Weimaraner
© DragoNika / stock.adobe.com
O Weimaraner é muito provavelmente a mais antiga raça de cães de aponte da Alemanha e é até hoje um versátil cão de caça. No entanto, estes fantásticos cães muito populares entre caçadores estão a conquistar o coração donos não caçadores. Mas atenção, um Weimaraner só vive bem como cão de família se fizer muito exercício!
Sumário
- Aparência: um corpo delgado, musculoso e harmonioso
- Personalidade: um caçador elegante
- Dia-a-dia com um Weimaraner
- Cuidados a ter com um Weimaraner
- Alimentação: a dieta certa para um Weimaraner
- Saúde: doenças típicas dos Weimaraner
- Criação de Weimaraners na Alemanha e Portugal
- Comprar um Weimaraner: fuja de criadores de vão de escada
- História: A mais antiga raça de cães de aponte da Alemanha
Aparência: um corpo delgado, musculoso e harmonioso
Os Weimaraner não encantam apenas os caçadores. O coração de muitos amantes de cães bate mais depressa quando vê o inconfundível Weimaraner. O pelo cinzento prateado, raro no mundo canino, e os expressivos olhos cor de âmbar não deixam ninguém indiferente.
Mas os encantos do Weimaraner também se estendem ao corpo esbelto, musculoso e harmonioso. A cabeça proporcional ao corpo, é ladeada por orelhas largas, longas e arredondadas na ponta, dando a estes patudos uma postura altiva e nobre.
Qual o tamanho de um Weimaraner adulto?
Os cães Weimaraner são considerados de porte grande. A altura dos Weimaraner macho adultos na cernelha varia entre 60 e 70 centímetros. Em termos de peso, estes cães atingem entre 30 e 40 quilos. As fêmeas são ligeiramente menores e mais leves do que os machos.
Cor e textura do pelo
O pelo do Weimaraner é cinzento, mas pode apresentar diversas tonalidades, desde prata, corça ou rato. O padrão oficial da raça permite que existam pequenas manchas brancas no peito e nas patas, mas regra geral estes cães têm apenas uma cor.
A FCI (Federação Cinológica Internacional) reconhece Weimaraners de pelo curto e pelo longo. No entanto, os cães de pelo longo não eram populares e por isso são raros.
Personalidade
Personalidade: um caçador elegante
A cidade de Weimar, antiga capital do Grão Ducado com o mesmo nome, é considerada o berço desta raça de cães. Os nobres de Weimar valorizaram, desde o início do século 19, a enorme versatilidade e capacidades de caça destes elegantes cães cinzentos. Assim, os Weimaraner tornaram-se populares companheiros de nobres e caçadores. Entre as características dos Weimaraner que mais agradavam aos nobres de Weimar estão a enorme resistência física e aptidão para a caça destes cães. Além disso, estes patudos têm um instinto de proteção e guarda dos donos que não deve ser menosprezado.
Cães de caça com excelentes capacidades
A criação de Weimaraners hoje em dia continua muito direcionada para a caça, especialmente na Alemanha. E mesmo o padrão oficial da raça da FCI descreve o Weimaraner como cães perseverantes, com um excelente faro e perfeitamente capazes de capturar a caça ou animais selvagens. Além disso, têm especial inclinação para trabalhar com os donos após o disparo do tiro.
O padrão da raça também destaca a versatilidade, autocontrole e facilidade de treino como características essenciais nestes patudos. Os patudos que não consigam demonstrar estas capacidades num teste de desempenho são excluídos da procriação.
O Weimaraner é um bom cão de família?
Em países como os EUA, Reino Unido e Canadá, os Weimaraner não são apenas cães de caça, são também cães de resgate, de terapia e de apoio à polícia. Além disso, são cada vez mais as famílias que decidem ter um Weimaraner. No entanto, ter um destes cães em casa gera alguma controvérsia dado o seu enorme instinto de caça. Vamos então ver os prós e contra de ter um Weimaraner na família.
Prós e contra
Quem defende que o Weimaraner só tem uma vida adequada com um caçador argumenta que estes patudos só reconhecem autoridade ao dono a quem devotam o seu afeto. Nesta perspetiva, os outros membros da família são secundários para o Weimaraner. Quem considera que os cães desta raça são também excelentes cães de família sublinha que os Weimaraner desenvolvem laços de afeto com toda a família e que têm uma enorme vontade de aprender. Assim, os Weimaraner são sensíveis, leais e obedientes e como tal bons companheiros para uma família.
