Dog sitter
© Tatyana Gladskih / stock.adobe.com
Ter um cão é sinónimo de responsabilidade. Antes da integração de um novo membro na família é necessário deixar claro o tempo, dedicação e cuidados que lhe poderão ser dados. Trabalha fora de casa e não tem familiares ou vizinhos que possam tomar conta do animal durante as horas de expediente? Aqui a solução pode passar por deixar o cão num canil ou num centro de dia para cães.
Sumário
É verdade – deixar o seu cão ao cuidado de um estranho pode ser duro, mas a verdade é que já muitos profissionais oferecem os seus serviços como cuidadores de cães, dogsitter. O dogsitting já se encontra disponível em praticamente todas as grandes cidades. Podemos comparar os centros de dia para cães com os infantários para crianças – o seu companheiro de quatro patas é deixado no centro pela manhã e é combinada uma hora para o ir buscar à tarde. Existem também os dogsitters, que recolhem e entregam o animal a uma hora previamente acordada.
Os dogsitters são bastante concorridos em épocas festivas. Se pretende encontrar um local confortável para o seu cão durante a época alta, o melhor é contactar o dogsitter o quanto antes!
Como escolher um dogsitter?
- Qual a primeira impressão que teve do dogsitter?
- Como se relaciona com o animal?
- Imagina-se a deixar o seu cão ao cuidado do dogsitter?
- Que experiências passadas com animais pode pôr em prática com o seu cão?
- Tem referências?
- Existe algum espaço ao ar livre, como um jardim?
Com que despesas devo contar?
O valor de um dogsitter depende em grande parte da localização e dos serviços pretendidos, isto é, há donos que deixam os animais ocasionalmente nestes centros, quando vão de férias ou quando precisam de tratar de determinados assuntos. Por outro lado, há donos que deixam os seus companheiros de quatro patas todos os dias com os dogsitters.
Estes são os valores praticados em média:
- 3 horas: entre os 10 e os 15 euros
- Todo o dia/noite: entre os 15 e os 30 euros
- Cuidados continuados/mensais: até 400 euros
A permanência em centros de dia muito exclusivos podem chegar aos 80 euros por dia.
Existem alternativas aos centros para cães?
Além dos centros de dia, experimente fazer uma pesquisa na internet sobre dogsitters na sua área de residência, que em geral trabalham de forma flexível e espontânea e podem passear o animal durante uma hora enquanto o dono vai tratar rapidamente de algum assunto.
Quem sabe tenha algum vizinho simpático e que adore a companhia de animais e que, tendo disponibilidade, não se importe de ficar com o seu cão durante a semana. Além de um pagamento simbólico, pode oferecer os seus préstimos ao vizinho; para tal, experimente afixar um poster no seu bairro.
Plataformas de dogsitters em Portugal
Existem algumas plataformas em Portugal disponíveis para encontrar o dogsitter ideal para o seu cão. Antes de escolher o dogsitter tenha em atenção as nossas recomendações.