir música com o seu cão
Para que a experiência de ouvir música com o seu patudo seja divertida e relaxante para os dois, tenha em atenção os seguintes aspetos:
- Lembre-se que a audição dos cães é muito mais apurada do que a nossa. Assim, é natural que os patudos preferiam músicas mais suaves do que com sons muito altos. Afinal, a música deve ser relaxante, não ensurdecedora.
- Ponha músicas de vários géneros a tocar para o seu patudo. No entanto, não faça uma sessão muito longa, pois o seu cão pode sentir-se sobrecarregado.
- Naturalmente, os cães demonstram que gostam da música de uma forma diferente da nossa. Assim, se o seu patudo ficar claramente mais calmo ou se se deitar relaxadamente no sofá é sinal que fez uma boa seleção musical.
- Atenção: os cães são parecidos com os seres humanos no que diz respeito ao consumo de música. Ou seja, tal como nós, os cães também se fartam de ouvir sempre a mesma música. Assim, ao criar uma lista de músicas para o seu cão faça uma seleção variada.
Por fim, para quem não gosta de música, existem também soluções. Por exemplo, audiolivros ou podcasts apresentam igualmente um efeito relaxante nos patudos. Assim, não é preciso ter sempre música a tocar para o seu cão se sentir bem-disposto!