Provavelmente, as duas posições têm um fundo de verdade. No entanto, certo é que os Weimaraner são cães exigentes com uma enorme necessidade de fazer exercício e atividades com o dono. Assim, quem tiver um destes patudos deve ter bastante experiência em criar e educar patudos e naturalmente respeitar e atender às suas necessidades.
Dia-a-dia do Weimaraner
Dia-a-dia com um Weimaraner
Como mencionado acima, as opiniões sobre a melhor forma de manter um destes patudos varia. Enquanto algumas pessoas consideram que só um caçador proporciona as condições de vida adequadas aos Weimaraner, outras acham que estes cães também podem viver com uma família de não-caçadores.
Seja como for, a verdade é que estes não são cães fáceis. Por exemplo, o Weimaraner necessita de ter atividades a que se possa dedicar por completo. Além disso, sendo um cão de caça por definição, o Weimaraner tem capacidade de tomar decisões por si e é muito inteligente. Assim, é essencial dar-lhe uma educação firme, consistente e afetuosa desde o início. É também fundamental manter um Weimaraner ocupado diariamente com atividades que vão de encontro às suas necessidades e características.
Desportos e atividades que substituem a caça
As tarefas mais adequadas para estes cães estão, naturalmente, relacionadas com a caça. No entanto, com o declínio da caça, desenvolveram-se atividades alternativas para estes patudos. Assim, em vários países surgiram desportos caninos e atividades de treino que vão de encontro às necessidades dos patudos. Atividades como o mantrailing ou um treino para cão de resgate são excelentes alternativas para um Weimaraner
Ao escolher uma atividade para o seu Weimaraner, o importante é que ele a possa desempenhar todos os dias e que envolva não só desafios físicos como também mentais. Lembre-se que um Weimaraner entediado pode tornar-se rapidamente num problema sério. Por outro lado, ao estimular corretamente o seu patudo, encontra no Weimaraner um companheiro leal, obediente e afetuoso para a vida.
Cuidados
Cuidados a ter com um Weimaraner
Contrariamente às enormes necessidades de estimulação física e intelectual que estes cães precisam, cuidar de um Weimaraner é muito simples. Por exemplo, o pelo curto destes patudos é extremamente fácil de cuidar. Assim, para que o pelo se mantenha bonito e brilhante, escove o seu patudo uma a duas vezes por semana. Além disso, raramente estes patudos precisam de tomar banho. Naturalmente, se o seu Weimaraner tiver o pelo comprido, terá de dedicar mais tempo aos cuidados.
Cães com orelhas descaídas têm maior tendência a desenvolver infeções ou inflamações nos ouvidos. Assim, para evitar doenças, levante regularmente as orelhas longas e descaídas do seu Weimaraner e verifique e limpe os ouvidos.
Alimentação
Alimentação: a dieta certa para um Weimaraner
Felizmente é possível reduzir o risco de doenças do aparelho esquelético e de torção do estômago através de uma dieta saudável e adequada às necessidades dos cães.
Para evitar problemas musculo-esqueléticos em adulto, tenha especial cuidado com a alimentação do seu Weimaraner cachorro. Assim, ajuste a quantidade de calorias da alimentação do seu cachorrinho às suas necessidades reais. Lembre-se que se o patudo ingerir calorias a mais, o aparelho esquelético não se desenvolve ao mesmo ritmo que o corpo causando problemas nas articulações em cães adultos. Além disso, certifique-se que o seu cachorro ingere a proporção necessária de fosforo e cálcio para que os ossos desenvolvam fortes.
Para evitar a torção do estômago divida a porção indicada de ração diária em várias refeições. Além disso, certifique-se que o seu patudo descansa depois de comer. Exercício físico intenso após as refeições aumenta significativamente a possibilidade do aparecimento de uma torção do estômago.
Saúde
Saúde: doenças típicas dos Weimaraner
Um cachorro desta raça que venha de um criador devidamente credenciado tem grandes hipóteses de viver uma vida longa e saudável. Isto deve-se ao facto de que para ser aceite numa associação oficial, um criador tem que cumprir critérios rigorosos de criação. Por exemplo, os criadores têm que realizar exames oftalmológicos e radiografias a várias articulações aos cães progenitores. Assim, evitam que as ninhadas apresentem doenças hereditárias.
