Problemas de higiene nos gatos
© kozorog / stock.adobe.com
Os gatos são por natureza muito higiénicos. Assim, se o seu gato deixou de usar a caixa de areia ou não faz a sua higiene corretamente, deve ter muita atenção. Os problemas de higiene nos gatos podem ser um sinal de doença física ou de uma perturbação emocional séria.
Sumário
Primeiro passo: Visita ao veterinário
Quando se verificam problemas de higiene nos gatos visitar o veterinário é a primeira coisa a fazer. O veterinário examina o seu gato e assim pode descartar causas físicas para esse comportamento. Por exemplo, se um gato se lava excessivamente pode ser um sintoma de alergias ou de parasitas. Por outro lado, a falta de higiene é geralmente consequência de uma infeção, por exemplo uma infeção urinária. No entanto, se o veterinário não encontra uma explicação física para o comportamento anormal do seu gato é preciso investigar mais.
Marcação de território ou problemas de higiene?
Muitas vezes a marcação de território feita pelos machos é mal interpretada. Assim, muitas pessoas pensam erradamente que os gatos não são higiénicos. A questão então é como diferenciar a marcação de território da falta de higiene.
Para compreender melhor o seu gato observe-o e veja como é que ele faz as suas necessidades fora da caixa de areia. O comportamento de marcação de território é fácil de identificar, o seu gato urina em pé, com a cauda esticada e trémula. Grande parte dos gatos não castrados marcam território. Além disso, as gatas no cio também podem marcar o território. É também importante mencionar que em muitos casos a marcação de território não tem causas hormonais. Muitos gatos querem apenas mostrar a outros gatos ou animais da família que aquele espaço lhes pertence.
No entanto, se o seu gato se agachar quando faz xixi fora da caixa então trata-se de um problema de falta de higiene.
Quais as causas para os problemas de higiene nos gatos?
Algo se passa para que um gato deixe de fazer xixi na caixa de areia. Se o veterinário não encontrar causas físicas, a explicação mais provável para este fenómeno é stress crónico. Nesta situação, em primeiro lugar lembre-se que o seu gato não o quer chatear intencionalmente. Ele simplesmente não sabe que ao fazer xixi noutro sítio que não a sua caixa vai incomodar os donos. Na verdade, este comportamento é para o gato a única possibilidade para aliviar o stress que sente. Por isso não castigue o seu gato ou esfregue o seu nariz no xixi, pois dessa forma só vai aumentar o stress do seu pequeno felino e criar um círculo vicioso desastroso. Assim, perante este comportamento o melhor é ir à procura da causa do stress.
Por vezes o stress que leva problenas de higiene nos gatos está relacionado com alterações significativas na sua vida. Por exemplo, o seu gato vivia numa quinta e agora não tem espaço ao ar livre no apartamento. Ou passa muito tempo a trabalhar e o seu gato passa muito tempo sozinho. Alterações significativas no dia-a-dia do seu gato também podem desencadear stress. Por exemplo, a chegada de um bebé ou de um novo companheiro podem ser situações que desestabilizam o seu gato. Mudar de casa é outra situação que lhe causa muito stress.
A explicação pode ser ainda mais simples. Por exemplo, a caixa de areia está num local de passagem e o seu gato não se sente seguro e à vontade para ir lá fazer as suas necessidades. Se tiver outros animais em casa, pode também acontecer que estes não deem ao seu gato a privacidade que ele necessita.
A limpeza do pelo
Tal como dormir, limpar o pelo é uma atividade fundamental na vida do seu gato. Ao lavarem-se com a língua, os gatos retiram os pelos mortos, assim como ervas, folhas e outra sujidade. Por exemplo, é comum os gatos lavarem-se depois de irem à caixa de areia.
No entanto, o tempo e intensidade que os gatos dedicam à limpeza do pelo varia. Se o seu gato mudar radicalmente o seu comportamento nesta área, deve investigar as causas. Ou seja, se o seu gato passar muito pouco tempo a limpar o seu pelo ou se passa muito mais tempo do que antigamente.
Um comportamento de limpeza excessivo é também um problema de higiene e pode ser difícil de detetar imediatamente. Geralmente os donos só se apercebem que algo está errado quando descobrem áreas sem pelo, como por exemplo no estômago, interior das coxas ou base da cauda. Também nesta situação deve procurar ajuda do veterinário. E mais uma vez, se o seu gato não sofrer de intolerância ou alergias, a causa provável é o stress.
Os gatos que reduzem o tempo que passam a limpar o seu pelo também devem ser observados. Neste caso as causas podem ser o envelhecimento ou uma infeção na boca. Mas mais uma vez, se não houver causas físicas claras, a causa deste problema pode ser ansiedade.
Se notou alterações no comportamento de limpeza do seu gato, observe-o atentamente. Ele dorme bem e acorda com energia? O seu gato está stressado, por exemplo perto de algum membro da família ou em determinadas horas do dia? É possível que o seu novo gatinho não deixe o mais velho descansar adequadamente.
Problemas de higiene nos gatos: Procurar ajuda
Se apesar do seus esforços não consegue encontrar explicação para o comportamento anormal do seu gato, pode procurar ajuda junto de um terapeuta de comportamento animal. Estes especialistas estudaram aprofundadamente o comportamento dos gatos e por isso podem ajudar a identificar problemas e resolver mal-entendidos.
Desejamos o melhor para si e para o seu gato!