Pastor belga (malinois)

Escrito por Natalie Decker
pastor belga malinois na floresta

O malinois é um representante de pelo curto do pastor belga.

O elegante e exigente cão pastor belga existe em quatro variedades distintas com aparências muito diferentes. O que estas variedades têm em comum é uma enorme necessidade de movimento e entretenimento, pelo que o seu cuidador deve ter muito tempo e experiência.

Características

Como cão de pastoreio original, que, além de proteger o gado, era também responsável pela proteção do pastor e dos seus pertences, o cão pastor belga continua a ter todas as qualidades valiosas de um guardião de casas e quintas. É atento, animado e está sempre pronto a defender a sua matilha. Devido ao seu forte instinto de proteção, assume instintivamente a responsabilidade por tudo e todos na sua casa. Quem tem um pastor belga em casa não precisa de se preocupar com os ladrões.

No entanto, este corajoso animal de quatro patas não é adequado para pessoas medrosas ou inseguras. O pastor belga precisa de um companheiro humano da sua índole, capaz de gerir a sua natureza temperamental com grande desenvoltura, empatia e consequência. Para evitar surpresas desagradáveis, é necessário controlar o seu instinto protetor desde o início. A educação profissional e uma boa socialização são essenciais para uma convivência harmoniosa com este guardião inteligente.

Caráter do pastor belga

A orientação consistente e amorosa é tão importante como o entretenimento físico e mental do patudo. É essencial ter em conta a enorme dinâmica de movimento e de trabalho desta bola de energia belga. Quando isto não é tido em conta, o cão de raça pura desenvolve comportamentos desagradáveis e, por vezes, tende a ser demasiado agressivo. Como compensação, além do treino como cão de trabalho para a polícia, alfândegas ou serviços de salvamento, os desportos caninos são também uma boa opção. Este brincalhão e ágil patudo é um entusiasta de quase todos os desportos. Graças à sua grande capacidade de salto, à sua velocidade e às suas extraordinárias capacidades de escalada, consegue desempenhos notáveis, nomeadamente nas provas de agilidade.

No entanto, o pastor belga não é apenas conhecido pelos seus feitos desportivos e pela sua agilidade. Também é notável a sua energia inesgotável e a vontade de aprender. Graças à sua grande inteligência e vontade de aprender coisas novas, é um aluno exemplar que quer agradar ao seu professor em todos os domínios. O seu caráter dócil e a sua proximidade com os humanos são muito úteis para a sua educação. A severidade excessiva é inadequada e desnecessária para este cão sensível. Com carinho, paciência e tempo para atividades conjuntas (desportivas), este cão de pastoreio atento torna-se um cão de família leal e fiável, que permanecerá sempre fiel aos seus entes queridos.

Aspeto e tipos do pastor belga

No geral, a natureza de todos os pastores belgas é bastante semelhante. No entanto, o seu aspeto é tão diferente que, por vezes, é difícil acreditar que os diferentes tipos pertencem à mesma raça. O atual estalão da raça da FCI (Fédération Cynologique Internationale), no qual o cão de pastor belga é reconhecido sob o número 15 do grupo número 1 (cães de pastor e cães de gado), na secção 1 (cães de pastor), define a raça em quatro variedades. Em princípio, diferem em comprimento, direção de crescimento e cor da pelagem.

Tipos de pastor belga

  • Malinois: o malinois é o cão mais popular desta raça e o que mais se assemelha fisicamente ao pastor alemão. A sua pelagem curta é vermelho-carvão, exceto a máscara, que é preta. O vermelho-carvão faz com que alguns pelos tenham pontas pretas, o que dá uma tonalidade à cor de base mais clara.
  • Laekenois: o representante mais antigo da raça, mas o menos comum atualmente é o laekenois. É também de pelo curto e vermelho como o malinois, mas a sua pelagem é áspera. O toque do pelo é áspero e seco e tem um aspeto despenteado. No entanto, esta aparência intrépida é desejada.
  • Tervuren: a tonalidade da pelagem do tervuren faz lembrar a do malinois: vermelho e cinzento-carvão com uma máscara preta. No entanto, a pelagem é mais comprida, pelo que pertence, juntamente com o groenendael, à subespécie de pelo comprido desta raça. 
  • Groenendael: também de pelo comprido, é o único com uma pelagem completamente preta. Tal como para as outras variedades, é tolerado um pouco de branco no peito e nas pernas.

