Boiadeiro de Berna

boiadeiro de berna adulto no campo

Boiadeiro de Berna, boiadeiro-bernês, bernese ou Dürrbächler em alemão: o antigo cão pastor do Oberland bernês é conhecido por muitos nomes. Atualmente, é um popular cão de família por todo o mundo. O boiadeiro de Berna tem um coração bem quente e é muito dado aos donos, embora prefira a neve e o frio na natureza.

História

Corpulento, mas sem ser lento nem gordo, mas sim forte e musculoso: estes traços já descreviam os antepassados do boiadeiro de Berna, originalmente tidos em Berna, região da Suíça, onde desempenhavam funções como puxar veículos e também como cães pastor.

Ainda não se sabe exatamente de que cães descende este cão pastor tricolor. No entanto, suspeita-se que entre os seus antepassados estejam os molossos e os mastins. Estes chegaram à região dos Alpes com os romanos.

O boiadeiro de Berna e a povoação de Dürrbach

De facto, a história do boiadeiro de Berna apenas pode ser contado com mais detalhe a partir do início do século XX. É a partir deste momento que podemos associá-lo à povoação de Dürrbach e às hospedarias que aí existiam. Os grandes cães tricolores eram tidos nos pátios das hospedarias, pontos de encontro para aldeões, viajantes e comerciantes. Também o antigo nome alemão Dürrbächler faz referência a esta região do cantão de Berna, onde esta raça estava originalmente difundida.

Seguindo o conselho de um dono de um café, os cães Dürrbächler foram exibidos pela primeira vez em 1902. Portanto, o interesse nestes bonitos cães, que muito poucas pessoas conheciam, aumentou rapidamente com esta e outras exibições. Em 1907, foi finalmente fundado o Clube do Boiadeiro de Berna, que deu início à criação pura da raça.

Mudança de nome e popularidade

A alteração do nome de Dürrbächler para boiadeiro de Berna foi uma sugestão do geólogo e cinólogo suíço Dr. Albert Heim. Além disso, esteve envolvido na definição do primeiro padrão de raça. O motivo para a mudança do nome dever-se-á ao facto de boiadeiro de Berna ser um nome bem mais apelativo do que o antigo. Além disso, faz referência ao seu parentesco com os boieiros suíços. Assim, devido às suas fantásticas características físicas e sociais e ao seu aspeto elegante, o boiadeiro de Berna depressa ganhou grande popularidade além fronteiras suíças.

Aspeto

Qual a aparência do boiadeiro de Berna?

E não é apenas com o seu temperamento que o boiadeiro de Berna conquista. Também a sua aparência faz desta uma raça muito bem-vinda e encantadora. Uma das suas características em termos de cor é o facto de ser tricolor. A maior parte do pelo é preta, cobrindo o tronco, o pescoço, a cabeça e a cauda como um casaco. A mancha branca simétrica começa na testa e expande-se até ao focinho, onde chega, no máximo, aos cantos dos lábios. A cruz branca no peito, as patas brancas e a ponta branca da cauda também são bem notórias.

Além disso, as marcas vermelho-acastanhadas nas bochechas, nas pernas e nas laterais do pelo branco do peito são características encantadoras e completam esta atraente “tela” tricolor. Típico do boiadeiro de Berna são as manchas vermelho-acastanhadas por cima dos olhos. Na verdade, esta característica física fez com que ganhasse o nome “cão de quatro olhos”.

Ao contrário dos outros três representantes dos boiadeiros suíços, o boiadeiro de Appenzeller, o grande boiadeiro suíço e o boiadeiro de Entlebuch, o pelo do boiadeiro de Berna é a única raça com pelo comprido. Por regra, é liso, sendo que, no máximo, pode ser ligeiramente ondulado. O pelo luxuriante é macio e brilhante e protege-o eficazmente do frio e da neve. Por outro lado, estes cães bem peludos não toleram bem o calor. Portanto, em pleno verão deve poder retirar-se para zonas de sombra e evitar esforços físicos quando o sol está mais quente.

Peso e tamanho do boiadeiro de Berna

Com uma altura ao garrote entre 64 e 70 centímetros nos machos e entre 58 e 66 centímetros nas fêmeas, o boiadeiro de Berna pertence, sem dúvida, ao grupo das raças de cães grandes. Infelizmente, como cão de família, tendem a sofrer de excesso de peso. Algo que se deve ao facto de não fazerem exercício e terem uma má alimentação. E, tal como no nosso caso, também a obesidade nos cães provoca muitas vezes problemas nas articulações e outras doenças. Portanto, o peso de um boaideiro de Beran saudável e elegante não deve exceder os 55 kg nos machos e os 45 kg nas fêmeas.

cachorro boiadeiro de berna no jardim © Bianca / stock.adobe.com

Carácter do boiadeiro de Berna

A sua natureza dócil e amigável tornou o boiadeiro de Berna num dos cães pastor mais populares do mundo. Como cão de família, é fiel aos donos ao longo de toda a vida, extremamente leal e carinhoso. Devido ao seu elevado limiar de estimulação, reage de forma extremamente calma aos estímulos em seu redor. De facto, os comportamentos agressivos não fazem parte da sua natureza.

