Setter inglês

setter inglês junto de pessoas em competição

Caçador com muito charme

O desportivo setter inglês é bonito, inteligente e também um caçador apaixonado. Se está a equacionar partilhar a vida com um exemplar desta raça, saiba que deve dispor de bastante tempo para aventuras em conjunto na natureza, além de uma sólida base de conhecimentos e de experiência com cães.

Beleza desportiva

O setter inglês é um cão muito desportivo e ativo, algo que é bem evidente: têm um aspeto dinâmico e elegante. Nas brincadeiras pelo campo, as suas orelhas caídas esvoaçam e o animal irradia pura alegria de viver. Enquanto os machos contam com 65-68 centímetros de altura ao garrote, as fêmeas oscilam entre os 61-65 centímetros. Animais de linhagens de trabalho são muitas vezes mais pequenos. Os cães desta raça pesam entre 25 a 30 quilos. De acordo com o padrão de raça, a sua pelagem comprida, sedosa e ligeiramente ondulada pode ser branca com preto, laranja, limão ou fígado. Também existem setter inglês pintalgados, com manchas ou tricolores. No entanto, a cor base é sempre o branco.

De cão de caça a cão de família

Entre os antepassados do setter inglês incluem-se os “cães pássaro”, exemplares de pelo comprido usados para caçar aves já na Idade Média. Os pointers contam-se também entre os antepassados desta raça, influenciados decisivamente pela criação de Sir Edward Laverack no século XIX. Durante décadas, Laverack selecionou os animais mais belos e mais fortes para a sua criação de setter, pela qual ganhou fama. Em 1860, apresentou os primeiros cachorros com o nome setter inglês. De acordo com a tradição, os cães fundadores da raça foram o macho Ponto e a fêmea Old Moll.

O setter inglês é um clássico cão de parar que busca a sua presa a grande velocidade. Assim que este excecional farejador alcança o seu objetivo e tem a presa à vista, indica-o colocando-se em frente do animal e aí permanecendo parado. É esta postura que está na origem do nome setter. Então, o caçador dá a ordem de caça para que o cão afugente o pássaro e o humano o possa matar.

Além do setter inglês, tamém o gordon setter, o setter irlandês vermelho e o setter irlandês vermelho e branco pertencem à família dos setter. Graças à sua beleza e carácter dócil, o setter inglês têm-se vindo a tornar cada vez mais popular como cão de família nos últimos anos. Esta evolução deve ser encarada com cautela, pois características como o instinto de caça e o dinamismo têm vindo a ser encorajadas há séculos e nem sempre poderão ser compatíveis com a vida como cão de família.

Hoje em dia, o setter inglês é especialmente popular nos Estados Unidos da América, em França e na Escandinávia. Na verdade, é mais frequente encontrá-lo em certas regiões do que na sua Grã-Bretanha natal.

Carácter: amigável e social

O setter inglês é um dos cães de caça mais amigáveis. Tratam-se de animais gentis, dóceis e o seu nível de compatibilidade social com pessoas e animais é alto. É por isto que também são indicados como cães de família – desde que possam satisfazer as suas ambições desportivas. Estes patudos, que adoram crianças, são companheiros gentis e pacientes. Muitos setter são eles próprios crianças, adoram brincar e andar por aí com as suas orelhas para cima e para baixo.

Basicamente, uma casa agitada é muito bem-vinda: o setter inglês gosta de visitas e também da companhia de outros cães, além de que pode fazer amizade com gatos se os conhecer como membros do seu grupo. Fora das suas quatro paredes, rapidamente passa de amoroso e sociável a um caçador apaixonado que não deixa escapar nada. Isto também se pode aplicar ao gato do vizinho, por exemplo. Portanto, ao sair com o animal, tenha sempre presente o seu forte instinto de caça.

© Liutauras / stock.adobe.com

Educação para animais sensíveis e inteligentes

Estes cães são inteligentes e divertem-se a aprender, os melhores pré-requisitos para uma educação bem-sucedida. Apesar de toda a sua mansidão, o setter inglês também pode revelar-se obstinado. Então, para que a sua teimosia não prevaleça, este cão de caça precisa de estrutura e de regras claras que o orientem para que se queira adaptar a elas. Da perspetiva do cão, as exceções podem depressa transformar-se na regra. Portanto, ao treinarem o animal, todos os membros da família têm que ser consistentes.

Nunca se esqueça: um setter inglês só é fácil de treinar se tiver feito exercício suficiente. No fundo, se não tiver oportunidades satisfatórias para se mexer e caçar, procurá-las-á por si mesmo. A educação requer uma grande consistência combinada com delicadeza, pois estes cães podem ser muito sensíveis e obstinados. Recomenda-se ter experiência com cães. Informe-se nas escolas para cães da sua área de residência para saber se têm ofertas e experiência adequadas com cães de caça.

Saúde e cuidados: o setter inglês é robusto

O setter inglês é considerada uma raça bastante robusta, vivendo em média entre 11 a 13 anos. Animais com 15 anos não são fora do comum. Ao comprar um destes animais certifique-se de que o faz a um criador sério e de que os progenitores fizeram vários exames. Só dessa forma se minimiza o risco de determinadas doenças, como surdez ou displasia da anca, duas patologias que, em comparação com outras raças, afetam mais os setter inglês.

Estes meigos cães de caça têm também mais probabilidades de desenvolver intolerânica ao glúten e tumores cutâneos. Assegure-se de que o patudo se mantém em forma, sobretudo se se trata de um cão menos ativo ou castrado, pois tendem para o excesso de peso, fator com consequências negativas para as articulações.

O seu pelo sedoso e comprido requer cuidados regulares. Recomendamos escová-lo diariamente para evitar a formação de nós e libertar o pelo de pequenos ramos ou sujidade acumulados durante os passeios. Em relação a dar-lhe banho, só o deve fazer em caso de emergência e usando um champô para cães suave. Regra geral, é suficiente pentear o pelo para eliminar a sujidade. Controle as orelhas caídas regularmente e limpe-as com uma solução auricular especial, se necessário.

Alimentação do setter inglês: a boa forma começa no comedouro

Comida de boa qualidade é uma contribuição importante para a saúde do seu patudo. Independentemente de optar por comida húmida ou ração: fundamental é que a carne seja o ingrediente principal, devendo figurar no topo da lista de ingredientes. Esta é a única forma de oferecer ao seu setter inglês uma proporção equilibrada de proteínas de grande qualidade.

Em relação à quantidade, as recomendações do fabricante são apenas valores de referência. No fundo, tudo depende da constituição e do consumo diário de energia do animal. Portanto, recomenda-se verificar regularmente o peso do cão adulto de modo a contrariar quaisquer aumentos ou perdas de peso. Setter inglês ativos não tendem para a obesidade.

Os cachorros devem ser alimentados três a quatro vezes ao dia, enquanto que no caso dos adultos duas refeições são suficientes. Estes patudos podem ser sensíveis a alterações na dieta, pelo que é muito importante fazer tais mudanças cautelosamente. Sugerimos ir misturando uma quantidade cada vez maior da comida nova com a antiga. E não se esqueça de disponibilizar sempre água fresca ao animal. Quanto a guloseimas, recomendamos snacks para roer ricos em carne e sem açúcar. Snacks que cuidam da higiene oral podem ser uma excelente forma de recompensar o seu patudo de forma saudável.

Atividade para os amantes da natureza

Estes cães são verdadeiros atletas e precisam de muito exercício ao ar livre, todos os dias. O setter inglês adulto é um bom companheiro para correr, andar de bicicleta ou a cavalo. É claro que o melhor seria que o animal pudesse caçar ou, pelo menos, gozar de treino adequado como cão de caça. De resto, experimente desportos para cães com o seu setter: por que não mantrailing, por exemplo? Muitos exemplares da raça também gostam de jogos de buscar e devolver a bola.

