Gatos e a Passagem de Ano: Como reduzir o stress do fogo de artifício

Gato a espreitar por baixo de um cobertor. Gatos e a Passagem de Ano: os pequenos felinos geralmente sentem-se melhor num local calmo e silencioso.

Para os gatos, a Passagem de Ano é uma festa totalmente dispensável por causa dos fogos de artifício.

A audição dos gatos é 3 vezes superior à nossa. Além disso, os pequenos felinos veem muito melhor que nós no escuro. Assim, é natural que os gatos e a Passagem de Ano não combinem, pois o barulho ensurdecedor e os feixes de luz dos fogos de artifício assustam muito os pequenos felinos. No entanto, pode ajudar o seu gato a passar esta noite de forma mais calma e tranquila.

Claro que nem todos os gatos reagem da mesma forma aos fogos de artifício. Assim, no apogeu da festa alguns gatos continuam a sua vida mais ou menos descansados. Já outros entram em pânico. Se o seu gato começar a tremer, a vaguear pela casa, a lamber-se excessivamente ou se ele fizer as suas necessidades fora da caixa de areia é porque se sente muito assustado e ansioso.

Por outro lado, se o seu gato tiver medo dos fogos de artifício e sair de casa nesta noite é provável que ele desate a correr sem destino. Nessa situação ele pode ser atropelado por um carro ou ficar tão desorientado que não consegue encontrar o caminho para casa.

Assim, dados os perigos que um gato em pânico corre é importante saber como reduzir o stress do seu pequeno felino na noite de Passagem de Ano.

Gatos e a Passagem de Ano: 7 dicas para preparar o seu gato para o fogo de artifício

Em primeiro lugar, lembre-se que o seu gato não está preparado para o barulho repentino do fogo de artifício. Como seria de esperar, os gatos não sabem que o ano vai mudar, nem que os humanos comemoram esta data com explosões coloridas. No entanto, pode adotar algumas medidas para tornar a noite de Passagem de Ano menos stressante para o seu gato.

1. Mantenha-se calmo

Mesmo que as pessoas não se apercebam, os gatos são bastante sensíveis aos humores dos donos. Assim, na noite de Passagem de Ano a regra mais importante é irradiar calma e serenidade, pois a sua tranquilidade vai passar naturalmente para o seu gato. Por outro lado, se estiver excitado, preocupado com o jantar que está no forno e tiver a casa decorada com luzes e fitas coloridas o seu gato vai sentir o stress. E quando os foguetes começarem a rebentar é provável que o seu pequeno felino entre em pânico.

Na maioria das casas reina um ambiente festivo nas semanas do Natal e Passagem de Ano. No entanto, a rotina do seu gato não deve ser alterada. Assim, as horas de refeição, de brincadeira e os tempos de descanso do seu pequeno felino não devem sofrer alterações.

Pasta anti-stress GimCat Relax

  • Promove o bem-estar dos gatos em situações stressantes 
  • Receita anti-stress com complexo de vitaminas do grupo B
  • Desenvolvido em colaboração com veterinários
  • Administração fácil através do tubo ou como cobertura na comida

2. Gatos e a Passagem de Ano: Bloqueie o barulho

A maioria dos gatos precisam de ter um local para se esconderem na noite de Passagem de Ano. Este local deve ser o mais calmo e silencioso possível. Assim, feche as janelas e portas, e sempre que possível baixe o estore e corra as cortinas. Claro que dificilmente consegue bloquear o barulho completamente, mas ao fechar tudo consegue, pelo menos, abafar o som. Deve adotar o mesmo procedimento para as outras divisões da casa.

Se tem um gato na família, não dê uma festa para muitas pessoas e com música alta em casa. Na verdade, uma pequena festa com a família e os amigos mais chegados é geralmente muito agradável e muito mais adequada para o seu gato.

3. Não deixe o seu gato sozinho

Na noite de Passagem de Ano faça um enorme favor ao seu gato e fique com ele em casa. Lembre-se que os gatos não precisam apenas de um local calmo e silencioso para passar a noite de Ano Novo, mas também de se sentirem seguros. E claro, nada nem ninguém pode dar mais segurança ao seu gato do que os donos.

