Beauceron

um cão beauceron no jardim

Originalmente, os beauceron eram criados como cães de pastoreio.

O robusto beauceron, com o seu pelo curto e denso, tem uma grande autoconfiança e um caráter dominante. Por isso, ele precisa de estar com alguém experiente que o treine com muito amor e perseverança.

Carácter

Este cão francês não tem falta de autoconfiança, e não é de admirar. O antigo cão pastor controlava rebanhos de 200 ou 300 animais sem pestanejar e protegia o rebanho e o pastor sem medo. A independência associada a esta tarefa e perseguida pelos criadores no passado é atualmente revelada em traços de teimosia e obstinação. De facto, o beauceron tende a apresentar uma determinada dominância e, portanto, exige, sem dúvida, uma mão firme.

Dominante, mas fácil de subjugar

Apesar de tudo, este cão ama a sua família acima de tudo, especialmente o líder da matilha. Se aceitar as suas particularidades e lhe proporcionar muito exercício e entretenimento, bem como um treino consistente, pode ser um cão muito leal e eficaz, que defenderá os seus entes queridos a todo o custo, se necessário. Um cão bem treinado, física e mentalmente estimulado é obediente e fácil de controlar. Capta imediatamente as ordens e executa as tarefas que lhe são confiadas com uma alegria quase contagiante.

É um cão problemático?

O seu bom temperamento e a sua impressionante resistência são muito úteis para treinar o beauceron. No entanto, precisam de alguém ativo e equilibrado que possa lidar com este turbilhão. Se não for estimulado, a sua necessidade inata de pastoreio e a sua tendência para a independência podem facilmente dar origem a problemas. É por isso que este cão está na lista de cães potencialmente perigosos em alguns países. Se não for utilizado como cão pastor, para serviço e proteção na polícia ou para salvamento, é muito importante orientá-lo para um desporto canino. Se o cão puder passear ao ar livre e ultrapassar novos desafios, será um animal mais sereno. Além disso, isto reforça a ligação entre o patudo e a pessoa que cuida dele.

Guardião atento

Por mais próximo que esteja do seu tratador, o cão beauceron desconfia de estranhos. No entanto, não lhe está no sangue ladrar-lhes a plenos pulmões, mas sim observá-los de longe. Além disso, nada lhe escapa e está sempre pronto a enfrentar corajosamente um atacante. Se estiver convencido de que a sua família não está em perigo, deixa-se acariciar de bom grado pelo estranho. A condição, no entanto, é que ele veja o seu tratador como o líder da matilha e confie no seu julgamento.

Aspeto do beauceron

No geral, com um cão de guarda tão corajoso e destemido ao seu lado, não correrá qualquer perigo. A maioria das pessoas provavelmente não quer medir a sua força contra um beauceron. Os machos têm uma altura ao garrote de até 70 cm e pesam até 50 kg. Além disso, a sua constituição forte e extremamente atlética confere-lhe uma aparência verdadeiramente impressionante. As suas orelhas semi-eretas, nunca próximas da cabeça, e o seu olhar atento, conferem-lhe uma expressão atenta e assertiva.

Meias vermelhas

A pelagem curta e o sub-pelo denso proporcionam uma proteção eficaz em todas as condições meteorológicas. Em termos de cor, existem três variantes do beauceron: 1. preto com marcas castanhas, 2. azul com marcas castanhas e 3. cinzento com marcas pretas e castanhas (variante arlequim). Nas três variantes, as pernas são cor de fogo, o que lhe valeu a designação bas rouge (meia vermelha).

Espigão duplo

Tão caraterísticos como as meias vermelhas são as duplas almofadas plantares do beauceron. Devem ser muito baixas, de forma a aumentar a superfície das patas traseiras. Nos seus primeiros tempos de cães pastores, serviam-lhes nos combates e davam-lhe um bom apoio, por exemplo, para caminhar na areia ou atravessar as ovelhas no redil. Embora tenham perdido a sua utilidade ao longo dos anos, testemunham atualmente a pureza da raça. São também uma caraterística que o distingue dos outros cães.

cachorro beuaceron no jardim © Eric / stock.adobe.com

História do beauceron

A história do pastor de Beauce está intimamente ligada à transumância em França. Até ao século XIX, existiam tipos muito diferentes de cães pastores no mundo francófono. Estes cães foram cruzados e criados unicamente em função da sua utilidade para o trabalho e pastorícia. Quando a industrialização se sobrepôs à transumância, o trabalho do beauceron foi transferido para as explorações camponesas. Aqui, este cão corajoso e versátil guardava e defendia eficazmente a propriedade.

Embora os seus antepassados já fossem mencionados na Idade Média, a raça só se tornou no que é atualmente no final do século XIX. A história da sua normalização está intimamente ligada à do pastor de Brie. Em 1888, o cinólogo e veterinário francês Pierre Mégnin separou os cães, até então considerados como a mesma raça. O recentemente fundado Club Français du Chien de Berger estabeleceu normas específicas para o chien de berger de Brie (pastor de Brie), de pelo comprido, e o chien de berger de Beauce (beauceron), o chien de berger de Beauce de pelo curto.

Raça rara

Pouco depois da fundação do primeiro clube especializado, o Club des Amis du Beauceron, a FCI reconheceu a nova raça. Atualmente, é apresentado com o padrão número 44 no grupo 1 (cães pastores e cães de gado). O beauceron, denominado chien de Beauce devido à sua origem geográfica, encontra-se principalmente em França e na vizinha Bélgica. Entre 3000 e 3500 cachorros são registados todos os anos no seu país de origem. Além disso, o American Kennel Club (AKC) reconheceu oficialmente a raça em 2007. No entanto, fora de França, é uma raça bastante rara.

Criação e compra de cachorros beauceron

Se estiver interessado no beauceron, tenha em atenção que não obterá um cachorro saudável de um dia para o outro. Tão bem pensada como deve ser a decisão de comprar um cão, deve ser também a escolha do canil. Não é invulgar ter de esperar vários meses para obter um cachorro saudável. Se acha que esta raça é a certa para si e que pode oferecer tudo o que este cão exigente precisa, terá de ser paciente.

Como posso encontrar um criador adequado?

No clube da raça beauceron encontrará criadores registados e, portanto, sérios. No entanto, sério não significa necessariamente que um criador seja o mais indicado para si. Ao contrário do que acontece quando se compra um carro, o ideal é manter um contacto regular com o criador, mesmo depois da compra. Criadores experientes oferecem informações e conselhos sobre alimentação, treino e saúde de boa vontade. Por isso, não só tem de gostar do cão, como também tem de gostar do criador. O melhor é visitar vários. Se a primeira impressão já for boa, faça várias visitas antes de levar o cachorro para casa. Um bom criador terá todo o gosto em recebê-lo, responder às suas perguntas e mostrar-lhe o canil e os animais. Não se surpreenda se ele também o bombardear com perguntas. Afinal de contas, um criador que trabalha com paixão quer saber a quem está a dar os seus cachorros.

Saúde do beauceron

Ao escolher um cachorro, é também importante que o animal esteja completamente documentado e vacinado. Além disso, deve ter efetuado todos os exames médicos recomendados. Ao contrário de muitos outros cães, com o beauceron não é preciso ter medo de doenças específicas da raça. Felizmente, foi poupado de se tornar um cão da moda, pelo que conservou a robustez e a resistência do seu passado como pastor. No entanto, existem casos isolados de displasia da anca ou do cotovelo, torção gástrica e epilepsia.

Alimentação

Para evitar o desenvolvimento de problemas articulares, torção gástrica e outras doenças, uma dieta saudável e equilibrada é de extrema importância. Esta fornece-lhe todos os nutrientes e minerais de que necessita para se desenvolver bem e manter-se ágil toda a vida.

Qual a alimentação certa para um beauceron?

As necessidades nutricionais são diferentes para cada animal, uma vez que a ingestão de energia depende do exercício, da idade e do peso. O melhor é aconselhar-se junto do seu veterinário, de um criador ou de um especialista em nutrição canina. 

Para um cão adulto sem problemas de saúde, a comida deve satisfazer os seguintes requisitos:

  • Elevado teor de carne (aprox. 70-80 por cento) para o fornecimento de proteínas
  • Legumes (aprox. vinte por cento) para aporte de minerais e vitaminas importantes
  • Hidratos de carbono naturais (aprox. dez por cento)
  • Ácidos gordos ómega 3 e 6, por exemplo, do óleo de peixe (para a saúde do pelo e da pele)
  • Nada de trigo, soja ou outros agentes de volume
  • Nada de açúcar ou outros edulcorantes
  • Nada de intensificadores de sabor artificiais
  • É aconselhável dividir a ração diária em duas refeições. O seu cão adaptará rapidamente a sua sensação de fome a estes horários fixos e deixará de mendigar fora deles. Não dê demasiados snacks entre as refeições para evitar o excesso de peso. Por último, o seu cão deve ter sempre água fresca disponível

Descubra a nossa grande oferta de comida para cão:

Ração
Comida húmida
Barf
beauceron deitado na relva © jandix2 / stock.adobe.com

Cuidados

Os horários fixos não são apenas recomendados para as refeições, mas também para os cuidados a ter com o cão. O melhor é acostumá-lo a estes rituais desde cachorro. Periodicamente, dedique algum tempo a examinar e limpar o pelo, orelhas, unhas, dentes e gengivas do seu peludo. Como o pelo é curto e duro, é suficiente limpá-lo uma vez por dia. Já as orelhas, os dentes e as gengivas devem ser limpos uma vez por semana. Além disso, as unhas devem ser aparadas regularmente, incluindo os esporões, para evitar feridas.

Quanto mais cedo começar com todos estes cuidados, mais depressa o cão aprenderá a ficar quieto. Escovar os dentes de um beauceron adulto que nunca ou raramente passou por essa experiência pode ser muito complicado.

Posse do beauceron

O beauceron é um cão grande e muito forte, pelo que precisa de alguém igualmente forte para o conter. O seu cuidador deve ser capaz de acompanhar o seu ritmo mental e físico. Como é óbvio, dificilmente haverá alguém capaz de percorrer 100 km por dia como ele. No entanto, o cuidador tem de possuir força e resistência suficientes para lhe proporcionar o exercício de que necessita. Além disso, deve ter a capacidade de ser mantido preso por uma trela em caso de emergência.

Exercício

Antigo cão de trabalho, habituado a percorrer vários quilómetros por dia e desempenhar tarefas atribuídas com alegria e autonomia, o pastor de Beauce deve hoje poder também deslocar-se e divertir-se convenientemente. A formação para cães de serviço e de proteção, cães de rastreio, cães de salvamento em avalanches e catástrofes seria ideal. Felizmente, os desportos caninos também lhe proporcionam uma atividade adequada para se empenhar e satisfazer as suas necessidades. Quer se trate de obediência, agilidade ou mantrailing, este cão hábil e inteligente gosta de quase todos os desportos. Também gosta de acompanhar o seu cuidador quando vai correr, andar de bicicleta ou andar a cavalo. No entanto, não se esqueça de que ele também precisa de estímulos mentais regulares.

Treino do beauceron

Um cão física e mentalmente estimulado não precisa de procurar atividades por si próprio, pelo que se integra na família de forma obediente. Diz-se que o beauceron não é fácil de treinar, mas isso não é inteiramente verdade. Está disposto a obedecer a ordens e é capaz de compreender as coisas rapidamente. A condição, no entanto, é que ele desfrute de exercício e entretenimento suficientes. O beauceron não tolera um comportamento demasiado rude ou uma mão pesada. De facto, ele é tão orgulhoso que não perdoa nem um pequeno deslize.

A posse de um beauceron exige muita força, conhecimento e perseverança no treino, bem como uma boa dose de empatia. Tudo isto é necessário para lidar com um cão tão exigente e para saber quando o deixar descansar. O descanso é benéfico para si e para o seu cão.

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.