Treino com clicker para gatos
© ablokhin / stock.adobe.com
Quer que o seu gato deixe de marcar o território no seu sofá? Ou talvez ensinar-lhe uns truques? Então experimente o treino com clicker para gatos. É uma forma divertida e cientificamente reconhecida para treinar o seu gato.
Sumário
O que é o clicker?
Este aparelho consiste numa tira de metal em tensão dentro de um invólucro plástico e com um botão. Ao apertar o botão o mecanismo liberta a tensão da tira de metal provocando o tal estalido. Para que o clicker se ajuste bem à mão este aparelho tem geralmente a forma oval. No entanto, ao escolher um clicker deve verificar se este é adequado para gatos. Como se sabe, estes animais têm uma capacidade auditiva muito apurada e por isso o som de alguns clicker pode ser demasiado alto. Mas pode fazer um teste simples para verificar se tem o clicker adequado. Se o seu gato parecer interessado é porque escolheu o clicker certo.
Alguns donos perguntam-se, é mesmo preciso um clicker? Elogiar o seu gato durante o treino dizendo “Boa!” não chega? Infelizmente, a resposta é não. A voz das pessoas varia muito e os ouvidos dos gatos são muito sensíveis. Por isso o gato apercebe-se de diferenças na voz do dono quando por exemplo está triste, bem disposto ou adoentado. Já o clicker tem sempre o mesmo som.
Clicker para treinar gatos
- Com um clicker reforça os comportamentos positivos e reduz os negativos.
- Este método baseia-se em evidencias científicas.
- A sua forma oval ajusta-se perfeitamente à mão.
Como funciona o treino com clicker para gatos
O treino com clicker é um método com resultados reconhecidos que pode ser usado em diversos animais domésticos, como cavalos, cães e gatos. O objetivo é usar o clicker para reduzir comportamentos indesejáveis e reforçar os positivos através de exercícios para tal direcionados.
Por vezes os gatos podem ser mesmo muito teimosos. Se é o caso do seu pequeno felino pode motivá-lo e estimulá-lo com o clicker. Como funciona este método? Se o seu gato tem o comportamento desejado pressione o botão do clicker imediatamente e recompense-o com uma guloseima. Assim, este método de treino para gatos não usa punições e por isso não cria mal-estar dos animais de estimação. Ou seja, se o gato não apresenta o comportamento desejado, ele não sofre quaisquer consequências negativas. É o ato da recompensa que mostra ao gato que vale a pena participar ativamente nas atividades que lhe propõe.
Este é também um método indicado para estimular gatos mais preguiçosos a fazer algum exercício físico.
Se treinar o seu gato regularmente consegue:
- que o seu gato aprenda novos comandos
- eliminar comportamentos indesejados
- fortalecer a relação de confiança com o seu gato
Como usar corretamente o clicker
A teoria é: quando o seu gato apresenta o comportamento certo, pressione o botão do clicker e recompense-o com uma guloseima. Mas como é que se inicia o treino com clicker para gatos? Em primeiro lugar vá com o seu gato para um local calmo onde não haja distrações. Em seguida chame a atenção do seu gato para o clicker. O objetivo é que o gato perceba que logo a seguir ao som do click recebe uma recompensa. Portanto, o intervalo entre o click e a recompensa não deve ser superior a 2 segundos.
A fase ideal para começar o treino com clicker é quando os gatos são jovens. No entanto também é perfeitamente possível treinar gatos mais velhos. Na fase inicial do treino repita o mesmo exercício várias vezes ao dia até que o gato associe o click à guloseima.
Condicionamento comportamental
Os especialistas em comportamento chamam a este processo condicionamento clássico. Ou seja, o gato vai associar o estímulo neutro (o som do clicker) a um acontecimento positivo (a guloseima). Um exemplo deste processo de condicionamento no dia-a-dia: qual o gato que não vai a correr para a cozinha quando o dono mexe na embalagem de comida?
Depois do condicionamento clássico segue-se o condicionamento operante. Nesta fase o gato deve associar um determinado comportamento à recompensa. Por exemplo, para ensinar o comando “senta”. Diga “senta” e assim que o seu pequeno felino se sentar faça um clique. Dê a recompensa imediatamente. Para fazer o seu gato sentar segure numa guloseima ou num brinquedo por cima da cabeça dele. Geralmente os gatos sentam-se para conseguirem ver melhor o objeto.
Também pode usar o método capturing, ou seja, “capturar” o comportamento no dia a dia. Assim o gato aprende que a um certo comportamento, neste caso o sentar, segue-se um clique e uma recompensa. O seu gato vai então repetir o comportamento com maior frequência.
Aspetos a ter em atenção no treino com clicker para gatos
O momento de dar a recompensa é o mais importante! Se não der a guloseima ao seu gato logo a seguir ao click ele não associa o som à recompensa. Assim, durante os treinos deve estar totalmente concentrado no seu gato para garantir que reage no tempo certo.
Se o seu pequeno felino perder o interesse no clicker, deve suspender o treino. Como qualquer dono sabe, não há forma de forçar um gato a fazer o que ele não quer. Assim, insistir no treino apenas aumenta a frustração. Opte por sessões de treino curtas para não sobrecarregar ou frustrar o seu gato.
Em que situações posso usar o clicker?
O treino com clicker pode ser usado em variadas situações. Por exemplo, se o seu gato tem medo de ir ao veterinário, pode acalmá-lo com o clicker. Também pode usar este aparelho para tornar mais divertidas outras situações que deixam o seu gato ansioso.
Comportamentos inadequados, como marcar o território, também podem ser eliminados de forma lúdica com o clicker. Por fim, também pode usar este aparelho para estimular o seu gato física e mentalmente. O clicker é uma excelente alternativa aos brinquedos convencionais para gatos.