Os quatro têm em comum uma aparência elegante e orgulhosa. O tervueren e o groenendael, ambos de pelo comprido, são quase majestosos. Este facto deve-se, por um lado, à sua constituição ligeira, que, apesar do seu tamanho, nunca parece volumosa, e, por outro lado, à sua cabeça fina, que ostentam sempre elevada. Ao contrário dos seus parentes, os pastores alemães, os representantes da raça belga são mais delicados e mais baixos. Enquanto a variante alemã tem um corpo bastante retangular, o cão pastor belga tem uma constituição quase quadrada quando visto de lado. O seu andar é também menos largo do que o do pastor alemão. Porém, ultrapassam-nos em velocidade, agilidade e capacidade de salto.

Origem

A velocidade e a agilidade já caracterizavam os antepassados dos pastores belgas, que inicialmente eram mantidos exclusivamente como cães de trabalho de pastores e camponeses. Até ao fim do século XIX, existia na Bélgica um grande número de cães de pastoreio e de gado, que se cruzavam incontrolavelmente entre si, apesar da sua aparência diferente. O principal objetivo da criação rural era a sua aptidão para o trabalho. Foi só em 1891 que o Clube do Cão Pastor Belga, recém-fundado em Bruxelas, pôs fim a estas condições descontroladas. Um estalão antigo subdividia os cães pastores belgas em três tipos diferentes no que respeita à sua pelagem: áspera, curta e comprida.

Ao longo da história do cão pastor belga, sempre houve disputas entre os criadores sobre as cores e variedades permitidas. Até aos quatro tipos atualmente reconhecidos, que têm o nome de locais belgas, as variantes da pelagem mudaram repetidamente ao longo dos últimos cem anos. Embora o aspeto da pelagem fosse controverso, os criadores de pastores belgas estavam de acordo quanto ao caráter, morfologia e aptidão para a utilização. Na sua natureza e no seu físico, a raça manteve-se fiel a si própria desde o início.

Diferenciação do pastor holandês

Os cães pastores belgas partilham a tez e o aspeto com o cão pastor holandês originário dos Países Baixos. Embora nos Países Baixos, país vizinho, a pelagem tigrada também seja permitida e não seja classificada em diferentes variedades, em geral, os cães pastores de ambos os países são idênticos. Ambos provêm da mesma zona e só foram reconhecidos como raças independentes após a separação da Bélgica dos Países Baixos.

Criação e saúde do pastor belga

Desde a uniformização da raça canina, já não é permitido cruzar as diferentes variantes entre si. Portanto, os criadores tendem a concentrar-se num único tipo: malinois, laekenois, tervueren ou groenendael. O primeiro é o mais difundido; no entanto, o pastor belga, ao contrário do pastor alemão, é uma raça rara. Por outras palavras, encontrar um criador responsável na sua região não é assim tão fácil.

Mas isto também tem um lado positivo. Porque, devido à sua pequena distribuição, o pastor belga é uma raça muito saudável, com poucas doenças típicas da raça. Embora ocorram ocasionalmente casos de epilepsia ou de displasia do cotovelo, a temida displasia da anca, que ocorre em quase todas as raças de cães deste tamanho, raramente afeta estes patudos. No entanto, é evidente que os pastores belgas também podem desenvolver doenças, pelo que deve estar sempre atento ao seu amigo de quatro patas para poder reconhecer atempadamente as alterações comportamentais e físicas. Estes podem indicar uma doença que pode exigir tratamento veterinário.

Cuidados

Não se preocupe, para reconhecer infeções e doenças precocemente, não precisa de examinar o seu cão durante horas. Com alguns cuidados regulares, está a fazer muito pela saúde do seu cão. A escovagem frequente do pelo, o corte das unhas, a limpeza dos dentes e das orelhas, bem como a prevenção de muitas infeções, ajudá-lo-ão a entreter o seu amigo peludo e a vigiá-lo de perto. Portanto, alterações na textura do pelo, peladas ou zonas inflamadas na pele ou grandes alterações de peso são imediatamente percetíveis quando se cuida dele.

Complexidade de cuidar de um cão pastor belga

Em geral, a manutenção desta raça não exige um esforço excessivo. No entanto, os cuidados a ter com o pelo podem variar muito consoante os diferentes tipos. O malinois e o laekenois devem ser escovados uma vez por semana. Em contrapartida, o groenendael e o tervueren, devido ao seu pelo denso e comprido, precisam de ser escovados mais do que uma vez por semana. Esta ação deve ser intensificada especialmente durante a época de muda, que ocorre duas vezes por ano. No entanto, o pelo geralmente não tende a emaranhar-se, mesmo em cães de pelo comprido, e, ao contrário de outros cães de pelo comprido, é bastante fácil de cuidar.

