Gatos carapaça de tartaruga
© Justin / stock.adobe.com
O que distingue os gatos carapaça de tartaruga ou tortoiseshell ou ainda simplesmente tortie é a mistura de pelos pretos e laranja. O desenho da mistura dos pelos faz lembrar a carapaça de uma tartaruga e daí a designação destes pequenos felinos. Leia o nosso artigo e saiba mais sobre estes gatos encantadores!
Sumário
Quais são os gatos carapaça de tartaruga?
Os gatos com pelo preto e laranja chamam à atenção de qualquer pessoa. Em primeiro lugar é importante sublinhar que os gatos carapaça de tartaruga não constituem uma raça. Na verdade este padrão do pelo pode surgir em gatos de várias raças, independentemente do tamanho do pelo. Assim, os gatos das raças abaixo podem ser gatos carapaça de tartaruga:
- British longhair
- British shorthair
- Gato alemão de pelo comprido
- Maine Coon
- Gato comum europeu
- Persa
- Gato siberiano
Origem do nome
Como mencionado acima, a designação carapaça de tartaruga refere-se ao padrão que os pelos pretos e laranja formam. O nome tortoiseshell é a palavra em inglês que significa exatamente carapaça de tartaruga e tortie é simplesmente uma abreviação da palavra inglesa.
Gatos com padrão tabby ou tigrado no pelo também podem ser carapaça de tartaruga. Neste caso são conhecidos como torbie. Esta palavra surge da combinação de tabby com tortie. Todos os gatos tabby, e portanto, todos os torbie apresentam na testa um desenho que faz lembrar a letra M.
Onde adquirir um tortie?
Os criadores não podem programar os seus gatos para terem ninhadas com gatinhos carapaça de tartaruga. Estes gatos especiais resultam exclusivamente de processos naturais. Assim, se está particularmente encantado com estes gatos dirija a sua atenção para gatos das raças mencionadas acima.
O valor que os criadores pedem por estes gatos depende da raça, não do padrão do pelo. Além disso, também os cuidados necessários com estes gatos dependem da raça visto que o padrão do pelo não tem qualquer interferência com características e necessidades físicas ou emocionais. Assim, por exemplo, um gato tricolor deve receber a alimentação adequada à sua raça.
Como surgem gatos carapaça de tartaruga?
Todas as cores, tons e padrões do pelo dos gatos baseiam-se em duas cores básicas: o preto e o vermelho. O pigmento que dá origem aos pelos pretos é a eumelanina e aos pelos vermelhos é a feomelanina.
Estes dois pigmentos surgem nos gatos em quantidades diferentes e é esta combinação que dá origem às várias cores dos gatos.
No entanto, existem outros fatores que determinam as cores do pelo. Por exemplo, existem fatores genéticos que tornam as cores mais suaves. Nesse caso, os pelos pretos tornam-se azulados e os vermelhos tornam-se cremes. Este fenómeno ocorre igualmente nos gatos carapaça de tartaruga, que apresentem a pelagem azulada e creme.
Por fim, existe também um gene, o white spotting gene, que determina o aparecimento de manchas brancas no pelo. Se este gene tiver expressão num gato carapaça de tartaruga surgem os fofinhos gatos tricolores.
Por que razão os gatos carapaça de tartaruga são fêmeas?
A grande maioria dos gatos carapaça de tartaruga são fêmeas. A explicação para este facto é simples: o gene que determina a cor do pelo encontra-se no cromossoma X, um dos cromossomas que determina o género do gato.
Qualquer animal do sexo feminino possui dois cromossomas X. Um deles é fornecido pela mãe e o outro pelo pai. Assim, em termos genéticos uma gata preto e laranja pode ser descendente de uma gata com pelo preto e de um gato com pelo laranja. Nesse caso, o gene do pelo preto é fornecido pelo cromossoma X da mãe. Já o pelo laranja é determinado pelo gene presente no cromossoma X que ela herdou do pai.
No entanto, durante o desenvolvimento dos gatinhos no útero materno ocorrem vários fenómenos relacionados com a genética. Assim, um dos dois cromossomas X pode perder expressão em diferentes partes do corpo, dando origem a manchas coloridas. Ou seja, no caso do gato carapaça de tartaruga, um dos genes da cor do pelo fica “mudo” em locais diferentes do corpo criando este padrão especial.
Por outro lado, os gatos machos possuem um cromossoma X e um cromossoma Y. Visto que o gene que determina a cor do pelo está apenas no cromossoma X, os machos só recebem informação para desenvolverem pelos de uma cor. Assim, geneticamente os gatos não têm capacidade para desenvolver padrões de pelo preto e laranja.
Síndrome de Klinefelter nos gatos
Mas para tudo existem uma exceção! Existem casos raros de gatos que apresentam dois cromossomas X e um cromossoma Y. Trata-se de uma anomalia genética chamada Síndrome de Klinefelter. Nesse caso, como o macho tem dois cromossomas X ele pode ter pelo preto e laranja. No entanto, esta anomalia provoca também infertilidade e estes gatos não conseguem procriar.
Está a pensar em trazer um pequeno felino para a família? Então, leia o nosso artigo 10 coisas que deve saber antes de adotar um gato.