Apesar do seu instinto de alerta inato, não há que temer ataques de um boiadeiro de Berna. Na verdade, pode acontecer dar à cauda para cumprimentar um ladrão. Tudo isto faz deste cão um popular cão de família. Pois, além disso, pode partilhar o mesmo lar com crianças pequenas. A gritaria e a agitação dos miúdos não irrita este dócil gigante. De facto, o boiadeiro de Berna adora brincar com crianças, além do seu afeto.

Somente os machos podem arranjar conflitos com outros cães do mesmo sexo se se sentirem importunados no seu próprio território.

Educação do boiadeiro de Berna

Diz-se que o boiadeiro de Berna pode ser um pouco teimoso em determinadas situações. Por exemplo, quando recusa responder a ordens que, aos seus olhos, fazem pouco sentido. Além disso, o boiadeiro de Berna é bastante autoconfiante e inteligente, o que lhe permite questionar as diversas ordens. Porém, com muito amor e algumas recompensas é fácil treinar o temperamental cachorro para se tornar num cão de família bem-comportado e motivado para uma grande variedade de tarefas.

Os jogos de puxar, os trabalhos como cão de salvamento e de rasto ou mesmo treino como cão de terapia são indicados para o equilibrado e perseverante suíço. Após uma educação e socialização básicas bem-sucedidas, o boiadeiro de Berna desfruta de mais privilégios do que outros cães de raça, devido ao seu carácter calmo e amigável. Portanto, podem ser levados para qualquer lado sem quaisquer problemas. Além disso, podem correr à vontade sem trela, pois não têm tendência nem para caçar nem para vadiar.

Criação e saúde

Como cão pastor e de trabalho, que além de guardar as propriedades e os animais, era sobretudo utilizado como cão de tração para os comerciantes ambulantes, dava-se, no início da criação, prioridade a características como vontade de trabalhar, atenção, força e saúde robusta. No entanto, à medida que a industrialização avançava e os cães de trabalho iam gradualmente ficando sem trabalho, muitos viram no bem-humorado e equilibrado bernês o cão de família perfeito.

Portanto, os criadores passaram a dar mais atenção à preservação das boas características sociais e criavam a raça tendo também em conta o ponto de vista da beleza. Durante pouco tempo, o bonito cão pedigree pertenceu aos designados cães da moda. Mas isto significa que a reprodução não controlada por parte de criadores por lazer e desonestos teve várias consequências, como fraquezas de carácter e problemas congénitos. Pois o objetivo destas pessoas era somente fazer dinheiro ao vender estes belos cães de família.

Felizmente, os fãs do tipo original puseram fim a estes tempos. Aspetos como a saúde e a longevidade voltaram a determinar a seleção dos exemplares para criação. As normas para a criação de boiadeiros de Berna são rigorosas. De forma a reduzir doenças hereditárias e a melhorar a saúde da raça, são consultados valores de criação que não só têm em conta os progenitores, mas também os irmãos e outros parentes.

Esperança de vida

No entanto, a esperança de vida de um boiadeiro de Berna é, ainda assim, baixa, isto é, entre os 7 e os 10 anos. Os problemas mais comuns com os quais estes cães têm que lidar incluem problemas nas articulações (displasia de anca e de cotovelo), doenças renais e cancro.

Adotar um cachorro a um criador de confiança

Para adotar um cachorro saudável que lhe dê, a si e à sua família, amor durante muito tempo, deve definitivamente recorrer a um criador com reputação. Criadores de confiança preocupam-se realmente acerca da saúde dos seus patudos do que em obter “dinheiro rápido”.

Um bom criador põe alma e coração no seu trabalho. Portanto, certamente não vai enriquecer com a criação de cães. Pois a criação conscienciosa de cães de raça não só consome bastante tempo como é mais dispendiosa, indo além do que é possível recuperar vendendo os cachorros.

Ao escolher um criador, tome o seu tempo. Então, recomendamos visitá-lo e aos seus cães por diversas vezes para obter uma

Felizmente, existem muitos fãs do boiadeiro de Berna que criam estes cães especiais com paixão e cuidados. Portanto, se está interessado num cachorro não se preocupe: encontrar um criador bom e de confiança não é algo difícil no caso desta raça. Normalmente, são membros de uma associação registada e podem ser encontrados através das mesmas.

Ao escolher um criador, tome o seu tempo. Então, recomendamos visitá-lo e aos seus cães por diversas vezes para ficar com uma ideia melhor. Se ficar com uma boa primeira impressão e gostar das condições de alojamento, da limpeza e da ligação da família com os cães, entre em mais detalhes com o criador. É importante que os animais estejam vacinados e tenham feito os exames de saúde recomendados.