No meio de tanta atividade, não se esqueça de fazer pausas para evitar sobrecarregar o patudo. Os mimos e os momentos para descontrair são tão importantes quanto a atividade física. De outra forma, corre o risco de com o tempo o animal estar constantemente sob tensão.

© José 16 / stock.adobe.com

Será o setter inglês o cão certo para mim?

É comum os amantes de cães apaixonarem-se pela meiguice e beleza destes companheiros de quatro patas sem primeiro pensarem nas suas necessidades. É uma pena para estes simpáticos amantes da natureza. Em suma, só deve considerar adotar um setter inglês se for um caçador ou, no mínimo, se gostar de praticar desporto. A sua necessidade de atividade e o gosto pela natureza não devem ser subestimados.

Como já mencionado, o pelo do setter inglês requer também alguns cuidados, pelo que esta raça só é indicada para quem possa passar imenso tempo com o patudo. Não são cães recomendados para donos novatos. Um setter inglês não deve ser tido num apartamento pequeno e muito menos citadino. O ideal é viver numa casa com jardim anexo e vedado. Desta forma, permite ao animal correr e brincar à sua vontade.

Considerações antes de comprar um setter inglês

Ao trazer um setter inglês para sua casa está a responsabilizar-se pela sua vida por muitos anos. Portanto, o melhor é estar ciente das obrigações associadas. Na verdade, as despesas com qualquer cão não se ficam pela compra – e um exemplar de um criador responsável pode ser bem dispendioso, ainda que não exista alternativa. A longo prazo, terá despesas regulares com comida de qualidade, visitas ao veterinário, além do seguro do cão. Pense em quem poderia cuidar do patudo em casos de doença ou de férias. Idealmente, ficaria a cargo de familiares que já conheça. Se planeia férias de caminhadas, o simpático setter inglês é um excelente companheiro de viagem. Além do mais, são já muitos os hotéis que acolhem cães.

Onde posso encontrar o meu setter inglês?

Se procura um cachorro, deve definitivamente dirigir-se a um criador que crie os seus animais com documentação, isto é, certificado de ascendência. Para seu próprio interesse, do bem-estar dos animais e da raça, nunca compre a particulares ou a comerciantes de cães sem documentos. Apenas criadores sérios que pertençam a um clube e se orientem pelas suas diretrizes, lhe dão a oportunidade de ter um setter inglês comprovadamente autêntico. Quanto aos documentos, devem ser emitidos por uma associação de criadores de cães. Fale com os criadores acerca dos seus cuidados médicos e deixe que lhe mostrem os resultados mais relevantes dos antepassados por escrito. No caso do setter inglês, os papéis são acompanhados por um teste de aptidão dos progenitores para a caça. Quem pretende poupar algum dinheiro e compra um cão sem documentação acaba por pagá-lo mais tarde, pois nem os cachorros contam com uma socialização completa nem os pais eram apropriados para a criação em termos de carácter e de saúde.

Se, pelo contrário, procura um cão adulto, faz sentido contactar associações das raças setter ou de cães de caça. É comum estes clubes terem setter puros ou rafeiros e apresentá-los nas redes sociais. Muitas vezes, os donos anteriores subestimaram a necessidade de exercício destes cães tão desportistas. Podem simplesmente ter-se deixado encantar pela beleza e bondade sem lhe poderem oferecer uma vida adequada à espécie. Estes cães “em segunda mão” podem ser companheiros desafiantes mas, ao mesmo tempo, muito enriquecedores. Informe-se o suficiente acerca do historial do animal e conheça-o melhor dando um passeio juntos. Assim, têm a chance de se avaliar um ao outro antes de tomar uma decisão.

Desejamos-lhe uma vida repleta de aventuras na companhia do seu setter inglês!

Os nossos artigos mais relevantes
9 min

Beagle

Os Beagle são cães ativos, corajosos e bastante inteligentes. Neste artigo encontra tudo o que precisa saber sobre esta popular raça de cães.