Degility
© gregg williams / stock.adobe.com
Dog frisbee, dog dancing ou canicross: são tantos os desportos para cães que temos quase a certeza que existe uma atividade para todos os patudos. O agility, no qual cão e dono superam um circuito com pequenos obstáculos, como saltos e túneis, é bastante popular. Mas aqui a chave é a velocidade! Se prefere algo mais calmo encontra no degility o desporto ideal para si e para o seu companheiro de quatro patas.
Sumário
O que é degility?
Este desporto para cães ainda pouco conhecido segue o princípio da agility. Uma dupla humano-cão enfrenta, em conjunto, um percurso com diferentes obstáculos e tarefas. Porém, ao contrário do que acontece em agility, as equipas podem aproximar-se dos obstáculos bem mais calmamente. Na verdade, aqui o tempo não importa. Pelo contrário, os respetivos desafios têm que ser realizados corretamente. Estas tarefas promovem a resistência, concentração, desenvolvimento muscular e equilíbrio do cão sem exercerem pressão.
O circuito baseia-se nas possibilidades individuais de cada cão. Além do degility, também existem os desportos mobility e fungility para cães. Estão todos relacionados, embora o mobility seja um pouco mais lento. Já quanto ao fungility, em nome da diversão tudo é permitido!
Que cães podem praticar este desporto?
O degility também é apropriado para cães pequenos ou seniores com artrose. Até mesmo cães pesados ou a recuperar de alguma doença podem participar! Dependendo das suas restrições de mobilidade, a prática de mobility pode ser uma boa alternativa para estes patudos. Por princípio, no entanto, o degility é indicado para qualquer cão que goste de superar obstáculos na companhia do dono.
Aos poucos, também os cachorros podem experimentar um circuito de degility. Cães medrosos têm a oportunidade de reforçar a sua autoestima ao lado do dono. Naturalmente, também é possível fazer o percurso a grande velocidade. Já animais com bicho carpinteiro poderão gostar da natureza competititva da prática de agility.
Vantagens
- Desporto indicado para praticamente qualquer cão
- Fortalece o vínculo entre o dono e o cão
- Promove a resistência, o equilíbrio, a flexibilidade e a concentração
- Ocupação saudável
- Exercícios sem pressão reforçam a autoconfiança do animal
- Degility é sinónimo de diversão!
Circuito de degility
Dificilmente existem dois circuitos de degility iguais, pois o grau de dificuldade depende dos cães para os quais foram concebidos. Por outro lado, há certos elementos que se repetem, como percorrer diferentes superfícies ou pontes, por exemplo. Outras possibilidades são balancés especiais para cães, pneus na horizontal ou na vertical, postes de slalom, barreiras para salto e rampas.
Poderá encontrar um circuito de degility numa escola para cães que ofereça cursos de degility. O treinador deve ter completado uma formação adequada. Estes conhecimentos dão-lhe a perceção necessária acerca das condições físicas de cada cão em relação aos elementos de degility. Um curso oferece-lhe a introdução ideal aos desportos para cães. Além disto, o curso não deve ser frequentado por mais de seis cães. Porque com tanta diversão, deve haver espaço suficiente para as necessidades de cada um dos patudos.
Descubra os nossos acessórios para a prática de agility e degility!
Degility no dia a dia
Ainda existem poucas escolas para cães a oferecer cursos de degility. Porém, é possível beneficiar deste conceito de sucesso mesmo sem um circuito. Desafios superados em conjunto sem pressão fortalecem a ligação e permitem ao animal desfrutar de atividades com significado.
Deixe o seu patudo equilibrar-se sobre troncos enquanto passeiam no campo ou praticar o “Senta!” em almofadas macias em casa. Pode ainda usar tábuas disponíveis em lojas de bricolage para construir uma pequena rampa. No fundo, esteja sempre atento às preferências do seu patudo e ao que a sua forma física permite fazer. Com alguma imaginação e habilidade, pode integrar no dia a dia do animal exercícios individuais que sejam tão eficazes quanto um circuito regular de degility.