Pointer

cão pointer de perfil em frente a parede

O rei do campo

Este cão atrativo e inteligente é muito popular por todo o mundo. Porém, as suas características de cão de caça – especialmente no campo – fazem do pointer um companheiro exigente. Portanto, é uma raça que pertence nas mãos de especialistas que partilham a sua grande paixão: a caça.

Poderoso e elegante

O pointer irradia também esteticamente a sua paixão pela caça. As suas proporções harmoniosas são evidentes à primeira vista. É um cão musculado e elegante que combina força e agilidade. Quem adora o pointer, ama a estética deste cão, que se move pelo campo com elegância e perseverança. O seu porte dinâmico revela a sua herança dos lebreiros, já que os galgos se encontram entre os seus antepassados.

Durante o rastreio, o pointer inglês levanta o focinho de uma forma apelativa. A sua pelagem é curta e pode apresentar-se nas combinações branco-limão, branco-castanho-fígado, branco-preto, tricolor ou monocolor castanho ou preto. Em todas as variações de cor, a pelagem deve ser lisa e brilhante. Os machos têm uma altura ao garrote de 69 cm e as fêmeas são ligeiramente mais pequenas. Estes cães pesam entre 25 e 30 kg.

Pointer: britânico com raízes espanholas

Embora atualmente seja um cão de caça tipicamente britânico, acredita-se que os seus antepassados eram espanhóis. Chegou à Grã-Bretanha com soldados britânicos. Os antepassados do pointer contribuíram para fazer dele o caçador atrativo e eficaz que é hoje. Estes incluem os velozes galgos, os foxhounds e os tricolors franceses. O pointer é o pioneiro do cão de fila.

Este tipo de cão carateriza-se pelo facto de permanecer imóvel quando deteta a caça. Esta caraterística surgiu provavelmente como uma mutação espontânea em alguns cães, com os quais a criação específica deve ter continuado. Isto também explica o nome de pointer, que deriva do espanhol perro de punta. Este cão é frequentemente utilizado para a caça de aves, tais como os faisões.

Caráter: caçador meigo

Um pointer inglês bem comportado é um cão muito meigo e inteligente. É fiel à sua matilha e afetuoso com as pessoas e com os animais. A convivência com crianças ou gatos é normalmente muito harmoniosa. É preferível que o cão já tenha conhecido gatos e outros animais durante o tempo que passou em casa do criador.

Depois das suas aventuras no campo, este cão sensível gosta dos carinhos dos seus entes queridos. Por conseguinte, um pointer treinado para a caça pode viver perfeitamente bem com uma família. O pointer não é muito territorial e, devido à sua natureza aberta, não é necessariamente um bom cão de guarda. Este cão é guiado pelos desejos do seu cuidador, mas não é submisso. Como é lógico, deve viver dentro de casa e nunca num canil.

© Morev_N / stock.adobe.com

Adestramento abrangente

Basicamente, o pointer é um cão sensível que pode ser facilmente treinado com um treino consequente e suave. É obediente por natureza e, porque é extraordinariamente inteligente, compreende rapidamente o que lhe é pedido. No entanto, os cães bem comportados também têm dificuldade em executar comandos se estiverem a meio da caçada. Por vezes, pode ser difícil chamá-los nestas situações. Não peça ao pointer para fazer algo impossível e, quando o treinar, proceda sempre com grande compreensão. Seja sempre coerente, mas não tente subjugá-lo. Este cão fará sempre o que lhe pedir, mas quer que o trate como um companheiro.

Tenha sempre em mente que o treino só dará frutos se o cão puder satisfazer o seu instinto de caça ou fazer exercício intenso. Um cão de caça com pouca atividade será sempre mais difícil de treinar e procurará outras formas de gastar energia. O ideal é que este cão seja treinado profissionalmente como cão de caça. Se procura treinadores especializados nesta disciplina, certifique-se de que o seu treino se baseia na motivação positiva. Em geral, a consistência e o reforço positivo são a chave para um treino bem sucedido do pointer.

Amante da natureza atlético

Em breve perceberá que a atividade preferida deste cão é a caça. Afinal de contas, ele foi criado para isso durante séculos. Sem a possibilidade de satisfazer este desejo, o pointer dificilmente pode ser utilizado de forma correta. Com alguns exemplares, é possível exercitar a disposição para o trabalho deste cão muito desportivo de formas alternativas. Os desportos caninos tal como o mantrailing ou um treino para cães de resgate podem ser interessantes. O pointer inglês deve ser capaz de desfrutar de passeios prolongados ao ar livre. Os espécimes adultos são ideais como companheiros de jogging, de ciclismo e de equitação. Para além disso, estes animais ativos apreciam a possibilidade de se divertirem num jardim vedado. Isto é especialmente verdade nos casos em que não é possível deixá-los correr ao ar livre.

Pointer: atleta robusto

O pointer é um cão robusto que pode facilmente atingir os 14 anos de idade. Se optar por um pointer de um criador sério, obterá provavelmente um animal com os melhores requisitos para uma vida longa e saudável. É aconselhável discutir os cuidados de saúde com o criador. Por exemplo, para que doenças é que os pais foram testados? Recomenda-se vivamente um exame das ancas dos pais, pois o pointer pode sofrer de displasia da anca. Além disso, pode ser muito sensível ao frio e à humidade e constipar-se facilmente. Se chover, seque-o bem depois de cada saída.

