Os cães conseguem ver televisão? This article is verified by a vet

cão vê televisão com dono e dona no sofá

Imagens em movimento e sons de animais na televisão podem atrair a atenção do seu cão. Mas não é qualquer cão que identifica o que se passa no ecrã.

São muitos os vídeos de cães que circulam na internet que mostram cães a ver televisão entusiasticamente. Mas será que os cães conseguem ver televisão e, se sim, de que forma é que percebem as imagens?

Os cães conseguem reconhecer as imagens da televisão?

Tratem-se de outros cães, pessoas ou objetos em movimento, como bolas de futebol, alguns cães reagem ao que vêem no ecrã da televisão. Alguns dos animais mostram-se felizes, enquanto outros reagem de forma agressiva e ladram.

Os cães conseguem diferenciar animais e pessoas

Um estudo publicado em 2013 examinou se os cães reconheciam diferentes imagens num ecrã. Num ecrã de computador, os investigadores mostraram diversas imagens de focinhos de diferentes raças de cães e cruzamentos. Ao mesmo tempo, exibiram os focinhos de outras espécies de animais e pessoas.

Os resultados mostraram que nove dos cães estudados conseguiam distinguir as diferentes faces. Na verdade, todos os cães conseguiram classificar as imagens dos cães na mesma categoria.

Por que é que os cães reagem de forma diferente à televisão?

Naturalmente, a reação dos cães aos programas de televisão também depende de fatores individuais. Além da raça, também a personalidade do animal influencia a reação.

Portanto, um cão territorial terá mais tendência para uma resposta agressiva do que um cão mais calmo.

Cães e televisão: de que forma é que os cães percebem a televisão?

Nem todos os programas são do interesse do seu cão. Mas o que motiva exatamente os cães a olharem com mais atenção para o ecrã? E de que modo entendem o que é mostrado?

Porque é que os cães vêem televisão?

Muitas vezes acontece que não é a imagem mas sim um som que desperta a atenção do seu cão. Aqui se incluem, acima de tudo, sons de outros cães e de outros animais. Por vezes, também pode acontecer com um toque de campainha ou o barulho de uma mota.

Porém, outros cães respondem simplesmente à imagem, embora não exista som de fundo. Isto acontece especialmente quando outros animais ou pessoas são mostrados da perspetiva do seu cão.

Como é que os cães percecionam a televisão?

Em comparação com os humanos (50 / 60 Hertz), os olhos dos cães têm uma frequência crítica de cintilação maior (70 / 80 Hertz). Este conceito indica a frequência com que um estímulo de luz variável surge como constante ao observador. Isto significa que os cães processam imagens mais depressa.

Em televisões mais antigas (50 / 60 Hz), isto é, que exibem ainda menos frames por segundo, para os cães as cenas piscam. No entanto, isto mudou com o desenvolvimento da tecnologia LCD (Liquid Crystal Display). A frequência média dos aparelhos modernos está acima dos 100 Hertz. Portanto, aos olhos dos cães a imagem é muito constante.

Por este motivo, diz-se que o canal DogTV, especialmente criado para cães, usa mais frames por segundo. Além disso, os programas devem ajustar, além da luminosidade e da saturação, também a música e o contraste.

Porque é que os cães gostam de ver televisão?

São muitos os cães que não fazem exercício suficiente ao longo do dia. Sobretudo se os donos trabalham muitas horas e têm pouco tempo para passar com os animais. Portanto, uma televisão ligada suscita interesse, pois as imagens a passar prendem a atenção.

No entanto, esta não é uma ocupação a longo prazo para o seu cão. Portanto, mais cedo ou mais tarde, o animal vai perder o interesse. Deste modo, não deve encarar a televisão como uma atividade para o seu cão.

Fontes:


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
5 min

A idade dos cães

Novos dados científicos aprimoraram e conversão da idade dos cães em idade humana. Descubra aqui como fazer esta conversão!