Olde english bulldogge

olde english bulldogge castanho de língua de fora no campo

O olde english bulldogge é uma verdadeira fonte de energia e gosta de passeios longos.

Amigável, inteligente e impetuoso. O olde english bulldogge (ou OEB) combina todas estas características. Mas tem pouco em comum com o buldogue inglês. Os amantes de animais quiseram, com o OEB, criar uma raça mais saudável e original. Porque é que tanta gente considera que esta raça está tão à frente neste aspeto?

Aspeto do olde english bulldogge: compacto, vigoroso e rijo

Quando vê um olde english bulldogue pela primeira vez, a primeira coisa que repara é no seu aspeto atarracado e musculado. O OEB partilha estas características com o seu parente mais famoso, o buldogue inglês. No entanto, existem muitas diferenças:

  • Nariz mais comprido
  • Cabeça maior e mais quadrada
  • Pernas mais compridas
  • Físico mais musculado
  • Altura ao garrote entre 40 e 50 centímetros nas fêmeas e entre 45 a 55 centímetros nos machos
  • Cauda comprida e direita
  • Pele sem rugas, exceto no pescoço
  • Os machos pesam entre 30 a 35 kg. Já as fêmeas pesam 30 kg no máximo.

O olde english bulldogge tem pelo curto, fino e suave. À exceção do preto, lilás e azul, os cães da raça podem ser encontrados em todas as restantes cores. O nariz do olde english bulldogge é sempre preto.

Carácter: a amabilidade encontra a teimosia

Os cães olde english bulldogge são animais felizes e vivazes que gostam de fazer coisas com os donos. Mas também são conhecidos por terem muito carácter.

Teimoso mas não rebelde

Estes cães inteligentes têm as suas próprias ideias e seguem-nas com certa paixão e criatividade. Se está à procura de um patudo com uma grande vontade de agradar, está no sítio errado com o olde english bulldogge.

O que é que isto quer dizer exatamente? Quando um OEB está fixado numa coisa, tenta fazê-la acontecer a todo o custo. Alguns chamam a isto determinação. Se tem uma visão diferente das coisas, gosta de ignorar as tentativas de treino. A malícia brilha nos seus olhos. Portanto, faça uso do sentido de humor. Este cão pensa definitivamente pela sua própria cabeça – e isso é uma coisa positiva.

© zooplus

Mas isto não quer dizer que os OEB se vão rebelar sempre. De facto, gostam de trabalhar com o dono, desde que tenha aprendido a fazê-lo. Portanto, este patudo requer uma liderança clara. Pense no que é importante para si e seja sempre coerente nesses pontos, mas com carinho.

Amigável mas frenético

O olde english bulldogge é uma fonte de energia positiva. São animais abertos e carinhosos com as pessoas. Além disso, aproximam-se depressa de desconhecidos.

Mas esta energia também pode ser interpretada literalmente: o OEB é uma fonte de energia tempestuosa. Durante os passeios, gosta de pôr à prova o raio de alcance da trela, além da condição física do dono. Além disso, também é muito ativo durante as brincadeiras com outros cães.

Normalmente, tende a comportar-se de forma algo insolente em relação a outros cães. Embora adore outros cães, pode mostrá-lo com demasiado entusiasmo, especialmente porque nem sempre controla o  seu peso. Ou seja, só se controla quando já está na brincadeira e não antes disso. E este comportamento pode assustar sobretudo os cães mais pequenos. Além disso, os confrontos podem também ocorrer com outros cães do mesmo sexo ou quando quer proteger o seu território.

olde english bulldogge preto em alerta no jardim © thorstenstark / stock.adobe.com
O olde english bulldogge é inteligente e, por vezes, teimoso. Em certos momentos é possível perceber que está a tramar qualquer coisa.

Manutenção e cuidados do olde english bulldogge: a chave é ter tempo

Estes cães são indicados tanto para a vida na cidade como no campo, desde que possa fazer exercício suficiente. Enquadra-se bem com famílias ou pessoas que vivam sozinhas que queiram passar muito tempo com o seu patudo. Cães ativos, precisam de muita atenção e entretenimento. Se não tem experiência com cães, deve definitivamente visitar uma escola para cães com o seu olde english bulldogge. Pois os treinos podem ser verdadeiros desafios para iniciantes.

Estes cães dão-se bem com crianças. Naturalmente, nunca deve deixar crianças pequenas sozinhas na sua companhia. Se tem gatos, procure um criador que também os tenha. É importante que o cão tenha aprendido desde pequeno que os gatos também fazem parte do grupo.

Desporto e atividades: preferência por jogos de puxar

O OEB é claramente mais ativo do que os seus parentes e muito dinâmico. Este cão gosta de galopar, mas normalmente prefere distâncias curtas. Portanto, não é o companheiro ideal para jogging ou mesmo para andar de bicicleta. Porém, gosta de acompanhar os donos em passeios mais longos.

Tendo em conta que gosta de agarrar coisas com a boca, adora jogos de puxar. O seu instinto de caça é ainda bastante pronunciado. Deste modo, agarrar coisas com os dentes é uma necessidade importante deste dinâmico cão. Tome o seu tempo e pratique estas brincadeiras com os brinquedos adequados. Certifique-se de que o jogo é controlado e que o consegue terminar em qualquer momento com segurança.

Desportos para cães como agility ou flyball não são os favoritos da maioria dos bulldogues. No entanto, podem divertir-se com jogos de farejar. Experimente para ver o que vos agrada mais a ambos.

Estas são as atividades preferidas do olde english bulldogge:

  • Corridas curtas
  • Passeios longos
  • Jogos de puxar com brinquedos
  • Jogos de farejar

Compra: em busca do novo membro da família

Apaixonou-se pelo olde english bulldogge apenas ao ler estas linhas? Então, podemos dar-lhe mais algumas dicas para o ajudar a encontrar o seu novo membro da família.

O OEB pertence ao grupo das raças raras. Em Portugal, existem muito poucos criadores da raça. Portanto, para encontrar ofertas sérias deve tirar algum tempo e investigar a fundo. O preço de um cachorro oscila entre os 1500 e os 2000 euros. Ao deparar-se com uma oferta muito abaixo destes valores, investigue o criador a fundo. Além disso, tenha presente que provavelmente terá que percorrer bastantes quilómetros para conhecer o criador e o animal antes de o comprar.

Pode encontrar mais dicas acerca da adoção de cães no nosso artigo 12 perguntas para fazer a criadores quando for comprar um cachorro. Já agora: poderá encontrar muitos buldogues à procura de um novo lar em abrigos para animais. Talvez o canil da sua zona tenha um patudo à espera para lhe roubar de imediato o coração.

O olde english bulldogge é um cão perigoso?

Os cães potencialmente perigosos são um grupo de cães considerados perigosos aos olhos da lei. Portanto, os seus donos têm que cumprir determinadas condições para os poder ter. Em alguns países e regiões a questão de o olde english bulldogge ser ou não um cão potencialmente perigoso gera polémica. Pois, em certos países, parentes do OEB, como o dogue-de-Bordéus ou o bullmastiff, pertencem à lista. De facto, o OEB é cruzado com o bullmastiff. 

Tudo se complica pelo facto de o OEB ainda não ser reconhecido pela Federação Cinológica Internacional (FCI).

Se as autoridades de um país classificam o olde english bulldogge como cão potencialmente perigoso é algo que depende de cada caso. Dois fatores decisivos podem ser o aspeto e a raça dos antepassados do OEB. Por exemplo, se o animal se assemelha a um pit bull. Informe-se junto das autoridades competentes antes de adotar um destes cães.

Um criador ou uma associação sérias entregar-lhe-ão toda a documentação do animal. Deste modo, pode provar, em caso de dúvida, se o olde english bulldogge é um cão potencialmente perigoso ou não. Se, ainda assim, tiver problemas com o registo, valerá a pena consultar um advogado especializado em lei animal.

Saúde: em forma graças à criação

Em geral, os olde english buldogges são animais bastante saudáveis e resistentes. Este era um dos objetivos principais da criação.

Doenças típicas do olde english bulldogge

Devido à sua força e velocidade, podem ocorrer lesões nos ligamentos com alguma facilidade. As roturas do ligamento cruzado são relativamente frequentes na raça.

Além disso, o OEB é suscetível a outras doenças, maioritariamente hereditárias:

Porém, ao adotar um olde english bulldogge a um criador responsável tem pouco com que se preocupar. Antes de os animais serem aprovados para criação, o criador tem que os testar para estas doenças. Além disso, também se podem fazer exames cardíacos, respiratórios, cutâneos, à osteocondrite dissecante (doença óssea por baixo da cartilagem da articulação) e também à espondilose (artrose na zona da coluna vertebral).

Se a cauda do seu patudo apresentar algum problema, devem ser feitas radiografias para verificar se esta questão provoca malformações na coluna vertebral. Em associações sérias, cães com problemas na cauda não são cruzados.

Alimentação

O olde english bulldogge não é nada esquisito no que diz respeito à comida. Portanto, o melhor é seguir os nossos conselhos gerais acerca da alimentação dos cães.

