Caniche toy
© pascalkphoto / stock.adobe.com
O canniche toy é o representante mais pequeno da raça caniche. É considerado um cão de família amigável. No entanto, pode mostrar-se nervoso e ansioso perante situações novas. Devido ao seu corpo extremamente pequeno, alguns ativistas dos direitos dos animais encaixam esta variante do caniche nos critérios de criação de tortura.
Sumário
- Aspeto: cachorrinho pequeno com pelo encaracolado
- Carácter: amigável com tendência para o nervosismo
- Atividade: desporto e diversão para o caniche toy
- Cuidados: tosquia regular é obrigatória
- Saúde: são conhecidas numerosas doenças hereditárias
- História: pequenote controverso oriundo de França
- Aquisição: quanto custa um caniche toy?
- Conclusão: cão pequeno com exigências grandes
- Bilhete de identidade do caniche toy
Aspeto: cachorrinho pequeno com pelo encaracolado
O caniche toy conta com uma altura ao garrote que oscila entre os 24 e os 28 centímetros. De acordo com os padrões da raça, é permitida uma diferença de um centímetro. Ambos os sexos pesam entre dois a quatro quilos.
Em termos de aspeto, o caniche toy é pequeno, musculoso e praticamente quadrado. Tal como os seus semelhantes de maior porte, esta raça possui um pelo macio e encaracolado. Relativamente às cores, é criado em preto, branco, castanho, prateado, fulvo, malhado preto e branco e em black-and-tan. Conta ainda com outras características físicas particulares: focinho estreito, olhos amendoados e ligeiramente oblíquos e orelhas descaídas e muito peludas.
O caniche toy é uma raça de tortura?
Muitos especialistas em cães classificam o caniche toy como uma raça de tortura. Pois este companheiro de quatro patas é ainda mais pequeno do que o caniche miniatura, daí o termo “toy”. Portanto, para criar caniches ainda mais pequenos, são usados animais particularmente pequenos e fracos, o que pode provocar numerosos problemas de saúde nas ninhadas.
Apesar de tudo, o caniche toy é uma raça oficialmente reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI) como uma das quatro variantes de caniche. Porém, onze representantes dos países membros da FCI objetaram contra o reconhecimento. As outras variantes de caniche são chamados caniche grande, caniche pequeno e caniche miniatura.
Carácter: amigável com tendência para o nervosismo
O caniche toy pode ser pequeno e ter um ar fofinho, mas é muito mais do que isso. São considerados animais especialmente inteligentes, dóceis e com uma grande vontade de agradar aos donos. Portanto, são cães relativamente fáceis de treinar e podem ser adoptados por principiantes.
Graças à sua natureza amigável e tranquila, o caniche toy é ótimo como cão de família. Porém, as crianças mais pequenas devem perceber que, apesar da sua aparência, o caniche toy não é um peluche, mas sim um ser vivo com necessidades individuais.
Os caniche toy ladram muito?
Estes cães são muito afetuosos e leais. Preferem estar junto dos donos o tempo todo. Portanto, se deixados sozinhos durante muito tempo, os caniche toy podem ladrar de forma ininterrupta. Além disso, podem assustar-se com barulhos fortes e responder ladrando bem alto.
Em geral, estes pequenotes mostram-se inseguros em situações desconhecidas. Portanto, um certo nervosismo e ansiedade também fazem parte dos traços de personalidade deste pequeno cão.
Atividade: desporto e diversão para o caniche toy
Para se sentir física e mentalmente em forma, o caniche toy precisa de fazer bastante exercício. Adora acompanhar a sua família em passeios e caminhadas fáceis. Pequenos exercícios de obedience ou de devolver objetos ou ir em busca de rastos acrescentam variedade aos passeios. Em casa, o pequenote pode ocupar-se com brinquedos de inteligência.
Os caniche toy precisam de muito exercício?
Um caniche toy deve ir à rua pelos menos duas horas por dia. Muitos exemplares desta raça de caniche adoram água e gostam de chapinhar em lagos e rios. Afinal, os seus antepassados eram usados como cães de caça e recuperavam patos abatidos da água.
O entusiasta e desportivo caniche toy também é um entusiasta da prática de agility. No entanto, os obstáculos devem ser adaptados ao seu tamanho. Cão e dono também podem divertir-se imenso juntos com dog dancing ou treino de obedience.
Cuidados: tosquia regular é obrigatória
O pelo encaracolado do caniche toy não cai, mas cresce constantemente. Então, para evitar a formação de nós e a inflamação da pele, o seu pelo deve ser escovado diariamente. Além disso, a cada oito semanas, aproximadamente, é necessária uma visita ao cabeleireiro de cães. Assim, o pequenote tem direito a uma tosquia profissional.
Por exemplo, está muito na moda a tosquia teddy, que enfatiza os contornos naturais do cão. Um simples corte curto é especialmente prático, permitindo ao caniche toy saltar à sua vontade, sem que plantas se prendam no pelo. Antes de participarem em mostras de cães, estes caniche recebem muitas vezes um penteado especial.
Controlo dos dentes, olhos e ouvidos
Além dos cuidados com o pelo, também é necessário o controlo regular das unhas, dentes, olhos e ouvidos. Devido ao seu focinho estreito, os dentes do caniche toy estão bastante juntos, o que promover o desenvolvimento de doenças dentárias.
Além disso, o caniche toy tem tendência para infeções nos ouvidos, por causa das suas orelhas caídas e peludas. Estas podem ser bastante dolorosas e, portanto, devem ser tratadas pelo veterinário o mais depressa possível.
Devido à problemática da criação de tortura, alguns caniche toy têm globos oculares degenerados. Portanto, se os canais lacrimais estiverem bloqueados ou mesmo totalmente ausentes, isto provoca o aumento do lacrimejamento, situação que requer cuidados especiais.
Comida para o caniche toy
Comida de grande qualidade com um elevado teor de carne é a dieta ideal para esta bolinha cheia de energia. Se pretende oferecer ração ao seu caniche toy, certifique-se de que os pedaços são adequados ao tamanho do animal.
Saúde: são conhecidas numerosas doenças hereditárias
Devido à criação problemática que se diz ter levado ao crescimento atrofiado desta raça, são observadas numerosas doenças hereditárias no caniche toy. Normalmente, não se verificam destas formas ou com tanta frequência nos caniches maiores.
Por exemplo, a luxação da patela, isto é, quando a rótula salta do lugar, pode causar problemas. Outra doença que afeta o sistema musculoesquelético é a síndrome de Legg-Calvé-Perthes. Provoca dor na articulação da anca e claudicação. O estreitamento da traqueia, tecnicamente conhecido como colapso da traqueia, pode causar dificuldades respiratórias.
Problemas oculares nos caniche toy
As cataratas e o glaucoma são doenças oculares típicas que ocorrem nos caniche toy. Alguns exemplares também sofrem de um problema chamado entrópio. Trata-se de um problema em que a pálpebra se dobra para dentro e que pode prejudicar a visão.
Porém, apesar da longa lista de possíveis doenças hereditárias associadas ao nanismo extremo, os caniche toy podem viver, em média, bastante tempo. Contam com uma esperança média de vida entre os 15 e os 17 anos.
História: pequenote controverso oriundo de França
Os caniche eram originalmente cães de caça, responsáveis por apanharem e devolverem presas mortas da água. No século XIX, estes amigáveis e meigos companheiros de quatro patas começaram a ser adotados como cães de companhia. Foi também nessa altura que a raça começou a ser criada em diversos tamanhos.
Inicialmente, foi apenas feita a distinção entre caniches grandes e pequenos. Mais tarde, o caniche miniatura foi inserido no grupo, tendo sido a partir daí que o caniche toy finalmente apareceu. A França é considerado o país de origem da raça caniche. Além disso, foram criadores franceses que forçaram o reconhecimento do caniche toy, indo contra as preocupações dos membros dos outros países da FCI.
Aquisição: quanto custa um caniche toy?
Tendo em conta as numerosas doenças hereditárias que podem surgir nestes caniches, é especialmente importante comprar um cachorro a um criador de confiança. Portanto, o preço ronda os 1500 e os 2500 euros – sendo, por vezes, superior.
Cuidado com determinados vendedores
Cães da moda, como o caniche toy, são muitas vezes vendidos ao preço da chuva sem documentação. Assim, afaste-se definitivamente destes cachorros. Pois é muito comum estes animais serem oriundos de criadores sem escrúpulos que não valorizam a saúde dos seus cães ou o bem-estar do animais, no geral.
Os progenitores estão muitas vezes doentes e os cachorros não estão bem socializados. Também a consaguinidade não é fora do comum em zonas de criação em massa. Tudo isto pode levar a problemas de saúde e comportamentais, cujo resultado são elevados custos em tratamentos veterinários e/ou a necessidade de contratar um treinador de cães.
Conclusão: cão pequeno com exigências grandes
Por debaixo do pelo encaracolado do pequeno caniche toy está um cão inteligente e orientado para as pessoas. Adora, e precisa de, mexer-se imenso, além de poder usar a sua cabecinha inteligente.
Portanto, devido à problemática da criação de tortura, os cachorros deste tamanho devem apenas ser comprados a criadores de confiança, ou seja, realmente preocupados com o bem-estar dos seus patudos e não com dinheiro fácil.
Bilhete de identidade do caniche toy
Características: | Cão pequeno amigável. Porém, a sua criação é criticada devido à problemática da criação de tortura |
Carácter: | Meigo, inteligente, vivaz, ágil, inseguro |
Altura ao garrote: | Machos e fêmeas: 25-28 cm |
Peso: | Machos e fêmeas: 2-4 kg |
Pelo: | Encaracolado, sem camada interna de pelo. Cores permitidas: preto, branco, castanho, prateado, fulvo, malhado preto e branco e em black-and-tan |
Cuidados com o pelo: | Escovagens várias vezes por semana. Tosquia no salão para cães a cada 8 semanas, aproximadamente. Não muda o pelo |
Atividade: | Grande necessidade de se movimentar, desportos aquáticos, fã de água |
Cão para principiantes: | Sim |
Ladrar: | Ladra quando se sente sozinho e/ou assustado |
Esperança média de vida: | 15-17 anos |
Doenças típicas: | Cataratas, glaucoma, entrópio, luxação da rótula, colapso da traqueia, epilepsia |
Preço: | 1.500-2.500 € |
Grupo FCI: | Grupo 9: Cães de companhia Secção 2: Caniche |
Origem: | França |
Fontes: