Cuvac eslovaco

Escrito por Natalie Decker
retrato de cuvac eslovaco no jardim

O cuvac eslovaco é um cão grande e ativo, pelo que aprecia passar tempo no exterior.

O cuvac eslovaco é uma raça de cães de pelo branco, um cão pastor de montanha oriundo da Eslováquia. Guarda casas, quintas e gado, mas também é indicado como cão de família, pois adora crianças. Porém, para brilhar como um cão de companhia equilibrado, requer uma liderança autoritária e de uma educação consistente.

Perfil do cuvac eslovaco

Breve descrição: O cuvac eslovaco é um cão grande e forte. Originalmente, a raça foi criada como cão pastor. Hoje em dia é também usado como um cão de guarda e é um cão de companhia perfeito para famílias.
Altura ao garrote: 62–70 cm (machos) 59–65 cm (fêmeas)
Peso: 36–44 kg (machos) 31–37 kg (fêmeas)
Esperança média de vida: 10-12 anos
Preço: a partir de 1000 euros
Carácter: amigável, equilibrado, alerta, territorial, dócil, com vontade de trabalhar, com gosto por crianças, afetuoso
Pelo: comprido e ondulado
Cor do pelo: branco
Exigência de educação: média
Exigência de cuidados: média
Exigência de atividade física: média
Origem: Eslováquia

Aspeto do cuvac eslovaco: impressionante cão de pastoreio branco

O cuvac eslovaco, cujo nome original é Slovenský čuvač, é um cão com um aspeto impressionante. O tamanho dos machos está entre os 62 e os 70 centímetros. Já as fêmeas contam com uma altura ao garrote entre os 59 e os 65 centímetros. Já o peso do cuvac eslovaco está entre os 31 e os 44 quilos.

Qual a cor do pelo do cuvac eslovaco?

O pelo deste bonito cão de guarda é invariavelmente branco. Embora não desejável, é tolerada uma coloração ligeiramente amarelada das orelhas.

O seu pelo é denso, brilhante e conta com uma abundante subcamada de pelo. Portanto, é um animal que está bem protegido do clima rigoroso da sua pátria montanhosa, tanto do frio como do calor. O seu pelo comprido oscila entre os 10 e os 15 centímetros de comprimento e é ondulado. Mas não é encaracolado nem tem riscos. Os machos têm uma farta juba.

Olhos castanhos-escuros, cauda em forma de charuto

No seu conjunto, o cuvac eslovaco tem um físico praticamente retangular, com ossos fortes.

Tanto as pálpebras, como os lábios, o nariz e as almofadas das patas são escuras. Os olhos são castanho-escuros. Já as orelhas estão posicionadas no alto e junto à cabeça. A cauda faz lembrar um charuto. Não pode ser enrolada nem estar apoiada nas costas.

Devido à sua aparência, origem e características típicas da raça, o cuvac eslovaco pode facilmente ser confundido com outros cães pastor brancos da Europa de Leste. Por exemplo, é relativamente semelhante ao Polski Owczarek Podhalanski da Polónia e ao Kuvasz da Hungria.

cuvac eslovaco com a língua de fora sentado na relva © Janis Smits / stock.adobe.com
As orelhas do cuvac eslovaco são posicionadas no alto e estão bem próximas do focinho.

Carácter: o cuvac eslovaco como vigilante cão de família

No passado, o cuvac eslovaco foi usado no seu país de origem na Europa do Leste sobretudo como um leal cão de guarda e como um atento cão pastor. Portanto, tanto guardava casas e quintas como rebanhos de ovelhas e de vacas. O corajoso cão pastor chegava mesmo a enfrentar ursos e lobos.

Protetor de pelo branco

Esta é a razão pela qual o cuvac eslovaco é criado exclusivamente com pelo branco. Assim,  mais fácil distingui-lo de grandes predadores, como ursos e lobos, sobretudo na escuridão.

Sabia que? O nome desta raça deriva da palavra eslovaqua čúvať. Pode traduzir-se por “ouvir”, “guardar” ou “prestar atenção a”.

Portanto, o cuvac eslovaco carrega no próprio nome a sua capacidade de vigilância. No entanto, também é bastante apreciado como cão de família devido à sua natureza amigável e recetiva.

Liderança clara por donos experientes

O cuvac eslovaco reage de forma reservada, por vezes mesmo com desconfiança, em relação a estranhos e situações desconhecidas. Portanto, o cão de outra forma equilibrado raramente tolera outros cães no seu território.

Para que este grandioso cão pastor se torne num cão de companhia de família, deve ser bem socializado e gentilmente introduzido a coisas novas. Assim, precisa de uma liderança forte e de treino – naturalmente sem severidade. Portanto, só é indicado para principiantes até certo ponto.

Ter um cuvac eslovaco de acordo com as suas necessidades e como o ocupar

Um cão grande e trabalhador como o cuvac eslovaco deve ser tido numa casa com jardim, local onde pode pôr em prática os seus instintos de proteção. Pelo facto de ser afetuoso e gostar de crianças, os cães da raça são felizes na companhia de famílias.

