English springer spaniel
© Ricant Images / stock.adobe.com
O english springer spaniel é uma das mais antigas raças de cães levantadores do mundo e que também inspecionam o terreno antes dos caçadores. É considerado o pai de todos os spaniels de caça. Este cão de caça elegante, de porte médio, é muito eficiente e robusto. Mas, graças ao seu temperamento amigável e à paixão pelas crianças, também é adequado como cão de família. Porém, devoto a uma só pessoa, não sente necessidade de agradar a toda a gente.
Sumário
- Carácter do english springer spaniel
- Aspeto
- História dos antepassados de todos os spaniels
- Criação e distribuição
- Compra de um english springer spaniel
- Saúde: quais as doenças típicas da raça?
- A alimentação certa para o english springer spaniel
- De que cuidados precisa o english springer spaniel?
- Ter um english springer spaniel como cão de família
Carácter do english springer spaniel
Agradar a toda a gente? O english springer spaniel não tem especial interesse nisto. Mesmo que o seu aspeto amigável e leal sugira o contrário. Embora, graças ao seu bom carácter, normalmente se dê bem com pessoas e outros cães, a sua acentuada teimosia às vezes mete-se pelo caminho. Portanto, a sua vontade natural de agradar só se revela em relação à pessoa de referência mais próxima.
Cão com paixão pela caça devoto a uma só pessoa
O english springer spaniel pode, portanto, ser descrito como um típico cão de uma só pessoa. Ainda que adore brincar com as crianças da família, dar de bom grado passeios com outros membros da família, o seu mundo não está completo até que o seu dono ou dona estejam novamente na sua companhia.
Então, raramente se afasta do “líder da matilha”, sempre ansioso por lhe agradar. Apesar do seu inato instinto de caça, o springer spaniel pode ser descrito como fácil de lidar. Portanto, é um cão interessante, mesmo para principiantes.
Domina a arte de cão levantador
Como cão levantador, cuja função durante séculos foi encontrar e forçar a sair coelhos e perdizes, o english springer spaniel precisa, ainda atualmente, de tarefas que o desafiem mental e fisicamente. No entanto, a sua vontade de trabalhar de perto com a sua pessoa de referência e atentar às suas ordens faz com que o treino e a educação sejam bastante fáceis.
Estes cães gostam sobretudo de trabalhar como cães levantadores – tanto em terra como na água. Mas este spaniel é também excelente para caçar. Assim, como cão de caça versátil, atualmente é especialmente usado para tarefas depois do tiro.
Leal, vivaz – e sempre de bom humor
Do mesmo que o vivaz e trabalhador english springer spaniel tem necessidade de estar ocupado, tem uma postura calma e equilibrada dentro das suas quatro paredes. O seu cáracter amigável e despreocupado e a sua necessidade de proximidade fazem dele uma companhia agradável e extremamente leal. Portanto, são cães que podem acompanhar os donos para qualquer lado.
Não há que ter receio de comportamentos agressivos ou mesmo ansiosos com este cão. Na juventude, o seu lado temperamental e efusivo acompanham-o quase sempre. Mas o bom humor que irradia é garantidamente contagioso.
Aspeto
Mas não é só a sua personalidade amigável e jovial que fazem do english springer spaniel um companheiro adorável. Também a sua aparência é fascinante. Falamos da sua cabeça elegante e expressiva, das típicas orelhas compridas dos spaniel, do olhar alerta e simultaneamente meigo e também do pelo sedoso e ligeiramente ondulado.
Além disso, conta com um corpo bem simétrico e compacto, com uma altura ao garrote de aproximadamente 50 centímetros. Ou seja, não é demasiao grande nem demasiado pequeno. Esta raça de porte médio, com as pernas mais compridas de entre os spaniel inglês, conta com uma marcha típica (furta-passo). Ao trotar, é rápido e apresenta movimentos amplos.
A camada superior de pelo é densa, comprida e macia. Apresenta-se em quatro variantes de cor:
- Preto-branco
- Castanho-branco
- Preto-branco com fígado
- Castanho-branco com fígado
História dos antepassados de todos os spaniels
O english springer spaniel é um dos cães levantadores mais antigos de Inglaterra. Pensa-se que os seus antepassados terão sido introduzidos no reino por conquistadores romanos, onde foram cruzados com cães nativos. Já no século XVII, há tradições que descrevem este tipo de cão de caça.
Em concreto, o springer spaniel deve o seu desenvolvimento como raça spaniel independente sobretudo ao Duque de Norfolk. Pois foi este membro da nobreza que adotou este versátil e robusto cão de caça. Em 1885, é fundado o primeiro Spaniel Club em Inglaterra. Já o reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional (FCI) aconteceu em 1954. Aí, o english springer spaniel está listado no número 125 no grupo dos cães levantadores e cobradores de caça e cães de água.
De springer a gun-dog
O termo “springer” no nome da raça leva-nos de volta à tarefa original deste cão. No inglês arcaico relativo à caça, “springing the game” era uma expressão usada para descrever o processo de localizar, encontrar e assustar a caça.
As perdizes ou coelhos eram inicialmente caçados com falcões, galgos ou redes. Quando os caçadores começaram a usar armas nas caçadas, os english springer spaniel tornaram-se nos chamados “gun-dogs”.
Criação e distribuição
Na sua nativa Inglaterra, o english springer spaniel foi uma das raças de cães mais populares desde 1946 até à década de 1970. Mas, mesmo nos nossos dias, são alguns os ingleses que os apreciam tanto como cão de caça como cão de família. Além disso, há uma grande comunidade de fãs em França, nos Países Baixos e na Escandinávia.
No entanto, noutros países europeus, como Alemanha ou Áustria, a procura só começou a aumentar há alguns anos. Portanto, ao contrário do que acontece nos EUA, país onde está no 26.º lugar das raças de cães mais populares, o english springer spaniel é ainda um cão raro em muitos países.
Compra de um english springer spaniel
Portanto, encontrar um criador nas proximidades depende inteiramente do local onde vive. A melhor forma de obter uma lista de criadores de confiança passa por contactar a associação oficial de spaniels do seu país.
Porém, antes de contactar um criador e marcar um encontro, deve clarificar o que pretende realmente do seu english springer spaniel e quais são os seus objetivos com um destes cães.
Como acontece com muitas outras raças, foram também desenvolvidas diferentes linhagens no caso do english springer spaniel. Falamos, por exemplo, das linhagens de exibição e de trabalho (“field trailer”). Portanto, se o que pretende é caçar com o seu cão, ficará certamente melhor com um cão de campo, de uma linhagem de trabalho. Por outro lado, se o que procura é um cão de família amigável e vivaz, deve optar por um cachorro de uma linhagem de beleza.
Atenção à credibilidade!
Independentemente de estar à procura de um working spaniel ambicioso ou de um springer spaniel para exibições: compre a um criador de confiança! Infelizmente, existem sempre “ovelhas negras” entre os criadores. Estes seduzem os eventuais compradores com preços muito apetecíveis às custas da saúde e da socialização dos animais.
Como escolher um criador profissinal
Para não ter surpresas desagradáveis mais tarde e ter que lidar com um animal doente ou com comportamentos indesejáveis (por exemplo, agressividade), há vários pontos que deve ter em conta ao escolher um criador.
- Marque um encontro na casa do criador: Pois só no local é que consegue ter uma visão geral da unidade de criação. Uma boa unidade de criação está bem iluminada e higienizada. Além disso, os cães têm contacto próximo com a família do criador. Este último deve estar disposto a mostrar-lhe tudo, incluindo a mãe dos cachorros, e ter tempo para as suas questões. Um criador sério também lhe fará várias perguntas, nomeadamente acerca das suas motivações e circunstâncias. Pois, afinal, quer-se certificar de que o cachorro se vai dar bem consigo no futuro.
- Compre cachorros com documentação: ainda que a documentação não lhe pareça importante, constitui a garantia de que o criador cumpriu com os padrões mínimos específicos em termos de saúde e de criação. Cães de criadores por lazer não costumam ser examinados para doenças hereditárias. Ou seja, é frequente sofrerem de displasia da anca, displasia do cotovelo e de doenças oftalmológicas, como atrofia progressiva da retina. Apenas uma árvore genealógica certificada (com o logótipo da FCI) lhe dá garantias de que o seu cão vem de uma linhagem de pura raça e saudável.
- O criador pertence a um clube ou associação? Criadores sérios estão normalmente organizados sob a alçada de uma associação ou clube. Por norma, esta ligação é pautada por exigências rigorosas em termos de criação e de saúde, muito além dos padrões mínimos.
- Exija certificados sanitários! Não é suficiente que os cachorros estejam desparasitados e vacinados. Tanto eles como os progenitores devem também ser examinados para doenças típicas, como displasia da anca, displasia do cotovelo, nefropatia familiar e também para doenças oftalmológicas hereditárias.
- Cuidado com anúncios em jornais, na internet, importações e cachorros a preços demasiado baixos: Geralmente, os criadores de confiança não põem os seus cachorros à venda na internet ou em jornais. Portanto, o melhor é contactar uma associações de criadores de pedigree de forma a obter a lista de criadores que aguardam ninhadas para breve. Além disso, suspeite se o valor pedido por um cachorro for significativamente abaixo dos 800 euros. Um cachorro de pura raça de um criador sério custa, por norma, entre 900 e 1200 euros.
Saúde: quais as doenças típicas da raça?
Tal como quase todas as raças, o english springer spaniel também conta com uma lista de doenças típicas. A maioria das que mencionamos pode ser detetada através de um teste genético. Para evitar a respetiva propagação, os cães afetados devem ser excluídos da criação.
- Doenças oftalmológicas: Estas incluem atrofia progressiva da retina (PRA), isto é, a morte gradual da retina ou distrofia do epitélio pigmentar da retina (DEPR).
