Patterdale terrier

Escrito por Natalie Decker
patterdale terrier castanho numa paisagem outonal

O patterdale terrier é um cão de caça pequeno compacto, especializado na caça de texugos e raposas.

O patterdale terrier é uma raça oriunda do norte da Inglaterra, onde foi originalmente criado para caçar raposas e texugos. Conta com um grande instinto de caça e com a teimosia típica dos terriers. Portanto, o “patti” não é indicado para donos com pouca experiência com cães.

Aspeto: cão pequeno e compacto

O patterdale terrier, também conhecido como fell terrier e terrier preto, é um cão pequeno com um tipo de corpo retangular e musculoso.

Qual o tamanho e o peso do patterdale terrier?

O patterdale terrier conta com uma altura ao garrote entre os 25 e os 38 centímetros e pesa entre seis e doze quilos. Tendo em conta que o “patti” nunca foi criado a pensar na estética mas sim na utilidade, a sua aparência pode variar bastante.

O pelo curto deste cão de caça pode ser macio ou áspero. A cor de pelo mais comum é, sem dúvida, o preto. Mais raramente, os cachorros nascem com pelo castanho, castanho-avermelhado ou preto e tan.

Também podem verificar-se marcas brancas no peito ou nas pernas.

Focinho forte, orelhas dobradas triangulares

A raça apresenta as típicas orelhas dobradas triangulares, características dos terrier. O patterdale terrier olha atentamente para o mundo à sua volta com os seus olhos escuros.

A cabeça e o focinho destes robustos pequenos cães estão muito bem construídos. A cauda posicionado bem no alto é por vezes cortada por questões relacionadas com a caça.

patterdale terrier preto no campo © Travis / stock.adobe.com
A cor de pelo mais comum do patterdale terrier é o preto. No entanto, também pode ser encontrado em vários tons de castanho.

Carácter do patterdale terrier: cão de caça confiante

O esperto e alerta patterdale terrier foi originalmente criado para caçar raposas e texugos. Portanto, age com coragem e independência.

Este pequeno e obstinado companheiro de quatro patas conta com um grande instinto de caça e um enorme desejo de movimento.

A partir do momento em que este cão tenha detetado um cheiro, não há nada que o pare. É normal ignorar as ordens do dono, optando por, simplesmente, ir à sua vida. Isto torna a sua educação e treino desafiantes.

Patterdale terrier: adequado para quem?

Devido à sua grande autoconfiança, que pode, ocasionalmente, degenerar em teimosia, o patterdale terrier precisa de donos com experiência com cães.

Portanto, tem que ser criado com muita paciência e consistência (sempre com meiguice) para que se possa tornar um agradável membro da família. Esta inteligente bolinha cheia de energia não é, então, adequado para principiantes.

É recomendável que contrate um treinador de cães ou frequentem uma escola para cães. Além disso, é preciso tomar medidas para que o cachorro seja bem socializado. Se assim for, o fur terrier é normalmente compatível com outros cães.

Os patterdale terrier são cães de família?

Se o patterdale terrier fizer exercício de acordo com as necessidades da raça, irá certamente mostrar o seu lado equilibrado em casa. Adora crianças, e, portanto, é indicado como cão de família.

Porém, gatos ou pequenos animais, como porquinhos-da-Índia ou coelhos, podem acordar o seu instinto de caça. Portanto, não devem viver na mesma casa.

Amigo de quatro patas afetuoso e alerta

Basicamente, o fell terrier é um cão amigável com pessoas que cria laços próximos com o dono. Não gosta de ficar sozinho em casa durante muito tempo e gosta de fazer atividades variadas.

O terrier preto tem tendência para suspeitar de estranhos. Mas nunca é agressivo sem motivo, pelo que é um bom cão de guarda.

© Jackie / stock.adobe.com
O enérgico patterdale terrier pode dar-se muito bem com vários dos desportos para cães.

Ter e manter um patterdale terrier

O patterdale terrier é um cão muito ágil e enérgico. Portanto, tratam-se de animais que precisam de fazer muito exercício.

Assim, se estes animais não forem tidos como cães de caça, devem ser estimulados física e mentalmente através de desportos para cães mais adequados, como agility, dog frisbee e mantrailing.

Caso os patterdale terrier não sejam suficientemente ocupados, podem desenvolver problemas comportamentais.

Dinâmicos e cheios de energia: cães que precisam de muita ocupação

Longos passeios: são exatamente o que estes patudos gostam; devem passear pelo menos duas horas por dia. Além disso, são animais que apreciam participar em atividades com os donos, como passeios de bicicleta e/ou jogging.

Devido ao seu tamanho compacto, o fur terrier pode, por princípio, ser tido em apartamento. No entanto, se assim for, este deve ser localizado em zonas rurais e, idealmente, ter um jardim.

O patterdale terrier gosta de cavar

Num jardim, o “patti” pode brincar à sua vontade. Porém, os donos devem ter presente que estes cães adoram cavar – não nos podemos esquecer que a raça foi criada para entrar nas tocas das raposas e dos texugos.

