Os cães podem comer tomate?
O tomate é um alimento delicioso e versátil que é usado nos mais variados pratos por todo o mundo. Além disso, é bastante saudável para nós, humanos. Mas será que isso também se aplica aos nossos patudos? Os cães podem comer tomate ou serão os tomates perigosos para os cães?

© Juanmi / stock.adobe.com
As partes verdes do tomate, como o caule ou a polpa não amadurecida, são especialmente ricas em solanina, uma substância tóxica para os cães.
Sumário
Os tomates são saudáveis – mas também são saudáveis para os cães?
O tomateiro pertence à família das solanáceas (Solanaceae). Os nutricionistas reconhecem as propriedades antioxidantes dos tomates. Além disso, diz-se que impedem o desenvolvimento da fase inicial de cancros. Também são ricos em minerais, vitaminas e fibras, que promovem a digestão.
Enquanto os tomates são saudáveis para consumo humano e têm muitas propriedades benéficas, podem rapidamente transformar-se num risco para os cães.
Em que situações é que os tomates são perigosos para os cães? E porquê?
As partes verdes do tomate (caule e folhas), mas também o tomate antes de estar maduro, são especialmente ricas na substância tóxica solanina, um assim chamado alcaloide. Tanto os cães como os gatos mal conseguem metabolizar a solanina, pelo que gradualmente se vai acumulando no organismo.
Eventualmente, esta situação pode causar envenenamento. No pior dos casos, pode pôr em risco a vida do seu cão.
Bom saber: a solanina também se encontra noutros vegetais, como beringela ou pimento. Portanto, o seu cão não deve comer estes vegetais.
Identificar o envenenamento por solanina nos cães
Se o seu cão consumir demasiada solanina, pode sofrer intoxicação grave. É possível reconhecer o envenenamento por solanina através dos seguintes sinais:
- Problemas cardiovasculares (por exemplo, queda da pressão arterial)
- Queixas do foro gastrointestinal (por exemplo, diarreia, vómitos)
- Transtornos neurológicos (por exemplo, convulsões, perturbações na coordenação)
O que fazer se o meu cão tiver comido tomates? Se identificar os seguintes sinais no seu cão, deve consultar um veterinário o mais depressa possível.
Cozinhados ou crus: como é que os cães podem comer tomates?
Embora a solanina seja maioritariamente encontrada nas partes verdes e na casca do tomateiro, o veneno também se pode encontrar nos tomates maduros e nos bulbos. Não desconsidere o risco de alergia ao tomate.
Para não pôr em risco a saúde do seu cão, não deve, regra geral, dar-lhe tomates para comer.
Conclusão: os tomates devem ficar fora do comedouro dos cães
Se o seu cão, um animal saudável, comer um bocadinho de tomate maduro não há, normalmente, razão para entrar em pânico. No entanto, não é recomendável oferecer tomate regularmente ao seu patudo. Mesmo o tomate maduro e cozinhado também pode conter a substância solanina, que é tóxica para os cães e pode causar-lhes problemas de saúde, sobretudo se o animal ingerir grandes quantidades.
Portanto, para não correr quaisquer riscos, evite incluir tomate na dieta do seu cão e, em vez disso, dê-lhe vegetais bem tolerados. Tomates verdes não entram no comedouro do seu cão!
Dica: existem alternativas mais adequadas e saudáveis, como os pepinos e as cenouras.
Estes artigos também o podem interessar
Fontes: