Bichon havanês
© bina01 / stock.adobe.com
O bichon havanês é um cão cubano com raízes europeias, muito versátil e adequado para quem gosta da companhia de um amigo simples e animado.
Sumário
Aspeto do bichon havanês
Pequeno e compacto
Corpo pequeno e compacto com pernas curtas: o bichon havanês tem uma altura ao garrote de cerca de 28 cm e não pesa mais de 6 kg. Embora pertença aos bichons, não só pode ser branco, como os outros cães de colo (em francês, bichon), mas também em tons de castanho, cinzento, bege e malhado. A pelagem tem pouco ou nenhum subpelo. Tem, no entanto, uma pelagem exterior espessa com pelo macio de até 18 cm, que pode ser liso ou ondulado.
História
O nome internacional bichon havanês diz tudo: este peludo é parente do grupo europeu dos bichons. A este grupo pertencem também, por exemplo, o bichon maltês e o bichon frisé. Na realidade, as raízes do bichon havanês estão na Europa, de onde terá chegado à América do Sul com os colonos. Esta raça robusta surgiu através de cruzamentos com cães indígenas. As origens da criação seletiva, tal como o nome revela, estão em Havana, a capital de Cuba. Em Cuba, foi durante alguns séculos um companheiro popular, especialmente para os ricos. Após a Revolução Cubana, sob a direção de Fidel Castro, o precioso cão saiu de moda. Muitos viam-no como um vestígio da classe dominante. Felizmente, nesta altura já tinha fãs nos Estados Unidos, que assumiram a criação da raça. Atualmente, este simpático cãozinho é popular em todo o mundo.
Carácter do bichon havanês
Companheiro simples
O bichon havanês não deixa nada a desejar se estiver à procura de um cão simples. É inteligente, atento, brincalhão, adora crianças, é alegre e um verdadeiro encanto. Está sempre de bom humor e disposto a fazer coisas com a sua matilha de humanos. Embora seja muito vigilante, não é agressivo. Também não ladra estridentemente. No entanto, se não se movimentar o suficiente ou não receber atenção suficiente, pode afirmar a sua presença ladrando. É muito aberto com estranhos e outros animais, pelo que é bem-vindo em todo o lado.
Treino
Fácil de treinar
A sua inteligência e vontade de aprender tornam o havanês fácil de treinar. É muito obediente e quer agradar aos seus cuidadores. Estas são as melhores condições para lhe ensinar coisas, uma tarefa que até os principiantes podem realizar sem problemas. A grande dificuldade está em não se deixar seduzir pelos seus encantos e em não fechar os olhos ocasionalmente. Estes malandros apanham até a mais pequena exceção e desesperam pelo direito que lhes foi dado uma vez, tal como subir para a cama. A melhor coisa a fazer é esclarecer com toda a família o que podem e não podem fazer antes de chegar. Para o treino do cachorro e para a aprendizagem dos comandos básicos, é muito prático frequentar uma escola para cães. Veja algumas para decidir qual é a melhor para si e para o seu amigo peludo.
Atividades diversas
Este pequeno cubano gosta de se mexer e, graças ao seu pequeno tamanho, este dinamismo é relativamente fácil de satisfazer. Acompanha-o alegremente em longos passeios e adora brincar até se cansar. O bichon havanês aprende truques rapidamente. Ensine-lhe alguns! A agilidade para cães pequenos é também uma excelente forma de o cão havanês se divertir e desanuviar. A utilização deste pequeno cão em alguns locais da América do Sul demonstra as suas múltiplas facetas. Aqui, o bichon havanês cuida dos roedores e das aves. Naturalmente, este terramoto também gosta de relaxar no sofá com os seus humanos, desde que receba um carinho ocasional.
Alimentação do bichon havanês
Estes belos cães têm tendência a ser exigentes na alimentação. No entanto, não há regra sem exceção, pelo que o seu peso deve ser monitorizado e as quantidades ajustadas, se necessário. Independentemente de o alimentar com ração ou comida húmida, certifique-se de que não contém cereais. Além disso, a carne deve ser o primeiro ingrediente da lista. Os artigos secos para mastigar são um bom complemento e podem promover a higiene dentária. Modere as guloseimas para que ele não ganhe demasiado peso e para não reforçar as suas eventuais manias. Uma barriga cheia de guloseimas tem menos fome e provavelmente esperará pelo próximo snack. Se quiser mudar-lhe a alimentação, faça-o gradualmente. Misture um pouco mais do novo alimento com o antigo todos os dias para evitar perturbações digestivas. O seu bichon havanês deve ter sempre água disponível.
Ritual de beleza
Por mais pequeno que seja, o bichon havanês tem uma pelagem que precisa de ser um pouco trabalhada para se manter sedosa. Especialmente durante o período de muda do cachorro para o adulto, é propenso a ficar emaranhado. Não se trata apenas de um problema estético: os pelos emaranhados formam tufos que se colam rapidamente à pele e são muito difíceis de remover. Podem também causar fungos ou inflamações na pele. Além disso, esta raça precisa de banhos regulares, para os quais pode ser usada uma banheira para bebés. Habitue-o ao banho com champô e amaciador desde pequenino. Importante: os banhos são agressivos para a pele do cão. Por isso, dê-lhes quando necessário, mas não exagere.
Se necessário, remova os pelos que crescem no canal auditivo com uma pinça sem corte. Caso contrário, pode acumular-se sujidade nessa zona. Deve também manter os olhos sem pelos, quer com uma mola quer aparando regularmente as franjas. O importante é que o cão veja bem! Examine as unhas mensalmente e apare-as se necessário. Os cães pequenos desgastam menos as unhas do que os cães grandes devido ao seu baixo peso. Em geral, devido à estrutura sedosa da pelagem, o bichon havanês requer menos cuidados do que outros cães de pelo comprido. Além disso, tem a vantagem de quase não perder pelo.
Saúde
O bichon havanês é relativamente robusto. É evidente que a sua saúde depende da criação, das condições de manutenção e de uma alimentação adequada à espécie. Na criação ética, são realizados exames médicos completos antes do acasalamento para detetar possíveis doenças nos progenitores. No caso do bichon havanês, como em todos os cães muito pequenos, estes podem incluir: luxação da rótula e problemas oculares como a atrofia progressiva da retina (PRA), que pode levar à cegueira. Conselho: peça ao criador os resultados dos exames dos pais por escrito. Para minimizar o risco de luxações, os pais deveriam ter sido examinados no primeiro e no terceiro ano de vida. Os exames oftalmológicos dos cães reprodutores devem ser realizados anualmente. Além disso, a adenite sebácea, uma doença de pele, afeta este cão mais frequentemente do que outras raças.
Será que um bichon havanês é ideal para mim?
Este peludo alegre adapta-se a muitas pessoas e é ideal para principiantes. Ele pode viver num apartamento urbano porque não precisa de correr muito e não tem tendência para ladrar. O cão bichon havanês gosta de brincar com as crianças. Portanto, é ideal para famílias. Também gosta de viver com pessoas que vivem sozinhas, porque assim é o centro das atenções. Quem quiser ter este cão não deve subestimar os cuidados com a pelagem, que são obrigatórios para esta raça. Antes de o adotar, deve ser claro sobre quem cuidará dele se ficar doente ou se for de férias. Conselho: este simples cão pode ser levado para muitos hotéis e apartamentos que aceitam animais de estimação. Antes de se decidir por um cão, calcule os custos que terá de suportar nos próximos anos com alimentação de qualidade, seguro e visitas regulares ao veterinário.
Cuidado com a compra de cachorros!
A beleza deste cão não é tudo. A criação responsável envolve muito mais do que o acasalamento de dois bichons havaneses ou cães semelhantes. Um criador ético seleciona os animais adequados para reprodução de acordo com o seu objetivo, no qual o arquétipo, o caráter e a saúde desempenham um papel essencial. A maioria dos criadores sérios investe muito tempo e dinheiro em cuidados de saúde preventivos, alimentação saudável e socialização dos seus cachorros. Por isso, escolha apenas criadores filiados numa associação, uma vez que tal garante o padrão mínimo de criação ética.
Quando o visitar na sua casa, observe os pais e o seu ambiente. Todos os cães devem dar uma impressão equilibrada e alegre. O criador deve estar disposto a mostrar-lhe os resultados dos exames médicos dos pais. O cachorro poderá ir para casa consigo a partir das oito semanas de idade. Nessa altura, terá sido desparasitado várias vezes e terá um chip, um passaporte animal e as primeiras vacinas. Não se esqueça de marcar uma consulta para as vacinas de reforço. Nunca compre um cachorro por pena de pessoas que criam animais. Lembre-se de que a oferta regula a procura e, ao comprar-lhes, só deixará uma vaga para que outro cachorro cresça em más condições. Em caso de dúvida, consulte um veterinário.
Ir a um abrigo de animais
Se quiser adotar um cão mais velho ou, embora adore o aspeto e o caráter do bichon havanês, não quiser um cão de raça pura, dê uma vista de olhos nos abrigos de animais. É comum encontrar misturas com um caráter semelhante à procura de um novo lar. Se não conseguir encontrar nada, pode pesquisar na Internet. Por vezes, há cuidadores de bichons havaneses ou de outros bichons que dão os seus cães para adoção devido a mudanças na sua situação de vida.
Preparativos para a chegada do bichon havanês
Decidiu adotar um cachorro havanês que em breve chegará a sua casa? Parabéns! Agora que está tão entusiasmado, pode encurtar a espera preparando tudo o que precisa para o cachorrinho. Por exemplo, pode procurar uma escola para cães que lhe convenha. Procure outros criadores de bichon havanês na zona para trocar impressões sobre esta raça. O seu peludo fará certamente amizade com um ou dois cães da vizinhança. Compre tudo o que o seu novo amigo vai precisar antes da sua chegada. É provável que o criador lhe dê um pouco da comida que ele costuma comer. Continue a dar-lha durante alguns dias após a chegada, mesmo que queira mudá-la mais tarde.
O seu amigo brincalhão vai precisar de brinquedos para cachorros de raças pequenas, uma trela, coleira ou arnês e, claro, um cesto ou cama e mantas macias. Compre também um transportador para o carro. Muitas pessoas com cães pequenos optam por um transportador portátil que convertem numa área de repouso confortável também em casa. Muitos cães utilizam-nas como refúgio. Por fim, não se esqueça das escovas, pentes, corta-unhas, champô, acondicionador, pinças para tirar carraças e pentes para pulgas, que constituem o equipamento base. Livros sobre o treino de cachorros e sobre a posse de cães podem ajudar a preparar-se ainda melhor para o recém-chegado.