No entanto, a saúde do seu Weimaraner não depende apenas da predisposição genética. Uma alimentação ou condições de vida desadequadas também podem originar o aparecimento de doenças.
Entre as doenças mais comuns dos Weimaraner está a displasia da anca, apesar de ser uma doença genética. Estes patudos também podem desenvolver doenças oculares e inflamações nos ouvidos. Além disso, os Weimaraner também apresentam alguma tendência a desenvolver epilepsia e a temida torção do estomago, um problema comum em cães de raças grandes, mas mais comum entre os Weimaraners.
Criação
Criação de Weimaraners na Alemanha e Portugal
Apesar dos Weimaraners serem originários da Alemanha, o número de criadores alemães desta raça está a diminuir. Isto deve-se aos requisitos de criação que neste a país são extremamente exigentes. Além disso, na Alemanha os Weimaraner só podem ser vendidos a caçadores. O declínio desta atividade naturalmente reduz a procura destes patudos e muitos criadores optaram por se dedicarem a outras raças.
No entanto, em outros países a criação de Weimaraners está bastante bem, pois estes patudos não precisam de ter donos caçadores. Em Portugal encontra diversos criadores dedicados aos Weimaraner. Para ter a certeza que está a lidar com um criador sério, contate o Clube Português de Canicultura, onde lhe dão as informações que necessitar.
Comprar um Weimaraner: fuja de criadores de vão de escada
Dado que a popularidade dos Weimaraner está a aumentar, é natural que supostos criadores tentem aproveitar a situação. Assim, não se deixe levar por anúncios na internet com fotografias de fofinhos Weimaraner bebés a preços baixos. Na maior parte das vezes as pechinchas saem muito caras, pois os patudos não receberam os cuidados adequados. Nesses casos, é comum os patudos apresentarem doenças cardíacas e articulares devido a cruzamentos endogâmicos. A falta de uma boa socialização inicial, que qualquer criador sério faz, pode também gerar problemas comportamentais, como nervosismo ou agressividade que além fazerem com que gaste muito dinheiro, também impedem que tenha uma relação feliz com o seu patudo.
A importância do criador
Só encontra Weimaraners saudáveis, fortes e genuínos se falar com criadores sérios e certificados, visto que estes são obrigados a seguir os critérios de criação definidos internacionalmente pela FCI.
Claro que comprar o seu patudo a um destes criadores é mais complicado do que responder a um anúncio na internet. Por exemplo, um criador sério geralmente tem uma lista de espera para as suas ninhadas e muitas vezes vive longe, o que implica algumas deslocações para conhecer o seu futuro amigo. É igualmente provável que o criador lhe faça algumas perguntas sobre as suas condições de vida. Esta é uma prática comum e desejável, já que o criador está a tentar certificar-se que encontra o melhor lar possível para os seus cachorros.
Apesar das distâncias, não abdique de visitar o criador e ver as condições em que vivem os cães. Certifique-se também que o criador dá as vacinas na altura certa e que o seu cachorrinho está desparasitado. Por fim, aproveite a visita ao criador para aprender mais sobre a raça. Geralmente, os criadores têm informações práticas muito importantes e ficam satisfeitos em poderem partilhar o que sabem com futuros donos. Tire também dúvidas que tenha em relação à alimentação ou educação do seu patudo.
História: A mais antiga raça de cães de aponte da Alemanha
A origem e desenvolvimento desta raça não é totalmente clara. Pensa-se que diversas raças de cães, como por exemplo Bloodhound, Pointer Inglês ou Braco alemão de pelo curto contribuíram para o surgimento do Weimaraner. No entanto, a única certeza que existe é que cães Weimaraner viviam e foram criados em Weimar no início do século 19. Estes elegantes cães tornaram-se especialmente famosos por fazerem parte da corte do Grão-Duque Karl August de Saxe-Weimar-Eisenach.
Desenvolvimento da raça
A criação sistemática e planeada desta raça começou por volta de 1890. A Associação para a criação do Weimaraner (Vereins zur Reinzucht des silbergrauen Weimaraner-Vorstehhundes), fundada em 1897, implantou normas para a criação uniforme desta raça, que é pura desde o início do registo no livro genealógico ou livro de origens. Isto significa que esta raça não foi cruzada com nenhuma outra desde então, e é a raça de cães de aponte mais antiga da Alemanha.