Pastor belga Groenendael
© icemanphotos/ stock.adobe.com
O pastor belga Groenendael é uma das quatro variantes que fazem parte da raça pastor belga. O seu pelo é preto e comprido e, em termos de personalidade, são animais vivazes e alegres. Se a sua necessidade de atividade e o seu instinto de proteção forem orientados na direção certa, este belga, que também gosta de trabalhar, pode ser tido como um tolerante cão de família.
Sumário
- Aspecto do pastor belga Groenendael: pastor belga de pelo comprido
- Carácter: como é o temperamento do Groenendael?
- Ter e ocupar um Groenendael: precisa de muita atividade?
- Cuidados com o pastor belga Groenendael: escovagens regulares
- Saúde: tendência para a epilepsia
- História: nascido num castelo
- Compra: quanto custa um pastor belga Groenendael?
- Conclusão: potente cão de trabalho
- Bilhete de identidade do Groenendael
Aspecto do pastor belga Groenendael: pastor belga de pelo comprido
A principal característica que distingue o Groenendael dos outros três representantes da raça é o seu pelo preto comprido. Porém, de acordo com o padrão de raça, são permitidas manchas brancas no peito e nas patas.
O seu pelo é denso, brilhante e conta com uma camada interna generosa. Nos machos, o exuberante pelo nas zonas do pescoço e do peito forma uma juba impressionante. Além disso, este patudo apresenta uma porção de pelo comprido e franjado nas patas traseiras, apelidado de “calças”.
Aparência majestosa
No seu conjunto, o corpo compacto do Groenendael é harmonioso e quase quadrado. Os seus músculos são fortes, a cabeça é cuneiforme e as orelhas são triangulares e espetadas. Portanto, a sua aparência é majestosa e elegante.
Carácter: como é o temperamento do Groenendael?
Tal como os outros representantes da raça pastor belga, o Groenendael é um excelente cão pastor e de proteção. Este ativo e meigo patudo tem bastante vontade de trabalhar e conta com um forte instinto de proteção. Portanto, é sempre leal com os seus e vigia com devoção.
Se o enérgico Groenendael for suficientemente treinado, também pode ser um ótimo e bem comportado cão de família. No entanto, as crianças devem ser ensinadas desde cedo a lidar adequadamente com este sensível membro da família.
Uma questão de educação
Estes patudos dão-se bem com outros cães e outros animais domésticos, desde que tenham convivido com os mesmos desde tenra idade. Por norma, o pastor belga Groenendael comporta-se de forma neutra perante estranhos.
Problemas comportamentais, como ansiedade, agressividade, ladrar em excesso e/ou atitudes destrutivas, estão associados ao facto de o animal não ser suficientemente desafiado ou devido a treinos adequados.
Porém, deve ter em mente que estes cães se desenvolvem tardiamente. Ou seja, só pelos três anos de idade é que são adultos e a sua personalidade estabiliza.
Ter e ocupar um Groenendael: precisa de muita atividade?
O temperamental e vivaz pastor belga Groenendael precisa de fazer exercício várias vezes ao dia. Portanto, passeios exigentes superiores a duas horas são exatamente o que este patudo gosta.
Jogos de busca ou seguir pistas durante os passeios asseguram que este desportista é desafiado não apenas física mas também mentalmente.
Desportos para cães, como agility, obedience ou mantrailing, são perfeitos para o o ágil e responsivo pastor belga Groenendael. Mas também pode ter formação como cão de serviço, busca ou resgate. Devido à sua natureza orientada para as pessoas, pode mesmo ser treinado como cão de terapia.
Jardim: uma vantagem
Um cão meigo como o pastor belga Groenendael não gosta de ficar sozinho em casa durante grandes períodos de tempo. Sente-se aborrecido e orienta a sua frustração para os móveis.
Uma casa com jardim, de preferência ao nível do chão, é o ambiente ideal para este ávido cão de trabalho. O ágil cão desportista beneficia de donos experientes que saibam orientar o seu temperamento na direção certa.