No entanto, é natural que também queria espreitar o fogo de artifício. Assim, para que o seu gato passe a noite o mais confortável  possível, combine com familiares ou amigos para se revezarem a fazer companhia ao seu pequeno felino. Lembre-se que do ponto de vista dele, o barulho e as luzes não fazem sentido e por isso tornam-se assustadoras. E mesmo que o seu gato resolva passar a noite sozinho no seu esconderijo favorito, ele sente a sua presença, o que lhe dá mais segurança.

4. Não deixe o seu gato sair de casa

Como já mencionado, os hábitos e rotinas do seu gato não se devem alterar durante as festas. No entanto, os gatos que podem sair de casa sozinhos devem ficar em casa na noite de Ano Novo. Assim, traga o seu pequeno felino para dentro antes do fogo de artifício começar. E não se esqueça de fechar a porta da gateira para que ele não possa sair.

Apesar de estes gatos estarem habituados à rua, se entrarem em pânico podem começar a correr sem reparar, por exemplo, que um carro se aproxima e acabarem feridos. Assim, se o seu gato não está habituado a estar em casa, treine-o com alguma antecedência. Ou seja, leve-o para casa algumas noites antes do início da época das festas, assim ele não vai estranhar a situação. Uma boa forma de atrair o seu gato para casa é colocar guloseimas espalhadas pela casa.

5. Gatos e a Passagem de Ano: esconderijos

O instinto de fuga dos gatos é muito forte. Assim, se o seu gato está impedido de sair de casa na Passagem de Ano, ele precisa de um esconderijo confortável em casa. O local ideal é uma divisão separada, silenciosa e o mais isolada possível do barulho do fogo de artifício. Não se esqueça de colocar aí a cama favorita do seu gato. Além disso, o gato deve poder entrar e sair dessa divisão sempre que queira.

Não tem uma divisão em casa onde o seu gato possa ficar sozinho? Não se preocupe, existem formas de contornar este problema. Crie uma pequena gruta para o seu gato atrás da cama, do sofá ou do armário. Pode usar por exemplo uma caixa de papelão forrada com mantas grossas.

Grande parte dos gatos adoram esconder-se nos cobertores ou nos buracos dos arranhadores. Assim, esta pode ser a solução para dar ao seu gato uma noite de Passagem de Ano mais tranquila. No entanto, dê sempre liberdade total ao seu gato e respeite as suas decisões. Afinal nesta noite especial ele pode preferir esconder-se noutro local.

Gato laranja ao colo da dona. Gatos e a Passagem de Ano: dê mimos e atenção ao seu companheiro peludo. © Konstantin Aksenov / stock.adobe.com
Regras de ouro para a Passagem de Ano: mantenha-se calmo e não deixe o seu gato sozinho!

6. Gatos e a Passagem de Ano: brincadeiras e distrações

Para distrair o seu gato dos barulhos inesperados do fogo de artifício pode ligar a televisão ou colocar música a tocar. Os sons familiares da casa mantêm a normalidade e ajudam o seu gato sentir-se mais seguro.

Outra forma eficaz de distrair o seu gato é brincar com ele. Pode inventar uma brincadeira ou um jogo novo para fazer com o seu gato e assim fazer com que ele se concentre noutra coisa que não o barulho do fogo de artifício. Por exemplo, esconda as guloseimas favoritas do seu pequeno felino pela casa. Escolha locais altos e no chão e assim crie um percurso para o seu gato fazer.

7. Não exagere nos mimos

Assim que os primeiros fogos de artifício rebentam a ansiedade do seu gato aumenta. Nessa altura, deve, naturalmente, dar atenção ao seu gato e tentar distraí-lo com brincadeiras ou guloseimas, como mencionado.

No entanto, não exagere, pois o excesso de mimos e atenção pode ter o efeito contrário ao pretendido. Ou seja, ao dar uma atenção exagerada ao seu gato pode fazer com que ele sinta que o seu medo é justificado. Assim, esteja presente e brinque com o seu gato de forma normal. O seu comportamento indica ao gato que barulho e luzes do fogo de artifício não são motivo de alarme.

