- Magazine
- Cães
- Saúde do cão e cuidados
-
Constipações nos cães
© 135pixels / stock.adobe.com
Tempo frio e húmido, flutuações constantes da temperatura… Certos meses em Portugal põem à prova o sistema imunitário de humanos e animais. Na verdade, muitos donos já terão visto os efeitos das constipações nos cães.
Quais os sintomas típicos de constipação nos cães?
Se o nariz pinga, a comida é recusada e o patudo ignora as palavras mágicas “Vamos à rua!”, é certo que está doente. Outros sintomas das constipações nos cães são:
- Mucosas avermelhadas
- Fadiga pouco habitual
- Espirros frequentes
- Corrimento nasal
- Tosse (possibilidade)
- Evolução para febre (em alguns casos)
Como ajudar o seu cão em caso de constipação?
- Dê ao seu patudo alguns dias de descanso. Façam pequenos passeios para apanharem um pouco de ar fresco. Depois, já em casa, seque bem o pelo do animal.
- É muito importante para os cães adoentados manterem-se quentes. Use, por exemplo, uma luz vermelha: 10 minutos por sessão são suficientes. Esteja ao lado do patudo nestes momentos, pois os cães devem estar a meio metro de distância da luz, no mínimo.
- Certifique-se de que o cão ingere líquidos em quantidade suficiente. Se se recusar a beber, enriqueça a ração com mais água.
- Meça a temperatura do cão. A temperatura normal normal oscila entre 38 a 39 graus. Então, para facilitar a inserção no reto, humedeça o termómetro com vaselina e insira-o delicadamente. Se a temperatura estiver acima dos 39 graus, deve consultar o veterinário.
- Se o seu patudo não tiver febre e apenas manifestar cansaço, os remédios homeopáticos podem facilitar o processo de recuperação, além de fortalecerem o sistema imunitário. Porém, se a constipação do cão não passar ao fim de três dias, vá ao veterinário.
- Quando se trata de cachorros e cães idosos deve dirigir-se ao veterinário, seja qual for o sintoma apresentado. O sistema imunitário destes animais é mais fraco e é comum precisarem de cuidados médicos.
Saiba o que evitar se o seu patudo estiver constipado
- Dar-lhe medicamentos criados para pessoas.
- O contacto próximo com outros cães, pois o risco de infeção é bastante elevado!
Desejamos ao seu patudo uma recuperação bem rápida!
Os nossos artigos mais relevantes
Leia este artigo e fique a conhecer os principais sintomas e causas da prisão de ventre nos cães. Descubra também como evitar este problema.
A castração constitui um procedimento de rotina na medicina veterinária – mas será sempre recomendada? Qual a diferença entre castração e esterilização?
A lagarta do pinheiro pode ser fatal caso o seu cão entre em contacto com ela. Saiba como reconhecer os sintomas, o que deve fazer e como prevenir.