Discos para cães (Frisbee)
© ksuksa / stock.adobe.com
Se procura uma nova brincadeira que seja divertida e estimulante para o seu patudo experimente os discos para cães. Com este brinquedo o seu patudo exercita vários músculos e faz movimentos espetaculares que impressionam e divertem muito os donos.
Sumário
Discos para cães: um desporto canino
Este desporto consiste simplesmente em atirar o disco para que o patudo o apanhe no ar e o traga de volta ao dono. Desenvolvido nos EUA nos anos 70 do século 20, este desporto tornou-se bastante popular entre os americanos. Entre os praticantes de quatro patas deste desporto, a cadela Ashley da raça Whippet, tornou-se uma estrela pela velocidade e saltos fantásticos que dava ao apanhar o disco. Numa exibição famosa, a Ashley e o seu dono entraram no campo de um estádio de basebol e encantaram a plateia com acrobacias inesperadas.
Este é um desporto para todos os cães?
A prática desportiva com discos para cães treina a resistência, a capacidade de resposta e a velocidade dos patudos. Além disso, fortalece o vínculo entre o dono e o patudo, pois é uma atividade muito gratificante para ambos. Assim, este é um excelente desporto para todos os cães ativos que se divertem a praticar exercício. No entanto, nalguns casos este desporto não é adequado. Veja abaixo as exceções:
- Cachorros e cães jovens: Nesta fase do desenvolvimento os saltos, paragens abruptas e etc. podem ter um impacto negativo nas articulações. Assim, este é um desporto adequado apenas para cães adultos.
- Cães com artroses ou displasia da anca
- Patudos pesados, como os São Bernardo não devem praticar este desporto por causa da sua complexão física.
- Cães da raça Pug e companhia: patudos com o focinho curto costumam ter problemas respiratórios. Assim, estes cães não se divertem com este tipo de desporto.
Fora estes casos, qualquer cão saudável pode praticar desporto com discos para cães. Patudos de raças ágeis e que gostam de correr, por exemplo os Border Collie e os Caniches, adoram este desporto.
Preparação para brincar com discos para cães
Finalmente tem um frisbee e não pode esperar a hora de ir brincar com o seu cão? Na verdade, deve preparar-se bem antes de iniciar a brincadeira. Em primeiro lugar, o dono deve saber atirar o disco corretamente. Assim, se não tiver experiência, treine o lançamento do disco sem o seu patudo por perto. Lembre-se que tem que atirar o disco de forma que o seu cão o consiga apanhar e isto requer algum treino.
Além disso, use sempre discos para cães e não os discos voadores que usamos na praia ou no campo. Os discos para cães são ligeiramente mais flexíveis permitindo aos patudos apanhá-los sem se magoarem. Por fim, se com o calor estes discos se partirem não se estilhaçam.
Quando tiver um bom domínio do disco pode então levar o seu patudo para brincar. Escolha um local calmo, por exemplo jardim ou campo com poucas pessoas. Além disso, o espaço escolhido não deve ter buracos onde o seu patudo possa cair. Se o seu patudo responder bem aos seus comandos pode naturalmente brincar com ele num espaço sem vedação. No entanto, lembre-se que com a excitação da brincadeira ele pode-se distrair-se e não o ouvir imediatamente. Por fim, não leve o seu cão para locais com piso duro, por exemplo cimento. O piso para a prática deste desporto deve ser macio e flexível para não sobrecarregar as articulações.
As sessões de brincadeira devem ter duração limitada, pois os patudos precisam de descansar e repor energia. Lembre-se que ao praticar uma atividade física exigente, a energia da última refeição gasta-se rapidamente. Assim, não exagere caso contrário o patudo pode sentir-se mal disposto ou acabar mesmo por ter uma torção no estomago.
Treinar o seu cão a brincar com discos para cães
1ª etapa: Apresente o seu patudo ao frisbee. Mostre-lhe o disco e permita que ele o cheire, morda, etc. No fim, elogie o seu cão.
2ª etapa: Atire o disco para cães junto ao chão. Se o seu patudo correr atrás dele e o trouxer de volta, elogie-o entusiasticamente. Assim que ele se mostrar confiante nesta etapa pode fazer o primeiro lançamento no ar.
3ª etapa: Não atire o disco para muito longe. Alem disso, o disco deve planar de forma a permitir que o patudo o apanhe. Lembre-se que ele ainda está a dar os primeiros passos neste desporto, por isso repita esta etapa até o seu patudo se mostrar completamente confortável com o disco.
4ª etapa: A partir de agora pode dar asas à sua imaginação. Lance o disco para longe para que o seu cão corra à vontade. Experimente também outras formas de atirar o disco para que o seu patudo mostre todas as suas capacidades!
Importante: brincar com o disco é muito divertido. Assim, os cães muito ativos facilmente ficam hiper-excitados quando fazem esta atividade e não sabem parar. É então que os donos devem intervir e fazer uma pausa para que ele se acalme. Adote esta estratégia desde o início, caso contrário vai ter mais dificuldade em acalmar o seu patudo mais tarde.
Discos para cães: competições
O seu patudo adora este desporto e gostava de aumentar o nível de dificuldade da brincadeira? Então porque não entrar em competições? Este desporto não se resume a apanhar o disco no ar. Visto que existem diferentes tipos de atividades e acrobacias que os patudos podem fazer:
Free Style
Este estilo é adequado para donos e patudos que se conseguem coordenar bem. Em cerca de 2 minutos, o dono e o seu cão têm que apresentar uma coreografia ao som de uma música com movimentos que surpreendam e encantem a plateia e o júri. É uma atividade que existe trabalho de equipe e treino bastante intenso, mas é também muito recompensadora. Nesta atividade a equipa pode usar até 7 discos.
Mini Distance
Neste estilo o objetivo é que o patudo apanhe o disco no ar. Num espaço vedado, o dono e o seu patudo têm 60 segundos para mostrar tudo o que valem. A dupla recebe pontos de acordo com a distância do arremesso.
Long Distance
Neste estilo a única coisa que importa é a distância. O dono pode lançar o disco 3 vezes. O lançamento mais longo que o patudo consegue apanhar é o que conta para o campeonato.