Cuidados e alimentação: monitorizar ouvidos, dentes e pele

O pelo curto deste britânico requer poucos cuidados. No entanto, é recomendável escovar o seu patterdale terrier com regularidade, já que estes cães perdem bastante pelo.

As orelhas deste terrier têm tendência para desenvolver dolorosas infeções. Portanto, devem ser inspecionadas regularmente. Os dentes, as unhas e a pele também precisam de ser monitorizadas com frequência.

É recomendável que o pelo do patterdale terrier seja detalhadamente inspecionado para a presença de parasitas, sobretudo se o patudo fizer trabalho como cão de caça.

Comida de elevada qualidade para o “patti”

Esta raça não é muito exigente no que diz respeito à alimentação. Por outro lado, não tem tendência nem para o excesso de peso nem para alergias alimentares.

No entanto, o patterdale terrier deve alimentar-se de comida de elevada qualidade para que receba todos os nutrientes de que precisa. Trata-se de ração, comida húmida ou uma dieta BARF: tudo depende da preferência do dono.

Saúde: poucas doenças genéticas são conhecidas

O patterdale terrier é um patudo robusto. Tendo em conta que o foco desta raça sempre foi a sua aptidão para trabalhar como cão de caça e não a sua aparência, a sua criação tem sido feita de forma razoável. Portanto, raras são as doenças hereditárias conhecidas.

Ocasionalmente, é observada uma malformação vascular chamada shunt portossistémico.

Esta é uma doença da circulação sanguínea do fígado, congénita ou adquirida, que pode provocar sintomas como estatura pequena e hidropisia.

Também se podem verificar várias doenças de pele e das articulações nesta raça.

Qual a esperança de vida do patterdale terrier?

Esta raça robusta tem uma esperança média de vida relativamente longa: em média, um “patti” pode viver entre doze a 14 anos.

História: corajoso protetor dos rebanhos britânicos

A raça é originária do norte de Inglaterra, remontando as suas origens a 1800. O seu nome deriva da localidade de Patterdale, no Lake District National Park. Viviam, nessa zona, muitas ovelhas, que eram muitas vezes mortas por raposas.

Assim, foi criado um cão de trabalho robusto que podia efetivamente proteger as ovelhas dos predadores. Além da caça às raposas, o fell terrier foi, e continua a ser usado, para caçar texugos, guaxinins e ratazanas.

Raça não reconhecida pela FCI

Por volta de 1978, o patterdale terrier chegou à América, onde é atualmente muito popular. No entanto, o patterdale terrier é muito pouco conhecido fora dos EUA e do Reino Unido.

Portanto, não é uma raça conhecida pela FCI ou pelo KC (The Kennel Club), a confederação dos criadores de cães britânicos. Apenas o UKC (American United Kennel Club) reconheceu o patterdale terrier como raça independente, desde 1995.

Criação e compra: quanto custa um patterdale terrier?

Um cachorro desta raça custa normalmente entre 800 e 1500 euros. Porém, além das ilhas britânicas e dos EUA, o patterdale terrier não é uma raça muito difundida.

Devido à falta de reconhecimento por parte de algumas das maiores associações cinológicas, pode ser difícil encontrar um criador de confiança desta raça.

A única associação que mantém um livro genealógico é a Patterdale Terrier Club of America (PTCA). Existem também alguns criadores de confiança fora dos EUA que estão registados como membros deste clube.

Visita a um canil

Se não fizer questão de adotar um patterdale terrier de pura raça, uma visita ao canil municipal local é recomendável. São muitos os terriers e rafeiros terrier que aguardam por uma segunda chance.

Não é fora do comum os donos dos terriers sentirem-se sobrecarregados pelos seus patudos. Pois os terriers têm tendência para ser teimosos e não propriamente os cães mais obedientes.

Conclusão: cão de trabalho muito motivado para pessoas ativas

O patterdale terrier é um cão de caça altamente motivado e determinado, idealmente tendo como dono um caçador ativo. Tratando-se de um cão de trabalho espirituoso e obstinado, precisa de muito exercício e de atividade.

Pois apenas quando faz atividade física com regularidade é que o “patti” mostra o seu lado dócil e afetuoso em casa.

Bilhete de identidade do patterdale terrier

Características: O patterdale terrier é um pequeno cão de caça que foi criado para caçar raposas e texugos.
Carácter: Obstinado, confiante, inteligente, apaixonado por crianças
Altura ao garrote: 25-38 cm
Peso: 6-12 kg
Pelo: Pelo curto, macio ou áspero Na maioria dos casos o pelo é preto. Mas também se pode encontrar em castanho, castanho-avermelhado e preto e tan, por vezes com marcas brancas
Cuidados com o pelo: Pouco exigentes
Saídas: Adora movimento e precisa de muita atividade
Cão para principiantes: Não
Ladrar: Alerta, ladra muito
Esperança de vida: 12-14 anos
Doenças típicas: Saúde robusta, raros problemas de pele ou nas articulações
Preço: A partir de 800 €
Grupo FCI: Não reconhecido
Origem: Inglaterra

Fontes:


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.