Existem produtos para ajudar os gatos na Passagem de Ano?

As nossas dicas ajudam muitos gatos a ficarem mais calmos na noite de Ano Novo. No entanto, por mais que façam alguns donos não conseguem acalmar os seus pequenos felinos. E surge então a questão: existe algum produto que acalme o meu gato nesta noite de festa? Para esta situação sugerimos duas alternativas:

Aromas para criar um ambiente relaxado

Para tornar o ambiente da casa mais aconchegante para o seu gato pode usar um difusor elétrico com aromas relaxantes. Estes aparelhos contêm feromonas específicas dos próprios gatos que transmitem calma e promovem o bem-estar.

Por exemplo, as gatas produzem feromonas enquanto estão a dar de mamar aos gatinhos. Estas feromonas passam a mensagem de que está tudo bem e que os gatinhos podem mamar descansados. Como os gatos guardam a memória deste odor, quando o sentem ficam mais calmos e relaxados. Assim, este tipo de produto é útil para reduzir o stress dos fogos de artifício na Passagem de Ano.

Habitue o seu gato ao barulho do fogo de artifício

Os gatos são animais de hábitos. Assim, eles reagem tão intensamente a barulhos novos e desconhecidos como a mudanças repentinas no seu dia-a-dia.

Para preparar o seu gato para a Passagem de Ano exponha-o a áudios que reproduzam os festejos de Ano Novo. Não se esqueça de que os gatos não se habituam a novos ruídos de um dia para o outro. Assim, inicie o processo de habituação algum tempo antes da Passagem de Ano.

Ponha o áudio a tocar em casa como se fosse uma coisa normal, por exemplo durante as refeições ou à noite quando está calmamente no sofá. Inicialmente o som não deve ser muito alto para não assustar o seu gato. À medida que ele se vai habituando aumente o volume do som.

Por fim, lembre-se que neste treino a sua atitude é fundamental para passar ao seu gato a mensagem de que nada de errado se passa. Assim, aja naturalmente enquanto o áudio está a tocar.

Posso dar calmantes ao meu gato na Passagem de Ano?

Do ponto de vista médico não é aconselhável dar calmantes ao seu gato na noite de Ano Novo. Alguns destes medicamentos podem ter efeitos secundários indesejáveis. Nomeadamente, alguns calmantes aumentam a sensibilidade auditiva. Assim, um gato medicado pode sentir ainda mais o impacto dos fogos de artifício. Além disso, a maior parte dos calmantes deixam os gatos mais apáticos e com menos capacidade de se mexerem. Estes efeitos secundários podem fazer com que o seu gato se sinta ainda mais inseguro, pois ele percebe que perante um possível perigo não vai conseguir fugir como de costume.

Assim, este tipo de medicamentos só deve ser usado em situações de emergência. Além disso, fale sempre com o seu veterinário antes de dar qualquer tipo de calmante ao seu gato. O veterinário conhece o seu gato e é a melhor pessoa para o aconselhar neste problema.

Existem também calmantes naturais de plantas que acalmam os gatos sem os efeitos secundários descritos. No entanto, substâncias como as Flores de Bach não têm efeito cientificamente comprovado. Por outro lado, este tipo de produto demora algum tempo a fazer efeito. Assim, se for esta a sua escolha, é aconselhável iniciar o tratamento alguns dias antes da Passagem de Ano.

Feliz Ano Novo!

Preparar o seu gato para a Passagem de Ano pode ser um processo mais ou menos demorado. Por um lado, o grau de ansiedade que o gato sente é um fator determinante. Por outro lado, os gatos costumam ter uma personalidade bastante marcada. Assim, o que funciona muito bem com um gato pode não ter qualquer efeito com outro. Em conclusão, os donos precisam de algum tempo e paciência para descobrir a melhor forma de acalmar eficazmente o seu gato nesta noite. Mas vai ver que vale a pena, pois se o seu gato estiver relaxado a sua Passagem de Ano vai ser perfeita!

Os nossos artigos mais relevantes