Cuidados com o pastor belga Groenendael: escovagens regulares
O pelo comprido do Groenendael requer cuidados regulares. É aconselhável escovar o pelo todos os dias, cuidadosamente, depois dos passeios. Normalmente, o pastor belga Groenendael não precisa de tomar banho. Pois o seu pelo é naturalmente resistente à sujidade e não produz odores desagradáveis.
A alimentação do pastor belga Groenendael
Relativamente à alimentação, este pastor belga não é exigente. Seja ração, comida húmida ou uma dieta BARF, é algo qur fica ao critério do dono. Porém, as doses devem ser ajustadas ao nível de atividade do animal: cães de trabalho precisam de mais energia do que, por exemplo, cães seniores.
Saúde: tendência para a epilepsia
O Groenendael é um cão muito robusto, ou seja, não é susceptível a doenças. No entanto, esta variante do pastor belga é cada vez mais diagnosticada com epilepsia. Cerca de 0,5% dos cães sofrem de epilpesia, mas no caso dos Groenendael a percentagem sobe para os 9,5%.
Além disso, são ocasionalmente detetados problemas oculares variados e displasia da anca. Cães afetados por estes distúrbios devem ser excluídos da criação para evitar a disseminação de doenças hereditárias.
Qual a esperança média de vida do pastor belga Groenendael?
Embora a epilepsia seja considerada a causa de morte mais comum, a verdade é que a doença tem pouco impacto na esperança média de vida do Groenendael. Estes cães vivem, então, entre 13 a 15 anos.
História: nascido num castelo
O pastor belga Groenendael nasceu do cruzamento entre uma fêmea pastor belga com um macho de pastoreio preto. O nome destes cães tem origem no castelo de Groenendaal, perto de Bruxelas, pois foi aí que os primeiros cães desta variante foram criados.
Tal como o Malinois, o Tervueren e o Laekenois, o Groenendael pertence à raça pastor belga. A sua criação foi padronizada no final do século XIX. Cada uma das variantes difere apenas no aspecto.
Já em termos de comportamento e personalidade, todas as quatro variantes são semelhantes. No entanto, de acordo com as diretrizes de criação, os diferentes representantes da raça não devem ser cruzados uns com os outros.
Compra: quanto custa um pastor belga Groenendael?
Se quer comprar um Groenendael, o melhor é contactar um criador profissional. Criadores com reputação que se interessam pelo bem-estar dos seus animais não fazem criação com animais com predisposição genética para doenças. Assim, um cachorro custa entre 850 e 2500 euros.
Também se podem encontrar pastores belga em canis. Embora o Malinois seja a variante mais disseminada, ocasionalmente também se encontram cães Groenendael em associações. Portanto, visite uma associação especializada na adoção de pastores belga.
Conclusão: potente cão de trabalho
Com o seu comprido pelo preto, o Groenendael chama a atenção de qualquer um. Mas os fãs de cães não devem ficar cegos pela sua beleza.
Apesar da sua aparência elegante, este pastor belga é um poderoso cão de trabalho que requer bastante atividade, adequada à raça. Portanto, se não lhe pode oferecer estas condições o melhor é adotar outro patudo.
Bilhete de identidade do Groenendael
Descrição: | O Groenendael é um representante de pelo comprido da raça pastor belga. São animais que podem ser usados, entre outros, como cães de guarda, cães de busca e cães de serviço. |
Altura ao garrote: | Até 66 cm |
Peso: | 25-30 kg |
Esperança média de vida: | 13-15 anos |
Preço: | A partir de cerca de 850 euros |
Personalidade: | Inteligente, sensível, meigo, disposto a trabalhar |
Pelo: | Comprido, direito, denso |
Cor do pelo: | Preto, permitidas pequenas manchas brancas |
Exigência de treino: | Elevada |
Exigência de cuidados: | Média |
Necessidade de ocupação: | Elevada |
Origem: | Bélgica |
Fontes: