Gelados para cães

Escrito por Sabrina Quente
Gelados para cães: como refrescar o seu patudo no verão

Não são só os donos que gostam de gelados! No entanto, os nossos patudos não podem comer os nossos gelados. Mas com meia dúzia de ingredientes faz deliciosos gelados para cães.

Nos dias quentes de verão um gelado refrescante vem mesmo a calhar. E o olhar pedinchão dos nossos cães quando comemos um gelado mostra bem que eles também querem um bocadinho. Com as nossas receitas muito simples de gelados para cães tem o problema resolvido! São receitas adequadas para cães e assim pode dar uma guloseima saudável e fresquinha ao seu patudo.

Os cães podem comer gelados?

Nos dias quentes de verão é importante refrescar o seu cão. Os nossos patudos têm imensas capacidades extraordinárias, mas regular a temperatura corporal não é uma delas. Através da língua eles conseguem libertar algum excesso de calor e assim, ao lamber um gelado este processo é mais rápido.

No entanto, o seu cão só deve comer gelados para cães, porque os nossos gelados têm ingredientes como açúcar, lactose ou chocolate que são perigosos para os patudos.

Assim, a forma mais segura e saudável de dar um miminho ao seu patudo é comprar gelados para cães já prontos, ou fazer o seu próprio gelado em casa.

Para que o seu patudo aproveite o verão da melhor forma possível veja a nossa lista de acessórios de verão para cães.

Gelados para cães: Qual a quantidade certa para o meu cão?

A regra para os cães é igual à regra para os humanos, ou seja, os cães só devem comer gelados de vez em quando. Mesmo quando o tempo está mesmo a pedir um gelado refrescante os cães e cachorros devem comer gelados com moderação. Além disso, os cães devem comer os gelados devagar, caso contrário eles podem sentir-se mal ou ficar com dores de cabeça.

A quantidade certa depende muito do seu cão e isso só sabe com a experiência. Assim, se vai fazer gelados pela primeira vez comece por lhe dar uma porção pequena. Dessa forma fica a saber se ele gosta de gelados e como o seu corpo reage.

Gelados para cães feitos em casa: que ingredientes posso usar?

No que se refere aos ingredientes, use a sua imaginação! Além disso, conhece melhor do que ninguém o que o seu patudo gosta. Assim, pode usar comida húmida, frutas, legumes ou carne.

Importante: Muitas receitas usam como base iogurte ou queijos frescos tipo creme. Assim, fale com o seu veterinário para se certificar que o seu cão não é intolerante à lactose. Em alternativa experimente uma das nossas receitas sem lacticínios.

Os seguintes ingredientes estão entre os melhores para os gelados caseiros:

  • Maçã
  • Banana
  • Cenoura
  • Farinha de aveia
  • Iogurte natural
  • Queijo Quark
  • Patê
  • Caldos

Se usar fruta no seu gelado para cães certifique-se que a fruta está madura e não é ácida. Alem disso, nunca use as sementes ou caroços. Outra regra importante é: independentemente dos ingredientes o puré que se vai transformar em gelado deve ficar o mais triturado possível. Assim o gelado é de fácil digestão e o seu cão diverte-se imenso a comê-lo.

Na zooplus Magazine para cães encontra um artigo com uma lista de alimentos que os cães não devem comer.

Gelados para cães: 4 receitas caseiras simples e rápidas

Já decidiu que ingredientes vai usar para fazer o gelado? Então podemos começar. Como forma para gelados pode usar praticamente qualquer coisa, como por exemplo formas para queques, cuvetes, copos de iogurte ou outros recipientes que possam ir ao congelador.

Se o seu patudo é de confiança, pode dar-lhe gelados com palito, tal como os nossos. No entanto, é preciso estar muitíssimo atento para que ele não coma o palito. Assim, para segurança do seu patudo o melhor é evitar esta alternativa.

A quantidade depende do tamanho do seu patudo. E tem todo o verão para experimentar receitas e encontrar a que mais agrada ao paladar do seu cão.

