Puro-sangue

cavalo puro-sangue a galopar

O espirituoso puro-sangue é elegante, gracioso e praticamente imbatível nas corridas.

Diz-se que os cavalos puro-sangue são bastante espirituosos. Os cavalos deste tipo ficam demasiado excitados se não conseguirem satisfazer a sua vontade de se movimentarem. Dão o seu melhor nas corridas e são muito populares como cavalos de equitação. Explicamos quais são as raças puras, o que as carateriza e que aspetos da propriedade devem ser tidos em conta.

O que é um puro-sangue?

O termo puro-sangue designa um tipo de cavalo e não uma única raça. Além deste tipo, existem também cavalos de sangue frio, de sangue quente, mestiços e póneis.

Se olharmos para a terminologia inglesa, o significado torna-se mais claro. Em inglês, o puro-sangue é designado por thoroughbred, que significa pura raça. De facto, os pais de um puro-sangue devem ser da mesma raça.

Apenas os cavalos originários de cavalos árabes são considerados do tipo puro-sangue. As raças de puro-sangue mais importantes são o puro-sangue inglês, o puro-sangue árabe e o puro-sangue anglo-árabe.

Mestiços

Os preciosos e poderosos cavalos puro-sangue são também usados para enobrecer as raças de cavalos. O resultado são cavalos mestiços. Estes têm apenas um progenitor puro-sangue e, portanto, uma percentagem de puro-sangue de, pelo menos, cinquenta por cento.

São animais versáteis e, devido ao seu pedigree puro-sangue, mostram o seu poder em corridas ou em competições gerais.

Aspeto do puro-sangue: gracioso e atlético

Um puro-sangue mostra todo o seu poder a galope. Igualmente desportivo é o aspeto deste animal atlético. A sua constituição é alongada e magra, bem contornada e concebida para galopar rapidamente e com resistência longe dos concorrentes.

Cinco caraterísticas típicas

  • A cabeça fina é alta, tal como a cauda longa e espessa.
  • O seu pelo é curto, fino e brilhante. Muitos cavalos são marcados pelos seus músculos fortes, que os tornam cavalos de corrida ideais.
  • Dependendo da raça, a altura pode situar-se entre 140 e 173 centímetros.
  • A maior parte dos cavalos de raça pura são de apenas uma cor. Além dos castanhos e dos alazões, também existem os ruões e os pretos, embora os exemplares malhados sejam menos frequentes.

Caráter: interior impetuoso

O seu nome sugere já um temperamento forte, que se reflete também na sua grande vontade de se movimentar. No entanto, é também um cavalo sensível que é afetado pelo tédio e por situações desconhecidas. Além disso, estes cavalos são capazes de se aperceber de que estão a ser maltratados.

Quer entender melhor os cavalos? Com os nossos conselhos aprenderá a interpretar a linguagem corporal dos cavalos.

Treinabilidade: sensibilidade para atingir o objetivo

Devido ao seu caráter, as raças puro-sangue são mais adequadas para especialistas. Se mantiver o seu puro-sangue sob controlo e deixá-lo movimentar-se o suficiente, vai adorar porque ele vai aprender voluntariamente. Se tiver uma determinada sensibilidade para lidar com animais e aceitar o caráter do puro-sangue, não terá qualquer dificuldade em treiná-lo.

Estes cavalos foram inicialmente criados para desportos de galope. Dependendo da raça, podem também ser adequados para saltos, caça ou como cavalos de passeio e de exibição. No entanto, são menos adequados para a dressage.

Por exemplo, os puro-sangue árabes são cavalos de passeio muito populares. Em contrapartida, o puro-sangue inglês é um cavalo de resistência e de corrida imbatível, sendo frequentemente usado para reprodução.

Posse: espaço e exercício

As raças de cavalo puro-sangue adoram correr à solta em qualquer ocasião. Por conseguinte, é essencial levar estes cavalos para o pasto para que façam bastante exercício. O ideal é uma posse no pasto combinada com o estábulo.

Dão-se bem com outros cavalos, mas, como são muito sensíveis, animais muito nervosos podem causar stress.

A higiene no estábulo e a limpeza cuidadosa não podem ser descuradas. Deve ser dedicado muito tempo aos cuidados com os cascos, uma vez que os puro-sangue, tal como muitas outras raças, têm cascos muito sensíveis.

três cavalos puro-sangue no estábulo © acceptfoto / stock.adobe.com
Os cavalos não gostam de estar sozinhos. Isto também se aplica aos puro-sangue.

É adequado para um estábulo aberto?

Os estábulos abertos estão a tornar-se cada vez mais populares entre os proprietários de cavalos e, basicamente, não constituem um problema para os cavalos puro-sangue. É precisamente devido às suas origens desérticas que os cavalos árabes estão habituados às mudanças de temperatura.