Alimentação do pointer: como encontrar a medida adequada

A alimentação é fundamental para os cães serem saudáveis. Como todas as outras raças de cães, o pointer precisa de uma dieta rica em proteínas com carne como principal componente. Isto ocorre independentemente de decidir alimentá-lo com comida húmida ou ração. Certifique-se de que a carne está no topo da lista de ingredientes e evite alimentos com cereais. A necessidade de energia deste cão está intimamente relacionada com o seu nível de atividade. Para além disso, lembre-se de que as doses diárias recomendadas na embalagem servem apenas como orientação.

Um pointer que não é utilizado para a caça ou para qualquer desporto canino tem tendência a acumular gordura rapidamente. Por conseguinte, verifique o perímetro da cintura e ajuste a sua dieta em conformidade se ele ficar gordo ou magro. É importante que possa descansar após as refeições para evitar uma torção gástrica fatal. Para um cão adulto, a ração diária deve ser dividida em pelo menos duas refeições. Os produtos de mastigação secos e os snacks de higiene dentária são adequados como snacks. Lembre-se de que o seu cão deve ter sempre água fresca à sua disposição.

Pelo fácil de cuidar

O pelo curto do pointer é fácil de cuidar. Escove-o duas vezes por semana com uma escova macia para remover os pelos soltos. Desta forma, terá menos pelos em casa. O banho apenas deve ser dado quando for absolutamente necessário e se a sujidade não puder ser removida com uma escovagem a seco. Se der banho ao seu cão, utilize um champô para cães suave e certifique-se de que ele não se constipa. Examine as orelhas regularmente e limpe-as, se necessário, com um produto de limpeza auricular para evitar a inflamação. Geralmente, o pointer gasta as unhas porque é um cão muito dinâmico, pelo que não será necessário cortar-lhe as unhas. Apenas alguns cães mais velhos podem precisar de ajuda para evitar que as unhas compridas se prendam e se magoem.

pointer branco com manchas pretas no campo © liramaigums / stock.adobe.com

Quem é o cuidador ideal para um pointer?

Este apaixonado pela natureza não se sente em casa num apartamento na cidade. Sendo um cão de caça apaixonado, o seu cuidador ideal é um caçador. Também não é recomendável que qualquer caçador o tenha, pois o pointer foi criado para a caça em campo aberto. Esta raça deve estar nas mãos de especialistas que saibam lidar bem com a sua enorme velocidade e independência. É evidente que o pointer inglês não é adequado para os menos ativos ou para os principiantes.

Um pointer criado como cão de caça pode ser um cão de família ideal porque se dá bem com crianças. Naturalmente, devem ser habituadas a tratar os animais com respeito desde a mais tenra idade. Desta forma, não haverá nada que impeça a sua amizade para toda a vida. Se viver com gatos ou roedores, aconselha-se que o pointer tenha contacto com eles enquanto cachorro, para que os aceite como membros da matilha o mais cedo possível. No entanto, não o deixe sozinho com animais pequenos sem supervisão. É muito benéfico para ele ter a possibilidade de sair para um jardim vedado onde pode correr e farejar à vontade. Devido ao seu instinto de caça nem sempre é possível passeá-lo sem trela. Se não tem a certeza se um cão de caça é adequado para si, é melhor considerar outras raças.

Antes da chegada

Antes da chegada do animal, lembre-se que terá de assumir a responsabilidade por ele durante muitos anos. Isto inclui um grande investimento de tempo e algum dinheiro para os próximos anos. Para além do equipamento de base, terá também de pagar visitas regulares ao veterinário. Além disso, deve calcular o custo de uma alimentação de qualidade e de um seguro de responsabilidade civil para cães. Tenha sempre fundos suficientes para o caso de o seu patudo ficar doente.

Deve também estar preparado para o caso de ficar doente ou de querer ir de férias sem ele. O pointer, com o seu enorme dinamismo, é menos fácil de cuidar do que um pequeno cão de companhia. Pense antecipadamente nas opções que tem para que alguém se encarregue dele. Considere também o tempo que terá de passar diariamente com ele fora de casa. Um pointer precisa de se movimentar pelo menos duas horas por dia, sob a forma de passeios ou de caçadas.

Onde posso encontrar um pointer?

Se quiser comprar um pointer, compre-o a um criador registado. Infelizmente, há sempre ovelhas negras entre os criadores. Não deixe de visitar os cachorros na sua primeira casa e conhecer os pais. Todos parecem saudáveis e equilibrados? O cachorro partirá consigo quando tiver pelo menos oito semanas de idade. Nessa altura, já terá sido desparasitado, vacinado (lembre-se das doses de reforço) e terá todos os seus documentos em ordem. Fale com o criador sobre os seus objetivos de criação e sobre a utilização do pointer inglês para a caça. Fique contente se o criador também lhe fizer perguntas importantes. Isto mostra que ele se preocupa com o bem-estar dos seus pequenos. O pointer não é um cão comum, o que significa que terá de ir longe para procurar um ou esperar muito tempo para o comprar. No entanto, valerá a pena esperar se o seu novo amigo vier de um criador experiente.

Se quiser um pointer adulto, procure-o na Internet, especialmente em associações especializadas neste cão. Estas associações dedicam-se a encontrar novos lares para pointers e mixes. Aqui também pode encontrar misturas provenientes do estrangeiro que podem ser companheiros maravilhosos. Informe-se previamente sobre o caráter do animal e compare-o com a sua própria experiência com cães.

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.