Grande griffon da Vendeia

GGV_1

O grande griffon da Vendeia é um bom cão de caça e, por isso, fica melhor nas mãos de donos experientes.

O grande griffon da Vendeia é uma raça de cães originária de França. Os cães desta raça caracterizam-se por ter um olfato fora do comum e uma personalidade forte. Sendo um apaixonado pela caça, estes cães são mais felizes com donos que pratiquem este desporto.

Aspeto: patudos com ar desportivo e fofinho

O grande griffon da Vendeia é um cão elegante e harmonioso, com um corpo robusto e forte. No que se refere ao seu tamanho, estes cães medem até 68 centímetros na cernelha e pesam cerca de 35 quilos. Assim, esta é a maior das raças griffon da Vendeia.

Entre outros aspetos, estes cães chamam à atenção por causa das orelhas peludas e descaídas que rodeiam o focinho. A cauda, em forma de sabre, é também peluda e de implantação alta. A pelagem tem comprimento médio e é áspera ao toque. Além disso, estes patudos têm uma considerável camada de subpelo. Em termos de cores, o grande griffon da Vendeia pode apresentar manchas pretas ou cor de areia sob fundo branco, com diversas variações.

História do grande griffon da Vendeia

Esta raça de cães tem uma história longa, com origem no início do século 16, altura em que se iniciou a criação de cães de caça farejadores na região rural de Vendeia em França. Estes cães, por sua vez, descendiam dos chamados cães de Greffier, que era a designação do escriturário do rei. Assim, é possível afirmar que o grande griffon da Vendeia tem origens em cães da alta nobreza francesa. É também importante mencionar que as raças “Chien Gris de St. Louis” e “Griffon de Bresse” também participaram no desenvolvimento desta raça.

Para os caçadores, esta raça de cães sempre foi muito valiosa. O grande griffon da Vendeia é fisicamente resistente e é tão eficaz a caçar sozinho, como em matilha. Entretanto, três outras raças surgiram do grande griffon da Vendeia: o pequeno basset griffon da Vendeia, o grande basset griffon da Vendeia e o braco griffon da Vendeia. Os cães destas raças apresentam grandes semelhanças no que se refere à personalidade e capacidades, diferindo essencialmente no tamanho. Por fim, atualmente é mais fácil encontrar exemplares das raças da Vendeia mais pequenas.

Grande griffon da Vendeia branco com manchas beges © dvr / stock.adobe.com
O grande griffon da Vendeia é uma raça de cães francesa muito antiga. No entanto, atualmente não existem muitos exemplares.

Personalidade e educação do grande griffon da Vendeia

Sendo, por natureza, um cão de caça, o grande griffon da Vendeia é um companheiro corajoso e dócil, mas com uma personalidade marcada. Em termos de atividades e capacidades, estes cães têm um excelente olfato e adoram seguir pistas e trilhos.

Como já percebeu, a caça é a grande paixão destes patudos e, por isso, em determinadas circunstâncias a obediência não é o seu ponto forte. Assim, quando for passear o seu patudo ao campo não se espante se ele for atrás de uma presa sem pensar duas vezes.

Dada a personalidade forte destes patudos, nunca descure a educação do grande griffon da Vendeia. O treino de obediência e educação deve começar na fase de cachorro e deve ser consistente, mas ao mesmo tempo deve respeitar o lado mais independente destes cães. Um dos aspetos mais importantes é ensinar o seu grande griffon de Vendeia a voltar sempre que o chama. Ainda assim, não é possível ter a certeza absoluta que ele vai respeitar o comando se vir uma presa.

Se não for caçador é também aconselhável dar um treino anti-caça ao seu patudo. Por fim, não hesite em levar o seu cão a uma escola de cachorros, onde ele aprende desde cedo a respeitar e a se relacionar com cães de todas as raças e tamanhos. Com uma educação adequada, encontra no Grande griffon da Vendia um amigo leal, energético e divertido para a vida.