Gelados para cães 1: Comida húmida

Gelado caseiro com comida húmida

  • Comida húmida
  • Água

A melhor forma de introduzir os gelados ao seu cão e saber como ele reage é dar-lhe um gelado de comida húmida. Basta misturar alguma água numa pequena quantidade de comida húmida que o seu patudo goste.

Caso a mistura fique muito grossa, coloque-a no liquidificador. Em seguida despeje a mistura para cuvetes e coloque no congelador algumas horas.

Ao fazer este gelado subtraia a quantidade de comida húmida da quantidade diária. Assim, o seu patudo pode comer tranquilamente o seu gelado sem perigo de ganhar peso.

Gelados para cães 2: Patê

Gelado de patê para cães

  • 2 colheres de sopa de queijo creme. Em alternativa pode usar flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de patê para cães
  • Um fiozinho de óleo para aumentar a consistência. Em alternativa pode usar caldo de carne

Misture bem os ingredientes menos o óleo ou o caldo de carne até obter a consistência de puré. Junte então a gordura, mas apenas para tornar o puré uniforme. Em seguida, coloque o puré em formas que possam ir ao congelador. Ponha no congelador e espere algumas horas. Pode dar o gelado inteiro ou triturado.

Gelados para cães 3: Vegetais

Gelado de vegetais para cães

  • 2 colheres de sopa de água ou de iogurte natural
  • 1/2 pepino
  • 1/2 cenoura

Lave bem o pepino e descasque a cenoura. Em seguida, triture o pepino juntamente com a cenoura e misture a água ou o iogurte. Pode ajustar a quantidade de água ou iogurte para atingir a consistência que deseja. Coloque, então, a mistura no congelador. Para servir deixe que o gelado descongele ligeiramente.

Para tornar o gelado ainda mais interessante para o seu patudo pode fazer um puré de frango cozido e acrescentar à mistura.

Gelados para cães 4: Fruta

Gelado de fruta sem lactose para cães

  • 2 colheres de sopa de água
  • ½ maçã
  • ½ banana
  • Uma mão mal cheia de morangos, mirtilos ou framboesas

Em primeiro lugar misture a fruta com a água. Em seguida triture a massa até obter um puré e distribua-o em pequenas formas. Se o seu patudo não tiver intolerância à lactose pode enriquecer o seu gelado com um pouco de iogurte natural.

Além disso pode também juntar uma pequena porção de mel. Não se esqueça que o açúcar e adoçantes nunca devem ser usados em gelados para cães.

3 Receitas rápidas para quando está com pressa

Se quiser fazer um gelado ou refrescar o seu patudo mas tiver pouco tempo, experimente as nossas dicas:

  • Se o seu patudo tiver uns quilinhos a mais, pode congelar pequenas porções de peito de frango ou carne de vaca. Estes gelados têm valores baixos de hidratos de carbono e por isso o seu patudo mantém a linha. Além disso, pode juntar alguns legumes ou uma das suas guloseimas favoritas. Este gelado sem lactose é uma deliciosa alternativa aos gelados com iogurte ou queijo creme.
  • O queijo quark ou iogurte podem ser congelados diretamente sem preparação prévia. A nossa dica: coloque iogurte ou quark no brinquedo recheável do seu cão, como por exemplo o Kong clássico, e ponha no congelador. Assim, o conhecido brinquedo do seu cão transforma-se num divertido gelado!
  • Nos dias particularmente quentes pode refrescar o seu patudo sem alimentos! Coloque um cubo de gelo no bebedouro ou junto com a comida. Também lhe pode dar gelo picado.

Na loja online zooplus para cães encontra diversos brinquedos e acessórios para criar soluções únicas para refrescar o seu patudo durante o verão!

Sugestões de acessórios para o seu cão passar o verão fresco e descontraido:


Sabrina Quente
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Sabrina Quente

Os animais fazem parte da minha vida desde sempre. Nas minhas fotografias de criança tenho sempre um periquito na cabeça ou um gato ao colo. Há mais de 10 anos que escrevo sobre vários temas relacionados com animais, desde seguros de saúde até como é a vida com um gato. A minha gata Mimi está sempre ao meu lado e é a minha fonte de inspiração para muitos textos. Além disso, ela lembra-me sempre quando está na hora de fazer uma pausa.


Os nossos artigos mais relevantes