Sheepadoodle
© Logan / stock.adobe.com
O sheepadoodle é um cão oriundo do cruzamento entre um caniche e um bobtail (ou old english sheepdog). Existem nomes alternativos para estes raros cães híbridos, como bobbydoodle, sheeppoo und sheepdogpoo. O facto de serem mais parecidos, em termos de aparência, com um caniche ou com um bobtail é puro acaso, sendo impossível de prever enquanto cachorros.
Sumário
- Aspeto: mistura entre caniche e bobtail
- Carácter: como é o sheepadoodle em termos de personalidade?
- Ter e ocupar um sheepadoodle: desporto
- Cuidados e alimentação: o que ter em mente?
- Saúde: risco de doenças hereditárias
- História: cão híbrido dos EUA
- Compra: quanto custa um sheepadoodle?
- Conclusão: uma surpresa em forma de quatro patas
- Bilhete de identidade do sheepadoodle
Aspeto: mistura entre caniche e bobtail
O sheepadoodle pertence à categoria dos chamados cães híbridos. Os progenitores destes cães são o caniche de pura raça e um bobtail (ou old english sheepdog) também de pura raça.
O sheepadoodle não deve ser confundido com o shepadoodle, uma mistura entre um caniche e um pastor alemão.
O seu aspeto depende de qual das raças prevalece mais. Por exemplo, o pelo pode ser encaracolado como o de um caniche, mas também suave e exuberante e com uma densa camada interna de pelo, como o do bobtail.
Tamanho e peso dos sheepadoodles
As cores típicas do pelo destes cães são o preto, o castanho, o cinzento, o apricot e o branco. Também podem nascer cães bicolores. Sheepadoodles pretos e brancos, que fazem lembrar pandas, são especialmente populares.
Relativamente ao tamanho e ao peso do sheepadoodle, é algo que depende da variante de caniche usada para criação.
O maior caniche, o caniche grande/gigante, é o mais usado. Neste caso, os cães alcançam uma altura ao garrote entre os 40 e o 55 centímetros e pesam entre 18 e 30 quilos.
Variante de caniche determina o tamanho dos sheepadoodles
O sheepadoodle médio é criado através do cruzamento entre um bobtail e um caniche médio. Normalmente, cresce no máximo até aos 50 centímetros e pesa entre onze e 20 quilos.
Especialmente nos EUA, os caniche miniatura estão a ser cada vez mais usados para criar sheepadoodles, de forma a obterem-se cães ainda mais pequenos.
Fofo como um ursinho de peluche
O físico do sheepadoodle deve ser forte e bem proporcionado. As suas orelhas são tombadas ou frouxas e escuras. Os olhos raramente são azuis ou de duas cores.
A cabeça tanto pode ser extensa e angular, como a do bobtail, como estreita e oval, como a do caniche. O seu pelo macio e a sua amigável expressão facial fazem este patudo parecer um ursinho de peluche.
Carácter: como é o sheepadoodle em termos de personalidade?
À semelhança da sua aparência, também o carácter do sheepadoodle é difícil de prever. Portanto, a sua personalidade depende dos genes que prevalecem.
O caniche é considerado um cão sociável, dócil e fácil de treinar. É por este motivo que esta raça é frequentemente usada para criar designer dogs, como o sheepadoodle, o labradoodle, o goldendoodle, o cavapoo e muitos outros.
O melhor dos dois mundos?
Em comparação com o caniche, o old english sheepdog pode ser um pouco mais teimoso, independente e temperamental.
Como um vigilante pastor alemão, o bobtail exibe um inato instinto de cão pastor. Esta é uma característica que deve ser orientada na direção certa, através de medidas de treino consistentes.
No entanto, o facto de o sheepadoodle herdar o temperamento do caniche ou do bobtail é puro acaso.
Meigo cão de família
Geralmente, o sheepadoodle é descrito como um patudo meigo e brincalhão. Portanto, graças à sua meiguice e paciência, pode ser tido por famílias com crianças.
Além disso, com a socialização apropriada, os cães desta raça dão-se bem tanto com outros cães como com gatos.
Ter e ocupar um sheepadoodle: desporto
O sheepadoodle é um cão ágil e desportivo com um grande desejo de movimento. Idealmente, deve ser tido numa casa com jardim. No entanto, se for suficientemente estimulado e ocupado, também é possível tê-lo num apartamento.
É necessário exercitar um sheepadoodle da forma mais adequada para a raça. Então, os desportos para cães, como agility ou obedience, são uma boa possibilidade. Mas também atividades de seguir pistas e jogos de busca são bons para manter ocupado este cão híbrido, trabalhador e inteligente. O treino como cão de assistência ou cão de terapia também é possível.
O exercício mental e físico é especialmente importante para exemplares com um forte instinto de pastoreio.
Sheepadoodle: indicado para quem sofre de alergias?
Tendo em conta que o sheepadoodle é fruto do cruzamento com um caniche, é possível que este designer dog possa ser tido por pessoas que sofram de alergias.
Pois o caniche é um cão que perde muito pouco pelo ou células mortas, o que é vantajoso. Porém, os alérgenos também podem ser encontrados na saliva e na urina do cão, pelo que uma reação alérgica não pode ser descartada.
Assim, se é alérgico a cães e quer ter um sheepadoodle, deve testar-se exaustivamente antes de comprar um destes cães.
Cuidados e alimentação: o que ter em mente?
