Fox Terrier de pelo liso
© volofin / stock.adobe.com
Originalmente criado para caçar raposas, o fox terrier de pelo liso é um cão cheio de energia, veloz e corajoso. Assim, este cão pequeno de pelo liso é o companheiro ideal para praticar desportos caninos. Além disso, a sua energia contagiante traz imensa alegria à família.
Sumário
- Personalidade do fox terrier de pelo liso
- Educação de um fox terrier de pelo liso
- Aspeto
- História do fox terrier de pelo liso
- Criação
- Comprar um fox terrier de pelo liso
- Doenças típicas do fox terrier de pelo liso
- Alimentação e cuidados
- O dono ideal de um fox terrier de pelo liso
- Fox terrier de pelo liso: um companheiro divertido
Personalidade do fox terrier de pelo liso
Um cão extremamente ativo e brincalhão
O fox terrier de pelo liso adora fazer exercício e pôr a cabeça a funcionar. Assim, não é de estranhar que ele adira com entusiasmo a fazer desportos caninos. Por exemplo, estes patudos adoram saltar obstáculos, correr em túneis estreitos ou correr em rampas, o que os torna exímios praticantes do conhecido desporto canino agility. No entanto, o seu fox terrier de pelo liso também vai adorar treinos de obediência e brincadeiras com bolas ou frisbees. O que definitivamente estes patudos não gostam é de ficar no sofá o dia todo!
Assim, quem decidir ter um patudo desta raça em casa deve estar consciente que dois ou três passeios diários à volta do quarteirão ou uma sessão de treino semanal não são suficientes. Estes cães precisam de praticar atividades físicas diariamente, já que a sua energia parece não ter fim. No entanto, como são cães flexíveis pode levá-lo consigo enquanto pratica jogging, anda de bicicleta ou a cavalo. Claro eles também adoram dar longos passeios pela natureza.
Como seria de esperar, o fox terrier de pelo liso dá-se muito bem com crianças, já que partilha com elas a vontade e disposição para brincar. Famílias ativas que gostam de estar ao ar livre, encontram neste cão um companheiro ativo e muito leal.
Fox terrier de pelo liso: um excelente companheiro
Tal como a grande maioria das raças de cães, também o fox terrier de pelo liso é, hoje em dia, antes de mais um cão de família. No entanto, este patudo mantem excelentes capacidades de caça. Assim, ele pode ser usado para ir buscar ou para rastrear caça em terra ou na água. Os cães desta raça adoram caçar e como são também muito corajosos e atentos, eles são companheiros inestimáveis para um caçador.
Se não é caçador deve praticar atividades ou desportos caninos em que o seu fox terrier de pelo liso possa usar as suas capacidades físicas e intelectuais.
Educação de um fox terrier de pelo liso
Cães de raças terrier são geralmente determinados e fox terrier de pelo liso não é uma exceção. Assim, com uma educação pouco consistente os cães desta raça assumem alegremente as rédeas da vida familiar para desespero dos donos. No entanto, uma educação e treino adequados tornam estes patudos excelentes companheiros. E mesmo donos pouco experientes conseguem educar com sucesso um fox terrier de pelo liso, desde que tirem algum tempo para se familiarizarem com as regras e métodos básicos da educação canina. Sendo cães inteligentes, que gostam de aprender e de agradar os donos, eles facilmente compreendem o que podem ou não fazer. Por fim, nunca se esqueça que estes patudos precisam de bastante exercício físico e de desafios intelectuais para se sentirem felizes.
Aspeto
O lado atrevido da personalidade destes patudos nota-se na sua expressão facial e postura corporal. Assim, um fox terrier de pelo liso tem um ar confiante, alegre e um olhar expectante, como se estivesse sempre à espera de uma nova brincadeira ou tarefa. O corpo esguio e atlético evidencia a rapidez e capacidades físicas destes patudos. O focinho comprido e as orelhas, pequenas e descaídas, fazem parte da imagem de marca destes cães.
Relativamente ao tamanho, estes cães medem até 39 centímetros na cernelha e pesam até 7.5 quilos. Assim, a raça fox terrier de pelo liso é considerada de pequeno porte. O pelo liso é regra geral branco. Vários exemplares apresentam igualmente manchas pretas ou castanhas espalhadas ao longo do corpo.
História do fox terrier de pelo liso
Os fox terrier que participaram pela primeira vez numa exposição canina em meados do século 19 eram quase todos brancos. Além disso, com um corpo esbelto e flexível estes cães eram especialmente adequados para a caça. Na verdade, a coragem, resistência e habilidade em caçar as raposas nas suas tocas destes cães impressionaram tanto caçadores como amantes de cães. E o nome desta raça indica exatamente o propósito da sua criação: fox significa raposa em inglês e terrier deriva da palavra em latim para terra, terre.
Em 1876 foi fundado o primeiro clube de fox terrier que estabeleceu o primeiro padrão da raça. A FCI reconhece dois fox terrier: o de pelo liso e o de pelo duro, que diferem apenas na estrutura do pelo, mas que são criados como raças independentes.
Criação
Inicialmente a variante de pelo liso dos fox terrier era muito mais popular do que a variante de pelo duro. No entanto, a preferência dos amantes de cães alterou-se nos anos 20 do século passado, quando a procura por fox terrier de pelo duro aumentou exponencialmente. Esta alteração deveu-se ao enorme interesse que estes patudos despertaram em senhoras da alta sociedade. Contrariamente, o número de ninhadas de fox terrier de pelo liso diminuiu visivelmente.
Infelizmente, nessa altura grande parte dos donos esqueceu-se que o fox terrier é antes de mais um cão de caça e, por isso, são corajosos, têm um forte instinto de caça e uma mordida bastante forte, especialmente para o seu tamanho. A falta de educação e treino adequados assim como um estilo de vida que não tinha em conta as características e necessidades destes patudos deu mau resultado. Assim, estes cães que convivem harmoniosamente com outros patudos ganharam a fama de cães agressivos.
Ainda hoje os fox terrier de pelo duro são mais populares do que os de pelo liso. No entanto, quer uma, quer a outra variante são bastante raras.
Comprar um fox terrier de pelo liso
Se está encantado com o fox terrier de pelo liso tire algum tempo para se informar com detalhe sobre as características e necessidades desta raça. Não tome uma decisão apenas baseado no aspeto fofo e charmoso destes patudos. Lembre-se que estes patudos têm uma personalidade forte e são exigentes no que se refere à educação.
Aproveite também os conhecimentos do criador sobre a raça e caso ele desaconselhe a compra de um fox terrier de pelo liso, considere seriamente a opinião e argumentos do criador. Deve sempre procurar um criador sério e responsável que põe o bem-estar e saúde dos seus cães acima de tudo. Lembre-se que além de ter consciência do tipo de família que estes cães precisam, um criador sério também testa os seus cães progenitores contra doenças genéticas. Se o criador lhe propuser levar o seu cachorrinho com menos de 8 a 10 semanas procure outro, visto que os cachorros precisam de estar com a mãe e irmãos nas primeiras semanas de vida.
Doenças típicas do fox terrier de pelo liso
Esta raça é considerada bastante saudável e robusta. No entanto, alguns fox terrier de pelo liso apresentam doenças oculares ou doenças neurológicas, como ataxia ou mielopatia. A probabilidade, já por si pequena, de ter um patudo com estes problemas diminui bastante se comprar o seu cão a um criador responsável. Além disso, se o seu patudo tiver um estilo de vida saudável com bastante exercício e uma boa alimentação, é muito pouco provável que ele adoeça.
Alimentação e cuidados
Uma alimentação nutricionalmente equilibrada, assim como cuidados de saúde e higiene adequados, desempenham um papel fundamental para que o seu patudo tenha uma vida longa e saudável. Visto que o fox terrier de pelo liso é um cão muito ativo, ele precisa de uma dieta rica em energia, com uma elevada percentagem de carne e vegetais de qualidade.
Comida húmida, ração ou dieta BARF?
A dieta BARF consiste essencialmente em alimentos crus, incluindo a carne. A vantagem deste tipo de dieta é que os alimentos conservam os nutrientes intactos. Por outro lado, ao optar por esta dieta é essencial que conheça muito bem o valor nutricional dos diversos alimentos, caso contrário o seu patudo pode acabar a ingerir nutrientes em excesso ou ter défice de outros, com impacto negativo na sua saúde.
Naturalmente pode sempre optar por dar comida húmida ou ração de elevada qualidade ao seu patudo. Para escolher a comida do seu patudo consulte as informações nutricionais dos fabricantes e elimine qualquer comida com açúcar, intensificadores de sabor artificiais ou outros aditivos. Evite também comida que tenha uma elevada percentagem de cereais.
Cuidados com o fox terrier de pelo liso
A variante de pelo liso é claramente mais fácil de cuidar do que a variante de pelo duro do fox terrier. Assim, enquanto os fox terrier de pelo duro devem receber cuidados profissionais para manter o pelo saudável, a variante de pelo liso só precisam de ser escovados regularmente com uma escova ou pente para cães. Por fim, visto que estes patudos não gostam muito de ficar quietos, convém habituar o seu fox terrier a ser escovado desde cachorrinho.
O dono ideal de um fox terrier de pelo liso
Em primeiro lugar, o fox terrier não é de todo o companheiro ideal para senhoras da alta sociedade. Também não é o patudo certo para famílias que vivem em apartamentos na cidade, apesar de serem cães pequenos.
Os cães desta raça são muito seguros de si, inteligentes e com uma personalidade forte e esperam o mesmo dos seus donos. Assim, os donos devem controlar comportamentos territoriais e o instinto de caça destes patudos desde cedo, pois só assim evita problemas com outros cães ou vizinhos.
Cães para donos experientes
Idealmente, um fox terrier de pelo liso deve ter donos experientes que saibam lidar com o seu instinto de caça. Assim, além de uma educação consistente e direcionada, estes patudos devem fazer muito exercício físico e ter tarefas que desafiem a sua inteligência. Desportos caninos e longos passeios pela natureza são atividades que estes patudos apreciam muito. E como dois ou três passeios por dia à volta do quarteirão ou no parque ao pé de casa não são suficientes para satisfazer as necessidades de atividade destes cães, quem tem um fox terrier de pelo liso precisa também de ter tempo livre para se dedicar ao seu patudo.
Fox terrier de pelo liso: um companheiro divertido
Com uma educação consequente e bastante atividade física, o fox terrier torna-se um companheiro de uma lealdade a toda a prova. Estes cães não só protegem a família, como lhe proporciona momentos divertidos todos os dias. Por fim, a atividade física e mental que estes patudos exigem implicam, naturalmente, a participação dos donos e assim, estes energéticos patudos também ajudam os donos a manterem-se saudáveis e em forma!