Além disso, um bom criador nunca o irá tentar convencer a adotar um cachorro. Pelo contrário, informa-o em detalhe acerca da vida com um boiadeiro de Berna e tenta perceber as condições que tem para oferecer ao patudo. Portanto, se achar que não reúne os pré-requisitos para uma vida de sucesso em conjunto, irá, se achar necessário, aconselhá-lo a não comprar o animal.

cachorro boiadeiro de berna na praia com trela © Lilli / stock.adobe.com

Alimentação do boiadeiro de Berna

Então, antes de o cachorro se poder mudar para o seu novo lar, há muitos acessórios que precisa de comprar. Mas também muitas questões sobre as quais pensar. Um assunto sobre o qual se deve questionar antes de mais é, entre outras coisas, acerca da alimentação do seu cão. O criador poderá dar-lhe conselhos e um plano alimentar extenso para as primeiras semanas na nova casa.

É importante continuar a dar a comida habitual do criador durante algum tempo. Pois está perfeitamente adaptada às necessidades do jovem boiadeiro. Afinal, os cachorros têm exigências nutricionais diferentes das dos cães adultos. Portanto, se pretender alterar a comida, faça-o lenta e gradualmente para que o estômago do seu cão se possa habituar à nova comida.

Importância de uma dieta equilibrada

Para evitar o excesso de peso no seu boiadeiro de Berna e, portanto, para evitar problemas de saúde, certifique-se de que o patudo tem uma alimentação equilibrada e adaptada, além suficiente exercício. Uma dieta rica em carne misturada com fruta e vegetais é o melhor.

Como alternativa à alimentação pronta-a-comer, a dieta BARF tem vindo a ganhar terreno. Neste caso, os cães comem apenas comida crua. Os entusiastas do método BARF destacam os valiosos ingredientes ainda presentes na carne e vegetais crus e que se perderiam na cozedura.

Então, se não tem a certeza da dieta mais indicada para o seu boiadeiro de Berna, o melhor é contactar o seu criador ou veterinário. Poderão fazer um plano individualizado para o patudo. Afinal, as necessidades de um cão dependem de muitos fatores. E não apenas a raça e o sexo têm um papel importante na definição da dieta. Também o peso, a idade e o nível de atividade têm importância. Naturalmente, o seu cão deve ter sempre água fresca ao dispor.

Ter e cuidar de um boiadeiro de Berna

Além da alimentação, existem outros aspetos a ter em conta relativamente a ter e cuidar de um boiadeiro de Berna. Antes de mais, o grande boiadeiro de Berna precisa bastante tempo. Portanto, uma casa com jardim ou quintal é ideal. Estes amantes da liberdade não são definitivamente indicados para viver num pequeno apartamento na cidade.

Além disso, tenha presente que os cachorros não podem subir nem descer escadas durante os primeiros meses de vida. O objetivo é proteger-lhes as articulações, pois ainda não estão totalmente desenvolvidas. Portanto, um apartamento sem elevador está fora de questão. Um acesso à casa a nível do solo também se poderá revelar uma enorme vantagem no futuro, se o seu cão deixar de conseguir subir as escadas e deixar de subir com ele ao colo.

Um boiadeiro de Berna adulto precisa de fazer bastante exercício e atividade. Como dono, deve desejar e, acima de tudo, dispor de tempo, para fazer exercício com o seu animal doméstico. Este cão de origem suíça adora passeios longos com os donos, além de desafios mentais.

Portanto, brinquedos de inteligência e treino em atividades de tração, salvamento ou rastro são bastante indicados para estes cães tão inteligentes. No entanto, no caso dos desportos para cães, o boiadeiro de Berna está mais limitado. Desportos muito rápidos com movimentos bruscos, como agility, podem sobrecarregar desnecessariamente estes animais tão grandes e pesados.

Cuidados com o pelo

Os cuidados adequados com o pelo também contribuem para o bem-estar do seu boiadeiro de Berna. O seu pelo comprido e suave deve ser escovado entre 2 a 3 vezes por semana para evitar que se formem nós e manter o brilho. Durante a muda do pelo, deve escovar e pentear o animal todos os dias.

Além disso, examine os olhos, os ouvidos, as unhas, as almofadas, a pele e os dentes diariamente e, se necessário, limpe-os. Durante estes rápidos e rotineiros check-ups também poderá detetar e tratar prematuramente alterações ou úlceras, que podem ser sinais de cancro.

Ter o seu patudo de acordo com as necessidades da espécie e proporcionar-lhe todos os cuidados de que precisa não só é muito importante para a saúde e bem-estar, como é decisivo para que você e o seu boiadeiro de Berna possam desfrutar da sua companhia durante muito tempo.

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.