Caspa nos cães This article is verified by a vet

cão de pelo preto com caspa no pelo

Identifica-se a caspa nos cães através dos pontos brancos no seu pelo.

O seu cão tem caspa no pelo e não sabe o que fazer para se livrar dos pequenos pontos brancos? Leia este artigo e saiba quais as raças caninas mais afetadas pela caspa nos cães e o que pode fazer contra este problema.

Sintomas: quais os sinais de caspa nos cães?

A caspa identifica-se como um conjunto células da pele, brancas e pequenas, na pele do cão. Rigorosamente falando, a caspa é apenas um sinal de que algo não está bem.

Portanto, a caspa é habitualmente acompanhada por outros sinais clínicos de doença:

  • Pelo frágil, baço ou oleoso
  • Perda de pelo circular ou simétrica (alopecia)
  • Fadiga
  • Pele avermelhada, espessada e escamosa
  • Pele hiperpigmentada (hiperpigmentação)
  • Formação de crostas
  • Comichão (prurido) é outro sintoma comum. No entanto, não se verifica necessariamente

Locais prediletos: quais as áreas onde a caspa nos cães ocorre com mais frequência?

Se a caspa estiver distribuída por todo o corpo do cão, os veterinários referem-se à “forma generalizada”. No entanto, se apenas uma área da pele for afetada pela caspa, fala-se da “forma localizada”.

É muito frequente os cães terem caspa na zona da raiz da cauda. Além disso, as áreas afetadas podem constituir uma pista importante para a causa subjacente. Portanto, caspa no pelo das orelhas e da cabeça é típica de uma infestação por ácaros.

Diagnóstico: como se identifica a caspa nos cães?

Deve consultar o veterinário o mais tardar quando observar o seu cão a coçar as orelhas descontroladamente ou quando os primeiros tufos de pelo caírem. O veterinário irá, então, analisar o estado de saúde atual do seu patudo com o objetivo de descobrir a causa para a caspa.

Para tal, a sua ajuda é fundamental. Pois informação importante, como a alimentação ou a administração de medicação, é útil para o diagnóstico.

Com uma fita adesiva, o veterinário pressiona, várias vezes, uma tira do comprimento de uma lâmina de microscópio no pelo escamoso do animal. A caspa fica colada, permitindo ao médico examiná-la sob o microscópio. Este exame é, portanto, usado para detetar ácaros ou piolhos.

Com a ajuda de um bisturi, o veterinário também pode cuidadosamente remover um pedaço de pele. Então, de seguida, avalia-o sob o microscópio.

Trate-se de uma alergia, de infestação parasitária ou distúrbio hormonal – uma análise ao sangue pode fornecer informação importante acerca da causa subjacente.

dálmata com caspa a ser escovado © Osterland / stock.adobe.com
Massaje a pele do seu patudo e está a promover a circulação sanguínea.

Tratamento: como se trata este problema de pele?

O seu cão tem caspa e quer livrar-se desta situação tão incómoda? No âmbito da terapêutica sintomática, é importante atenuar os sintomas visíveis.

É possível consegui-lo com o auxílio de champô para cães, desengordurante e hidratante. Massaje bem o champô para soltar as células mortas da pele.

Também pode fortalecer a pele o pelo do seu patudo administrando-lhe suplementos alimentares especiais com substâncias como biotina ou ácido fólico.

Para se livrar da caspa a longo prazo, também é necessário resolver o problema de base.

Combater uma infestação parasitária

Então, uma infestação parasitária, por exemplo, requer a administração de antiparasitários especiais, como moxidectina. Portanto, para combater a praga com sucesso, também deve tratar todos os outros habitantes de quatro patas da casa.

Duas semanas após o tratamento, é importante averiguar o sucesso do tratamento através de novo exame parasitário.

Tratar um distúrbio hormonal

As doenças hormonais, como o hipertireoidismo ou outros distúrbios metabólicos, requerem, normalmente, a administração de fármacos especiais.

Causas: o que pode despoletar a caspa nos cães?

As causas mais comuns para a caspa nos cães são inofensivas:

  • Não só a humidade e o frio no inverno, mas também a muda do pelo podem provocar caspa nos cães.
  • banho com demasiada frequência ao seu cão? Então, a pele pode ficar seca, o que aumenta as possibilidades de formação de caspa.
  • A idade do seu cão também tem influência na saúde da pele. Portanto, os cães seniores têm caspa mais frequentemente.

Porém, por vezes, os indesejados depósitos de pele vão muito além disso. Porque, além destas razões inofensivas e idiopáticas – ou seja, desconhecidas – existem inúmeras doenças que podem causar caspa nos cães:

Causa Caracterização
Alergia e Dermatite atópica canina A inflamação da pele (dermatite) nos cães é muitas vezes causada por uma alergia. Se consistir numa reação a alérgenos ambientais, como ao pó doméstico ou ao pólen, os veterinários referem-se a esta como atópica.
Doenças infeciosas As infeções bacterianas e os vírus podem agravar a qualidade da pele.
Infestação parasitária Tratem-se de ácaros, carraças ou pulgas – são muitos os ectoparasitas que podem causar caspa no pelo do seu cão.
Infeção fúngica As dermatofitoses ou dermatomicoses são uma causa comum para a caspa nos cães. Estes incluem os fungos Malassezia ou o hifomiceto Microsporum.
Seborreia Como distúrbio hereditário da formação da pele, a seborreia provoca casos de caspa graves mesmo em cachorros. As seguintes raças são especialmente afetadas por esta doença hereditária: basset hound, cocker spaniel, springer spaniel inglês, setter inglês, labrador retriever e west highland white terrier.
Stress Se o seu cão estiver stressado ou com depressão: são dois fatores que podem provocar caspa.
Distúrbios metabólicos A pele é o maior órgão do corpo do seu cão e está ligado a muitos outros órgãos. Portanto, se outro órgão estiver doente, como os rins ou a tiroide, isto pode ter impacto na qualidade da pele.
cão com caspa a ser lavado com champô © filmbildfabrik / stock.adobe.com
Os cuidados com o pelo são essenciais em casos de caspa – mas o champô deve ser adaptado à pele do seu cão.

Prevenção: como evitar este problema

Então, se quer que o pelo do seu cão a brilhar e a sua pele saudável, deve seguir os próximos conselhos:

  • Dê banho ao seu cão apenas quando for absolutamente necessário.
  • Opte por uma alimentação equilibrada e apropriada à espécie.
  • Leve o seu cão regularmente ao veterinário. Assim, é possível detetar doenças e parasitas precocemente.
  • Previna ectoparasitas usando repelentes contra parasitas (spot-on ou coleira).
  • Mantenha hábitos regulares de cuidados com a pele.

Pode encontrar os produtos ideais, como escovas para cães, na loja online da zooplus.

Fontes:


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes
12 min

Castração de cães

A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?