Também a alimentação BARF tem vindo a ganhar bastante popularidade. Na nossa Magazine também pode encontrar a informação mais relevante acerca deste tema.

olde english bulldogge a roer um osso no jardim © BildwerX Photography / stock.adobe.com
O olde english bulldogge não é nada exigente no que diz respeito à alimentação.

Esperança média de vida do olde english bulldogge

Com os cuidados adequados, os olde english bulldogge podem chegar a uns belos 14 anos. A esperança de vida oscila entre os 9 e os 14 anos.

História: regresso às origens

Antepassados do olde english bulldogge

Os buldogue são conhecidos como raça de cães desde a Idade Média. Nessa altura, estes animais corpulentos competiam contra touros em torneios. O seu corpo maciço e focinho curto permitiam-lhes morder os corpos dos touros. Assim, ganharam a designação alemã Bullenbeißer, ou seja, mordedores de touros.

Mais tarde, os buldogue também lutavam contra outros cães. Estas sangrentas lutas de animais foram banidas na Grã-Bretanha em 1835. Portanto, a raça perdeu o seu propósito do dia para a noite. Então, inicialmente, o buldogue inglês desapareceu quase completamente. Alguns criadores, no entanto, mantiveram-se concentrados nos antigos cães de luta, que, no fundo, são animais muito carinhosos.

Infelizmente, no século XX a criação chegou a extremos. A cabeça demasiado grande e as ancas estreitas dificultavam o parto natural. Ou seja, cerca de 80% dos buldogue inglês nasceram por cesariana. Para os amantes de animais, isto foi demasiado longe, pois ansiavam voltar ao buldogue com um aspeto mais natural. E foi assim que nasceu o olde english bulldogge.

O programa de criação para o englische bulldogge 2.0

Com o olde english bulldogge pretendia-se devolver ao buldogue inglês sobrecriado o seu aspeto original. Do ponto de vista de muitos fãs de cães, o buldogue inglês é um cão bastante empreendedor preso num corpo lento.

Isto deve-se ao facto de o seu nariz extremamente curto lhe dificultar a respiração. As pernas curtas combinadas com um corpo atarracado dificultam-lhe os movimentos. O inventor do olde english bulldogge, o criador norte-americano David Leavitt, estava insatisfeito com a fertilidade dos seus buldogue inglês. Portanto, o seu plano era voltar às origens e afastar-se dos extremos.

Então, Leavitt deu início ao seu programa de criação em 1971, com o objetivo de recuperar as características originais dos buldogue. Para tal, usou imagens de cães do início do século XIX como ponto de partida.

Finalmente, Leavitt selecionou duas raças de cães, o buldogue americano e o bullmastiff e cruzou-os intencionalmente com o buldogue inglês. Apelidou as crias deste cruzamento de olde english bulldogge, uma referência à criação do antigos buldogue inglês. O foco deste criador eram a saúde, um carácter menos agressivo e um aspeto mais atlético.

Leavitt fez criação de olde english bulldogge até 1995. Durante esse período, conseguiu convencer muitos fãs de cães a juntar-se a ele.

Que cão é semelhante ao olde english bulldogge?

Está à procura de uma alternativa ao olde english bulldogge? Entretanto, existem criadores de buldogue Leavitt e do buldogue vintage que se afastaram dos criadores tradicionais de OEB.

Além disso, os clubes europeus têm vindo a esforçar-se por evitar os extremos na criação do buldogue inglês. Por exemplo, o Kennel Club britânico publicou um novo padrão em 2009, focado sobretudo na saúde dos cães. A FCI adotou este padrão em outubro de 2010. Porém, ainda existam criadores que não o seguem.

Além disso, na Suíça criou-se uma raça híbrida a partir do cruzamento do buldogue inglês e do olde english bulldogge: o buldogue continental. Esta raça está, por exemplo, reconhecida pela Sociedade Cinológica da Suíça e pelo Kennel Club da Alemanha.

Conclusão

O olde english bulldogge é uma raça bastante especial para qualquer fã de cães. Este inteligente patudo nem sempre é fácil de controlar e tem uma boa dose de teimosia. Portanto, só é recomendável para donos pouco experientes até certo ponto. No entanto, uma coisa é certa: quem quer que o adote terá a seu lado um cão muito meigo e que lhe roubará o coração com o seu carácter aberto e positivo.

Fontes:

cobd.de – Club für Olde English Bulldogges in Deutschland

obce.de – Olde Bulldogge Club Europe

vdh.de – Verband für das deutsche Hundewesen

hey-fiffi.com

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.