Quieto!

Tal como acontece com todos os patudos, um controlo e cuidados regulares com os ouvidos, os olhos, os dentes e as gengivas são essenciais para esta raça de cães. O corte das unhas é também uma parte importante da higiene. Deve habituar o seu pastor belga ao processo de escovagem desde pequeno. Com regularidade, consistência e paciência, ensina-se o ágil peludo a ficar parado e a deixar-se examinar sem resistência.

Alimentos para cães de pastor belga

Uma alimentação equilibrada é tão importante para a saúde do seu cão como os cuidados adequados. Mas qual é a melhor ração para cães pastores belgas? Esta pergunta não tem uma resposta geral para todos os patudos desta raça. É verdade que partilham a mesma constituição, mas as suas necessidades energéticas podem variar muito em função da sua idade, peso e nível de atividade. Assim, quando se trata de escolher a comida deve ter em conta as qualidades individuais do seu amigo de quatro patas. Por exemplo, um cachorro precisa de uma alimentação diferente da de um cão mais velho e um cão de trabalho ativo precisa de um alimento diferente do de um cão de família.

As necessidades de um cão adulto

Independentemente destes critérios individuais a ter em conta, a dieta de um cão adulto deve consistir em 70-80% de carne. A carne é a principal fonte de proteínas para o desenvolvimento saudável de um cão. Para evitar alergias, pode dar-lhes carne mais exótica, tal como avestruz, canguru ou búfalo. Outro componente importante da dieta são os legumes e a fruta, que fornecem ao seu patudo vitaminas e nutrientes importantes. Evite a fruta demasiado doce ou que contenha demasiados hidratos de carbono, bem como o excesso de cereais. O açúcar e outros edulcorantes não servem de nada na alimentação do seu cão. Os alimentos condimentados e outros restos de comida também não são adequados. Se quiser dar uma guloseima ao seu cão pastor, pode dar-lhe um snack ou, melhor ainda, levá-lo a passear na natureza para satisfazer a sua sede de movimento.

Posse e educação

Fazer muito exercício tem um efeito positivo no peso do seu cão e também serve de entretenimento para a mente e o corpo. Os pastores belgas são exigentes e precisam de mais passeios e entretenimento do que outros cães. Ou seja, os passeios diários no seu bairro não são suficientes. No caso dos cães pastores, que trabalham como cães de serviço para a polícia, alfândegas, segurança pessoal ou como cães de pastoreio e de trabalho, o desafio físico e mental muitas vezes resolve-se por si só. No entanto, os que são cães de família precisam de muito entretenimento como compensação.

© OlgaOvcharenko / stock.adobe.com
Os cachorros desta raça devem ter oportunidade de passar pelas mais diversas experiências.

Desporto e entretenimento

Portanto, o desporto é uma necessidade vital para o cão de pastor belga. É possível ver representantes da raça em quase todos os desportos caninos, obtendo sempre grande sucesso nas competições. A sua grande vontade de trabalhar e a sua inteligência, bem como a sua excelente constituição física, velocidade, agilidade e força, fazem com que quase nenhum outro cão possa competir com ele nos desportos caninos. A sua grande capacidade de salto é particularmente impressionante. Um pastor belga consegue ultrapassar sem problemas um muro vertical de 2,50 metros.

© beatrix kido / stock.adobe.com
O desportista pastor belga mostra de que é feito na prática de agility.

Posso ter um pastor belga? 

Escusado será dizer que cães tão desportivos e temperamentais devem estar nas mãos de um tratador ativo e experiente. Ser detentor de um cão pastor belga exige que tenha muita vontade e tempo para entreter o seu amigo peludo. Os cães física e mentalmente satisfeitos não são apenas mais felizes e saudáveis, mas também mais recetivos à obediência e ao treino. A falta de treino pode levar a problemas comportamentais perigosos, especialmente com esta raça, que tem uma certa perspicácia.

Educação: equilíbrio entre consequência e calma

Além de muitos passeios e entretenimento, os cães pastores também precisam de uma educação consistente e de uma socialização precoce para se adaptarem como cães de família. Deve notar-se que os cães desta raça têm uma natureza muito sensível e que, além de consequências, precisam de afeto, tranquilidade e calma. Uma severidade excessiva confunde-os e não conduz ao sucesso educativo desejado. Apreciam tanto o afeto, como os mimos, como as atividades conjuntas. Os cães que recebem estimulação física e mental suficiente revelam-se calmos e equilibrados em casa e são companheiros leais que lhe darão muitos anos de alegria.


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.