No entanto, devem ser protegidos em caso de chuva constante e necessitam de um abrigo. Os cavalos mais velhos ou doentes devem ser cobertos durante o inverno.

De que equipamento básico precisa o seu novo cavalo? Damos-lhe sugestões na nossa prática lista de controlo.

Alimentação: comida energética para desportistas de elite

Quanto à alimentação, a maioria destes cavalos tem um problema, que é o facto de serem difíceis de engordar. Isto significa que têm uma elevada necessidade de energia e têm de comer mais comida calórica do que outras raças.

Não admira que sejam dos cavalos mais rápidos que existem. Precisam de forragem verde suficiente, por exemplo, feno, palha e erva.

Regra de ouro: os cavalos precisam de 1,5 a 2 quilos de forragem verde por cada 100 quilos de peso corporal, algumas raças ainda mais.

Devido ao seu consumo de energia, as raças de puro-sangue precisam também de alimentos calóricos, como a aveia ou o milho. Os cavalos estão habituados a comer durante todo o dia. No entanto, os alimentos energéticos devem ser repartidos por várias refeições diárias.

As vitaminas e os minerais também fazem parte da dieta equilibrada de um puro-sangue saudável. Consoante a sua posse, pode ser administrado como suplemento.

Saúde: puro-sangue em forma

Os cavalos de corrida ativos são propensos a lesões. No entanto, com cuidados adequados à espécie, um cavalo puro-sangue pode viver até aos vinte anos.

Os cuidados adequados com a pelagem e os cascos, bem como os controlos específicos e as vacinas, são essenciais para uma vida longa. As vacinas recomendadas para os cavalos são as do tétano, da gripe equina e do herpesvírus equino. É igualmente aconselhável vaciná-los contra o vírus do Nilo Ocidental (West Nile).

Para que estes cavalos atinjam o seu desempenho máximo nas corridas, podem ser submetido a testes respiratórios e de claudicação. Além disso, existe a quiroprática equina. As vacinas contra a gripe e o herpesvírus são obrigatórias para que um cavalo seja autorizado a correr.

Compra: um cavalo versátil com um vasto leque de possibilidades

Se quiser ter um puro-sangue como cavalo de equitação, pode encontrá-lo em vendedores, particulares e criadores. Como muitos outros cavalos, comprar e possuir um cavalo é um grande investimento. O preço de compra de um cavalo de sela adulto é de vários milhares de euros. Os cavalos de corrida bem-sucedidos, por outro lado, são consideravelmente mais caros, podendo custar dezenas de milhares de euros.

Demore o tempo necessário para testar e conhecer o cavalo. Nos cavalos adultos, vale muitas vezes a pena pagar por um teste antes da compra. Desta forma, pode ter a certeza de que o seu cavalo é saudável e sabe o que está a comprar.

Além disso, certifique-se de que o animal tem todos os documentos em ordem, como o DIE (Documento de Identificação Equina).

cavalos puro-sangue em corrida de cavalos © U. J. Alexander / stock.adobe.com
Os puro-sangue são excelentes cavalos de corrida. Depois de reformarem, podem, com pouco esforço, ser convertidos em cavalos de sela.

Compra de um puro-sangue para as corridas

Os cavalos de corrida não são apenas vendidos em coudelarias, mas também em leilões. Apenas pessoas experientes devem vir aqui. Existe também a possibilidade de partilhar os custos entre uma comunidade de cuidadores.

Comprar um puro-sangue de corridas?

Até os cavalos de corrida vencedores têm de se reformar um dia. Nessa altura, podem ser reeducados como cavalos de sela. Embora esta reeducação não seja fácil, existem profissionais com muita experiência.

Talvez valha a pena comprar um destes cavalos para dar outra oportunidade a um animal tão fiável e inteligente. Depois de uma carreira profissional nas pistas, o puro-sangue continua a precisar de muito exercício e entretenimento.

Conclusão: atleta exigente 

O puro-sangue é um cavalo temperamental com uma história notável. Os seus maiores fãs são os amantes da velocidade. No entanto, fora das pistas de corrida, é também um companheiro polivalente. Por outro lado, a manutenção destes animais é dispendiosa e exigente. Por conseguinte, são sobretudo adequados para pessoas experientes.

Fontes:

Os nossos artigos mais relevantes
7 min

Frísio

Os frísios não são apenas uma das raças mais antigas, como também uma das raças de cavalos mais dispendiosas da Europa.
10 min

Lusitano

O lusitano é uma nobre raça de cavalos oriunda de Portugal. É aparentado do andaluz e considerado um animal muito tranquilo. Por isto, é uma das raças de cavalos mais versáteis do mundo.
7 min

Appaloosa

A appaloosa é mais conhecida como uma raça de cavalos de origem nativo-americana. Além da história por detrás da sua origem, estes cavalos de pelo malhado têm outras características especiais.