- Fucosidose: É uma doença que se manifesta normalmente nos springer spaniels como um distúrbio neurológico, na forma de problemas motores ou mentais. Por exemplo: alterações na coordenação motora, surdez, problemas comportamentais, vómitos ou dificuldades de deglutição. Os sintomas surgem normalmente entre os 18 meses e os 4 anos de idade e podem provocar a morte do animal em poucas semanas. A fucocidose ocorre mais frequentemente em raças na Grã-Bretanha e na Austrália.
- Nefropatia familiar (FN): Trata-se de uma doença renal que é provocada por uma mutação genética. Surge habitualmente entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Manifesta-se, por exemplo, por sede excessiva, ritmo de crescimento reduzido, perda de peso ou redução do apetite e vómitos. Em alguns casos, a disfunção renal crónica provoca a destruição de ambos os rins, resultando na morte do animal.
- Infeções nos ouvidos: Muitos english springer spaniels têm tendência para ter infeções nos ouvidos. No entanto, a monitorização regular e a limpeza dos ouvidos pode reduzir este risco.
- Displasia da anca e displasia do cotovelo: Como muitas outras raças de porte médio e grande, o english springer spaniel sofre, por vezes, de problemas nas articulações. Estes são habitualmente hereditários, mas podem ser impulsionados por uma alimentação inadequada e esforços excessivos durante a fase de crescimento.
A alimentação certa para o english springer spaniel
Não é só o material genético que tem um papel importante na saúde do cão. Pois também a dieta certa e as condições apropriadas são de grande importância. Mas qual será a alimentação indicada para o english springer spaniel? E qual o melhor método? Em poucas palavras, não há nada de errado com nenhum dos métodos. Pois pode oferecer uma alimentação saudável ao seu cão tanto com comida pronta como com comida caseira. Basta estar atento a determinados aspetos.
As exigências nutricionais são cruciais
Dependendo da idade, peso e nível de atividade, o cão tem determinadas necessidades proteicas, de gorduras, minerais e vitaminas. Por exemplo, um cão que faça bastante exercício durante a caça têm necessidades diferentes do que um cão de família que se contenta com pequenos jogos de devolução de brinquedos.
Atenção às necessidades individuais
Portanto, ao selecionar a alimentação do seu patudo, é essencial ter em conta as suas necessidades individuais. É difícil dar uma resposta generalizada em relação à comida certa. Basicamente, um english springer spaniel adulto deve ingerir entre 200 a 250 gramas de carne do músculo por dia.
Além disso, também pode comer flocos de aveia, arroz, vegetais e/ou fruta. Em alternativa, 400 a 500 gramas de rúmen de vaca (ou tripa verde) crua são uma boa fonte de fibra. No caso da proteína, peixe sem espinhas e ovos são uma excelente fonte proteica.
Comida caseira e comida pronta-a-comer
Se quer preparar a comida para o seu cão em casa, o melhor é dar-lhe comida crua. Apenas a carne de porco deve ser sempre cozinhada. Mas se prefere dar ao animal comida produzida de forma industrial, deve, em primeiro lugar, ler atentamente a lista de ingredientes.
Porque cereais, açúcar ou outros adoçantes, intensificadores de sabor ou conservantes artificiais não devem ter lugar na comida para cães. Também é possível misturar os dois tipos de comida, isto é, comida caseira em casa e comida pronta-a-comer quando está fora de casa.
No entanto, deve evitar mudanças abrutas entre os vários tipos de comida. Porque podem facilmente provocar problemas digestivos.
De que cuidados precisa o english springer spaniel?
Os cuidados regulares com o pelo são tão importantes para o seu cão como um alimentação equilibrada e saudável. O pelo comprido do english springer spaniel precisa de ser escovado e penteado uma vez por dia para evitar que se formem nós e remover pelo morto.
Além disso, deve prestar bastante atenção às orelhas e ouvidos do seu springer. Como já mencionado, devido às suas orelhas compridas, alguns spaniels têm tendência para desenvolver infeções. No entanto, o controlo regular e limpeza diária pode preveni-las eficazmente. O seu english springer spaniel deve ser aparado pelo menos quatro vezes por ano (ou mais).
É importante habituar o seu patudo a este tipo de cuidados desde cedo. Assim, o animal aprende que deve manter-se quieto.
Ter um english springer spaniel como cão de família
Como cão de família, o english springer spaniel é geralmente considerado meigo e bem-humorado. No entanto, não se deve esquecer que se trata originalmente de um cão de trabalho e que, portanto, precisa de ocupação. O mesmo se aplica a cães pedigree de linhagens de beleza – embora apresentem menor instinto de caça do que cães de linhagens de trabalho.
Porém, graças à sua grande disposição para aprender e aos laços de proximidade que cria com a sua pessoa de referência, o english springer spaniel é um estudante dedicado que aprecia quase todos os exercícos e jogos na companhia do dono.
Desportos para cães, como agility, obedience, treino com dummy ou trabalho de tracking, são sempre ótimas formas de manter o seu cão exercitado físico e mentalmente. Além disso, a participação em provas para cães de caça também é possível para spaniels de família. O mais importante é que o seu cão possa estar consigo e se exercite!
Leia também o nosso artigo acerca da chegada e familiarização dos cachorros, com muitas dicas!