A quantidade de comida que o sheepadoodle precisa depende do seu tamanho, idade e nível de atividade. É recomendável dividir a dose diária total em várias porções para evitar problemas digestivos.
Cuidado com a torção gástrica
Para prevenir a torção gástrica, uma doença potencialmente fatal, o animal não deve, então, ser alimentado antes de ir passear ou de um momento de brincadeiras. Porque os sheepadoodle, tal como os seus progenitores, o caniche e o bobtail, contam com um risco acrescido de sofrerem de torção gástrica.
Cuidados com o pelo: complexos
Cuidar do pelo de um sheepadoodle é uma tarefa demorada. Assim, o seu pelo deve ser escovado duas a três vezes por semana para não emaranhar.
Para que o pelo seja cortado profissionalmente, as visitas ao cabeleireiro para cães são necessários a cada seis a oito semanas. O pelo em redor dos olhos, orelhas e patas deve ser cuidadosamente cortado para evitar infeções ou outros problemas de saúde.
Em alternativa, os donos podem aprender a cortar o pelo seu patudo.
Saúde: risco de doenças hereditárias
Tendo em conta que os cães híbridos, como o sheepadoodle, não são oficialmente reconhecidos por associações de criadores, não existem diretrizes obrigatórias na criação. Os progenitores não têm que ser testados para determinadas doenças e ser excluídos da criação.
Portanto, isto pode aumentar o risco de o seu patudo desenvolver uma doença hereditária ao longo da vida. Displasia da anca, atrofia progressiva da retina e cataratas contam-se entre as doenças mais comuns neste cão híbrido.
Mas as possibilidades de doença não se ficam por aí. Também podem verificar-se cistinúria (uma doença metabólica), epilepsia e a mutação do gene MDR1.
Qual a esperança de vida do sheepadoodle?
A esperança média de vida do sheepadoodle é bastante elevada para um cão deste porte (médio a grande). Situa-se, portanto, entre os 12 e os 15 anos.
História: cão híbrido dos EUA
As raízes dos sheepadoodle remontam aos anos 1960. Nessa altura, o Exército dos EUA tentou criar cães sociáveis, inteligentes e leais para o exército, criando seletivamente caniches e bobtails.
Desde 2007, aproximadamente, este cão híbrido também tem sido criado por particulares e vendido a entusiastas da raça. Cerca de dez anos mais tarde, este designer dog afirmou-se no mercado. Desde aí que se tem vindo a tornar cada vez mais popular na América e na Europa. Porém, não é tão comum quanto outras misturas de caniche.
Os sheepadoodle não são usados para acasalar
Os sheepadoodle ainda não foram reconhecidos por associações internacionais de criação. Porque, rigorosamente falando, tratam-se de uma raça híbrida, não de uma raça independente. Então, durante a criação, um caniche e um bobtail são sempre acasalados juntos.
Assim, os cães criados desta forma não são, geralmente, usados em futuras criações.
Designer dogs: populares, mas também criticados
Cães híbridos, como o sheepadoodle, são populares, pois é suposto combinarem as melhores características dos dois cães de raça. Mas também são alvo de críticas.
Os especialistas criticam o facto de o carácter do cachorro ser muito difícil de prever. Porque a hereditariedade das características desejadas não pode ser forçada.
Além disso, não existem regras específicas de criação, como, por exemplo, a obrigatoriedade de determinados exames médicos aos progenitores.
Compra: quanto custa um sheepadoodle?
O sheepadoodle ainda não está tão disseminado quanto outros cães híbridos, como o maltipoo ou o cockapoo. Então, se quer adicionar esta mistura de caniche com bobtail à sua família, prepare-se para procurar durante algum tempo ou percorrer bastantes quilómetros.
O preço para um cachorro situa-se normalmente entre os 1000 e os 3500 euros.
Portanto, já que não existem critérios definidos para a criação dos sheepadoodle, os interessados devem observar cuidadosamente os progenitores do seu cachorro: os pais são saudáveis? Como é que se comportam? Além disso, os futuros donos devem colocar todas as questões que tiverem aos criadores.
Conclusão: uma surpresa em forma de quatro patas
O amigável e receptivo sheepadoodle dá-se bem a viver com famílias, mas também com casais e pessoas sozinhas, desde que adetos do desporto. No entanto, os fãs desta bola de pelo devem ter noção de que estão a levar para casa uma verdadeira surpresa.
Portanto, a forma como o cachorro se irá desenvolver, teimoso como um bobtail ou flexível como um caniche, só se revelará com o tempo.
Bilhete de identidade do sheepadoodle
Características: | O sheepadoodle é uma mistura entre um caniche e um bobtail. É um cão híbrido e não uma raça independente. |
Carácter: | Inteligente, brincalhão, atento, dócil |
Altura ao garrote: | Até cerca de 55 cm |
Peso: | Até cerca de 30 kg |
Pelo: | Macio ou encaracolado, com ou sem subcamada de pelo Relativamente às cores: preto, castanho, cinzento, apricot ou branco; monocromático ou bicolor |
Cuidados com o pelo: | Elevados |
Necessidade de saídas: | Precisa de muita ocupação e gosta de se movimentar |
Cão para principiantes: | Sim |
Latido: | Ladra moderadamente |
Esperança média de vida: | 12-15 anos |
Doenças típicas: | Displasia da anca, cataratas, epilepsia, atrofia progressiva da retina |
Preço: | A partir dos 1000 € |
Grupo FCI: | Não reconhecido |
Necessidade de exercício: | Elevada |
Origem: | EUA |
Fontes: