Ajudar uma associação para gatos
© Seventyfour / stock.adobe.com
Infelizmente, nem todos os gatos têm a sorte de viver com uma pessoa atenta e carinhosa. Nas associações de animais há milhares de felinos à espera de um novo lar. Adicionalmente, muitos gatos cronicamente doentes ou idosos gozam da proteção de santuários de animais ou de lares de acolhimento especiais. As associações para gatos estão à disposição de quem adora os animais e queira fazer a sua parte. Quer ajudar ativamente ou apoiar a associação com dinheiro ou donativos em espécie? Apresentamos-lhe diferentes possibilidades de ajudar uma associação para gatos.
Sumário
- Ajuda ativa em uma associação para gatos
- Acariciador de gatos
- Tem jeito para trabalhos manuais?
- Ajudar a associação cozinhando
- Procura-se: lares de acolhimento para gatinhos órfãos
- Doações para associações de gatos
- Deixar uma herança a uma organização de proteção dos animais
- Programa de zooPontos: para quem adora os animais
- Ajudar os gatos vadios da forma correta
Ajuda ativa em uma associação para gatos
O envolvimento ativo é ideal, em particular para quem adora gatos e pode dedicar-lhes um pouco do seu tempo. Isto pode ser feito regularmente ou em ocasiões especiais. Apresentamos aqui algumas sugestões, mas há muitas outras formas de ajudar numa associação para gatos.
A maioria das associações para gatos adoram receber a sua visita. Pergunte como pode ajudar. Professores, por exemplo, podem voluntariar-se para liderar um grupo de jovens numa associação para gatos. As pessoas com transporte próprio podem encarregar-se de realizar controlos preliminares antes de uma adoção.
Acariciador de gatos
Se não pode ter um gato por falta de espaço, tempo ou dinheiro, mas gosta de conviver com eles, pode voluntariar-se como cat petter. Muitas associações de animais ficam felizes por qualquer pessoa que, em horários pré-estabelecidos, visite os recintos dos felinos.
Dependendo da confiança dos gatos, pode acariciar os felinos ou ajudar os gatinhos tímidos a ganhar confiança. Por outras palavras, nem sempre se trata de dar mimos. Por vezes, é suficiente sentar-se numa sala e ler um livro com uma voz suave.
Tem jeito para trabalhos manuais?
Passar tempo com gatos é divertido! Mas também é necessária ajuda noutros campos. Se tiver jeito para trabalhos manuais, pode oferecer-se para ajudar nas seguintes atividades nos abrigos maiores:
- Trabalhos de jardinagem e paisagismo, desde a poda de sebes até à pavimentação
- Renovação de vedações e pequenas reparações
- Pintura
- Conceção de recintos criativos, por exemplo, passadiços para gatos
Ajudar a associação cozinhando
Muitas associações para gatos organizam regularmente ações de informação ou pequenas festas. Aqui toda a ajuda é bem-vinda. Elaboração de brochuras e cartazes ou partilhar uma publicação nas redes sociais: com pouco esforço pode atrair mais atenção. Se gosta de cozinhar, pode doar bolos ou trabalhar na banca de bolos. Gosta de artes e ofícios? Que tal costurar almofadas de valeriana? Pode doá-las para uma rifa.
Procura-se: lares de acolhimento para gatinhos órfãos
Tem experiência com gatos e quer ajudar animais em perigo? Muitas associações de proteção dos animais e dos gatos estão à procura de lares de acolhimento. Aqui pode cuidar dos seus amigos felinos em casa e receber pessoas interessadas em adotá-los.
Acima de tudo, estamos à procura de lares de acolhimento para gatinhos órfãos. Um desafio para quem adora gatos. Se não for possível encontrar uma gata adulta para os adotar, os gatinhos precisam de muitos cuidados durante as primeiras semanas, mesmo durante a noite. Como encontrar um lar para os gatinhos é geralmente mais fácil, o tempo que os gatinhos permanecem em sua casa é geralmente curto. As organizações internacionais de proteção dos animais trabalham com associações de animais para colocar animais para adoção em toda a Europa.
Doações para associações de gatos
As associações de gatos precisam frequentemente de dinheiro, pois dependem de donativos. Todas as instituições de proteção dos animais ficam satisfeitas quando recebem donativos em géneros e em dinheiro. Para tal, nem sempre é necessário transferir um montante fixo. Há também oportunidades para ajudar enquanto faz compras, por exemplo.
O seu gato recusa-se a usar a cama nova? Ou quer dar aos felinos de uma associação o arranhador e comedouros de um gato que já faleceu? A maioria das organizações de proteção dos animais aceita donativos em géneros que estejam em boas condições. Os alimentos devem ser doados na embalagem original e dentro da data de validade. Ocasionalmente, são também necessários objetos de uso quotidiano, como máquinas de lavar roupa, cobertores ou pincéis de pintura. As associações para gatos fornecem frequentemente informações no seu website sobre os donativos em espécie de que precisam atualmente.
Os funcionários das associações para gatos sabem melhor do que ninguém o que precisam para os seus felinos. É por isso que os donativos financeiros são sempre úteis. Se for uma organização sem fins lucrativos, pode emitir um recibo para reduzir a sua carga fiscal. Ao tornar-se membro, com a taxa de adesão regular, dá a uma associação de proteção de gatos a segurança para se organizar.
Deixar uma herança a uma organização de proteção dos animais
Cada vez mais quem adora animais quer apoiar as associações para gatos, legando-lhes algo. Pode ser uma parte da herança ou a totalidade do património.
Atenção: quando uma pessoa solteira e sem familiares morre, se não existir testamento, os seus bens pertencem automaticamente ao Estado. É possível evitar esta situação com um testamento.
Os bens doados estão isentos de impostos se forem destinados a uma organização sem fins lucrativos. Desta forma, são usados na totalidade para o fim a que se destinam, por exemplo, gatos necessitados, sem quaisquer deduções. O testamento deve ser manuscrito e fácil de encontrar após o óbito. Para garantir a segurança, é preferível consultar um notário.
Programa de zooPontos: para quem adora os animais
Uma forma fácil de ajudar uma associação de gatos é comprar e doar ao mesmo tempo. No âmbito do seu programa de bónus, a zooplus oferece a possibilidade de doar zooPontos ganhos. Na loja online ganha zooPontos em cada compra. Pode trocá-los por presentes ou doá-los a uma associação de animais quando tiver atingido um determinado número. Assim, as associações beneficiárias, que são diferentes todos os meses, recebem donativos alimentares. A maior parte deles são abrigos de animais que cuidam de vários tipos de animais, incluindo, claro, gatos.
Ajudar os gatos vadios da forma correta
Também os animais selvagens precisam do apoio de quem gosta de gatos. É importante não ser demasiado precipitado na tentativa de ajudar. Ao alimentá-los, está a contribuir para que os gatos de rua se multipliquem cada vez mais.
Se encontrar um gatinho na rua, deve primeiro certificar-se de que se trata realmente de um gato de rua. Por exemplo, pode afixar cartazes e informar o abrigo local sobre a sua descoberta. Se o gato for de confiança mas não tiver dono, deve também contactar uma associação para gatos. Em todo o caso, os gatos vadios devem ser castrados. Os animais são por vezes libertados no seu ambiente original.
Muitos veterinários esterilizam animais de rua a um preço reduzido. Se possível, é melhor cooperar com abrigos para gatos organizados profissionalmente. Eles podem aconselhá-lo sobre a melhor solução para os respetivos animais.
Ajudar e proteger os gatos num sentido mais lato inclui também os gatos da vizinhança. Por exemplo, pode cuidar dos gatos uns dos outros durante as férias. Quem se voluntaria para cuidar de felinos serve de exemplo e inspira outros. Pergunte à sua associação de gatos local para obter mais sugestões sobre como participar e apoiar os gatos necessitados.