Deve fazer exercício suficiente. No entanto, não é uma raça necessariamente adequada para desportos caninos. Em vez disso, este dócil amigo de quatro patas pode ser treinado como cão de terapia, de resgaste ou de busca. Na sua terra natal, a Eslováquia, diz-se que o cuvac eslovaco pode aprender qualquer coisa.

cuvac eslovaco adulto na neve © Michal / stock.adobe.com
O pelo denso e ondulado protege o cuvac eslovaco do frio. Portanto, menos no inverno é um cão que gosta de passar tempo no exterior.

Cuidados e alimentação: cão descomplicado e amante da natureza

A pelagem branca e ligeiramente ondulada do cuvac eslovaco é tão bom no que toca à autolimpeza que requer poucos cuidados. Portanto, as escovagens regulares são suficientes.

Porém, no período da muda de pelo, os cuidados podem ser um pouco mais complexos. No entanto, quem quer que tenha ou queira comprar um cuvac eslovaco deve ter em mente que estes cães têm muito pelo.

Dicas para a alimentação correta do cuvac eslovaco

Em termos de dieta, este modesto cão pastor não é muito exigente. Recomendamos oferecer uma alimentação o mais natural possível com bastante carne de qualidade e poucos cereais.

No entanto, os donos devem certificar-se que a quantidade de comida é adaptada à idade e nível de atividade do animal. Porque o cuvac eslovaco metaboliza bem os alimentos. Portanto, não deve consumir demasiadas calorias. Duas refeições por dia são suficientes para os cães adultos desta raça. Se assim não for, estes fortes cães pastor podem rapidamente ficar com excesso de peso.

Para evitar problemas de saúde, como a torção gástrica, que pode ser fatal, o cuvac eslovaco não deve ser alimentado imediatamente antes dos passeios.

Saúde: não são conhecidas doenças típicas da raça

Por natureza, o cuvac eslovaco é um cão robusto e resistente sem doenças hereditárias típicas da raça que se conheçam.

No entanto, tratando-se de uma raça de grande porte, pode sofrer de problemas nas articulações, como displasia da anca e displasia do cotovelo. Estas doenças manifestam-se através de sintomas como dores e coxeio, entre outros.

Esperança média de vida do cuvac eslovaco

A esperança média de vida desta raça é de 10 a 12 anos.

História: cão pastor da Eslováquia

Comprar um cuvac eslovaco: escolher um criador legítimo

O cuvac eslovaco é considerada uma raça de cães especialmente original, sendo oriunda das regiões montanhosas da Eslováquia. As suas raízes remontam ao século XVII. Então, de acordo com a lenda, diz-se que este gigante branco teve origem no cruzamento entre um galgo e um lobo.

Reconhecimento tardio

A criação orientada deu-se no início do século XX. Nessa altura, a raça encontrava-se praticamente extinta.

O Professor Antonin Hruza da Faculdade de Veterinária de Brno dedicou-se a elaborar um livro genealógico. Então, desde janeiro de 1969 que o cuvac eslovaco é reconhecido oficialmente como uma raça de cães. O cão pastor branco faz parte do grupo 1 da FCI: Cães pastor e boaiadeiros (exceto boiadeiros suíços).

Fora da sua terra natal na Europa do Leste, são poucos os criadores que se dedicam ao cuvac eslovaco. Portanto, se pretende comprar um cachorro desta raça, deve encontrar um criador que pertença a uma associação oficial e que faça criação estritamente de acordo com os padrões específicos da raça.

Atenção aos multiplicadores de cães

Mantenha a distância de criadores que têm cães à venda a preços demasiado baixos, sobretudo em sites de classificados online. Pois por detrás deste tipo de anúncios costumam estar multiplicadores sem escrúpulos, pessoas sem consideração pela saúde e bem-estar dos animais.

Muitas vezes estes cães são fruto de incesto e/ou estão mal socializados. Portanto, problemas de saúde e comportamentais não são raros.

Informe-se no canil

Tendo em conta que o cuvac eslovaco não é exatamente das raças de cães mais difundidas, não se costuma encontrar em abrigos para animais.

Se gostaria de dar uma segunda oportunidade a um cão de um canil, procure na sua área de residência. Talvez encontre um patudo com características semelhantes ao cuvac eslovaco à procura de um novo dono.

Conclusão: o cuvac eslovaco é um amigo para a vida

Em tempos um leal guardião de rebanhos, hoje um meigo companheiro de família: o cuvac eslovaco tem, então, vindo a ganhar cada vez mais fãs entre os amantes de animais. O seu pelo branco e a sua estatura impressionante conferem-lhe uma aparência impressionante.

Mas o cuvac eslovaco não derrete corações apenas com o seu físico. Pois tem um carácter bastante equilibrado. Quem quer que possa oferecer a este patudo trabalhador e ativo uma casa no campo e ocupação suficiente, terá um amigo para a vida.

Fontes:


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.