A alimentação do grande griffon da Vendeia

Visto que os cães desta raça são muito ativos, é essencial dar-lhes uma alimentação que lhes forneça energia. Assim, a dieta do grande griffon da Vendeia deve ser rica em proteínas com uma elevada percentagem de carne. Se o seu patudo for à caça, a alimentação deve ter um teor mais elevado de gordura para compensar a energia gasta nesta atividade.

Outro aspeto importante a ter em conta é a hora das refeições. Não dê o almoço ou jantar ao seu patudo antes dele ir fazer exercício físico intenso, de forma a evitar que ele fique com torção gástrica. Assim, dê sempre um intervalo de algumas horas entre a refeição e a prática de exercício.

O grande griffon da Vendeia tem tendência a ficar com peso a mais se fizer pouco exercício físico. Para evitar esta situação equilibre bem a quantidade e tipo de comida às atividades do seu patudo. Além disso, vigie o peso dele e tome medidas rapidamente se ele começar a ficar com uns quilinhos a mais. Lembre-se que, tal como nas pessoas, a obesidade está também associada a várias doenças dos cães.

Naturalmente, o seu grande griffon da Vendeia vai receber snacks como recompensa nos treinos ou apenas como um miminho. Opte por lhe dar snacks naturais ou de higiene dentária e evite snacks que contenham açúcar ou cereais. Além disso, não se esqueça de retirar da comida a porção equivalente dos snacks.

Por fim, tenha sempre água fresca à disposição do seu patudo e leve água consigo sempre que for praticar exercício físico mais intenso com ele.

Higiene e cuidados

Regra geral, o grande griffon da Vendeia tem uma excelente saúde. Praticamente não existem doenças hereditárias associadas à raça, portanto se o criador tomou as medidas básica de uma boa criação pode esperar um patudo saudável. Assim, antes de comprar o seu cachorrinho converse com o criador e certifique-se que ele fez os exames necessários aos progenitores e que estes não sofrem de problemas de saúde, por exemplo, a displasia da anca.

Estes cães precisam de alguns cuidados com o pelo, mas nada de muito exigente. A pelagem áspera do grande griffon da Vendeia é resistente às intempéries, mas por outro lado folhas ou restos de plantas ficam presos ao pelo com alguma facilidade. Assim, escove o seu patudo regularmente e depois dos passeios veja se ele não trouxe lembranças no pelo. Geralmente a sujidade que ele traz consigo dos passeios sai facilmente depois do pelo secar com a escova. Em situações de sujidade mais persistente passe uma toalha húmida no pelo. E tem sempre a possibilidade de lhe dar um banho, nesse caso opte por um champôs suave para cães.

Verifique regularmente as orelhas do seu grande griffon da Vendia, já que as orelhas compridas são um local de eleição para parasitas e, por isso, eles podem desenvolver inflamações nos ouvidos. Se precisar de limpar as orelhas e ouvidos use produtos de limpeza criados para os cães.

Geralmente, os cães que andam muito em pisos lisos ou suaves não conseguem gastar as unhas à velocidade com que elas crescem. Assim, controle as unhas do seu cão e corte-as com uma tesoura ou corta-unhas para cães se necessário.

Com os cuidados adequados, o grande griffon da Vendeia vive cerca de 12 anos.

Exercício e atividades

Assim, que se sente sem trela, o grande griffon da Vendeia desata a correr imediatamente à procura de presas. Além disso, estes cães foram criados para caçar presas relativamente grandes, já que inicialmente caçavam lobos. Atualmente caçam geralmente javalis e raposas.

Assim, se não for caçador é absolutamente essencial proporcionar alternativas para o seu patudo praticar exercício físico. Uma possibilidade é a corrida, se bem que o patudo deve correr com o dono sempre de coleira. Pode também praticar mantrailing ou outros desportos caninos que envolvam o olfato. Por fim, pode também levar o seu patudo se praticar hipismo, mas nesse caso deve procurar um clube ou associação que tenha esse tipo de opção.

O grande griffon da Vendeia é o cão certo para mim?

Um grande griffon da Vendeia vive feliz com uma família, desde que tenha uma casa grande e que faça bastante exercício físico. Este aspeto é especialmente importante se os donos não forem caçadores.

Como mencionado acima, os cães desta raça precisam de muito espaço e, por isso, não se adaptam a viver num apartamento numa cidade. A casa onde vive um grande griffon da Vendeia deve ter um quintal grande e seguro, para que ele possa explorar sem grandes restrições. No entanto, como os cães desta raça não são territoriais, não são bons cães de guarda. Ainda assim, costumam ladrar quando se aproximam estranhos.

Nem sempre o melhor amigo dos gatos

Estes simpáticos patudos dão-se bem com crianças mais crescidas, já que os movimentos e comportamentos das crianças mais pequenas podem incomodá-los. Além disso, estes cães devem ter sempre a possibilidade de irem para o seu espaço quando querem.

O mesmo não acontece com gatos ou outros animais de estimação mais pequenos, já que os cães desta raça os encaram como presas. Para que a convivência entre um grande griffon da Vendeia e gatos seja possível, eles devem conhecer-se jovens. Desse modo, o cão acaba por aceitar que o gato faz parte da família. Viver com outros animais, como por exemplo coelhos, não é de todo aconselhável, visto que seria muito stressante para eles.

Planear as férias

Se tiver um destes patudos na família pense bem onde o vai deixar nas férias ou em caso de doença. Lembre-se que não é qualquer pessoa que pode tomar conta dele adequadamente.

Custos associados ao grande griffon da Vendeia

Antes de comprar um grande griffon da Vendeia considere as despesas que terá. Além do preço pelo cachorrinho, é possível que também tenha despesas de deslocação para ir ter com o criador. Tem também de comprar o equipamento básico para o seu cachorro e, naturalmente, substituir alguns acessórios ao longo da vida. No que se refere a despesas regulares, conte com a alimentação e as consultas regulares no veterinário.

Por fim, não se esqueça que imprevistos acontecem e o seu patudo pode precisar de cuidados médicos mais complexos e, por isso, mais dispendiosos.

Comprar um grande griffon da Vendeia

Esta é uma raça de cães rara fora da França. Assim, é provável que tenha algum trabalho para encontrar um criador sério e responsável e não ponha de parte a possibilidade de o procurar fora de Portugal. As raças grande basset griffon da Vendeia e griffon fulvo da Bretanha são mais comuns e, por iss,o poderá encontrar com mais facilidade criadores fora de França.

Independentemente da raça que escolher, o mais importante é encontrar um bom criador que dê os cuidados de saúde e faça a socialização adequada dos seus cachorros. Um criador sério conhece perfeitamente as características da raça e, por isso, seleciona os cães progenitores com a personalidade e estado de saúde mais adequados. É essencial que os cachorros passem as primeiras semanas de vida com a mãe e os irmãos. Assim, o seu cachorro só deve ir para sua casa com pelo menos 8 semanas e devidamente vacinado, desparasitado e com chip.

Um bom criador também deverá fazer-lhe algumas perguntas sobre o seu estilo de vida. O objetivo é saber se o grande griffon da Vendeia é um cão adequado para si e para a sua família. Afinal, um criador sério quer garantir que os seus cachorros têm uma vida feliz e adequada às suas necessidades.

Associações de proteção animal

Se quer um patudo adulto, visite associações de proteção animal que têm cães à espera de uma nova família. No entanto, dificilmente encontra um grande griffon da Vendeia nestas instituições. Assim, esteja aberto a alternativas, como, por exemplo, cães de raça indeterminada.

Lembre-se que se adotar um cão adulto ele poderá ter alguns problemas de educação e treino. Para saber mais sobre o patudo fale com os funcionários da instituição, que lhe podem dizer qual o tipo de personalidade do cão e as suas principais características. Como estes patudos já passaram por uma situação difícil que os levou a estas instituições, não adote um cão sem ter a certeza que realmente tem condições para ficar com ele.

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.