Gatos de raça ou gatos rafeiros?

Gato castanho ao lado de um gato branco de olhos amarelos. Os gatos de raça e rafeiros tê vantagens e desvantagens.

Gatos de raça ou gatos rafeiros? O aspeto não é tudo!

Decidiu partilhar a sua vida com um ou dois gatos? Excelente! Mas já pensou que gato gostaria de ter? Prefere um gato de raça com registo e árvore genealógica, ou um colorido rafeiro? Neste artigo exploramos as diferenças entre gatos de raça e gatos rafeiros para tornar a sua decisão mais fácil.

Gatos de raça ou gatos rafeiros: quais as diferenças?

Antes de mais nada vamos explicar o que define os gatos no que se refere à raça ou ausência dela:

  • Gatos de raça pura: As raças puras, ou raças naturais, são aqueles que se acredita terem surgido sem a intervenção humana. Além disso, estes gatos são criados atendendo a critérios específicos, determinados por associações oficiais de felinicultura. Assim, estes gatos têm a sua genealogia determinada e documentada, por isso sabe exatamente quem foram os antepassados do gato. Em Portugal, o Clube Português de Felinicultura (CPF), associado da FIFe – Federação Internacional Felina, é responsável pelo registo de gatos e pelo reconhecimento de criadores.
  • Gatos de raças cruzadas: As raças cruzadas têm origem no cruzamento de duas raças puras diferentes. Também conhecidas como raças híbridas, estas raças são também reconhecidas e implicam uma criação criteriosa. Entre os exemplos destas raças estão os Persa e os gatos norueguês da floresta.
  • Gatos de raças mistas: Os gatos de raças mistas, ou rafeiros, são os que não se consegue determinar a raça dos progenitores. São comumente conhecidos como rafeiros ou gatos domésticos. Atenção: Os Gato Comum Europeu são muitas vezes confundidos com gatos rafeiros. No entanto, o Gato Comum Europeu é uma raça oficialmente reconhecida.

Esta classificação permite compreender melhor o que são os gatos de raça. No entanto, não fornece qualquer informação sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de raça ou de gato.

Vantagens dos gatos de raça

Muitas pessoas apaixonam-se perdidamente por uma determinada raça de gatos. Esta paixão não se resume ao aspeto do pequeno felino, mas também inclui determinadas características dos gatos. De facto, ambos os aspetos estão descritos nos padrões de raça dos gatos. Assim, os criadores procuram ter gatos que correspondam o mais possível às características descritas, pois quem procura uma certa raça procura tanto um determinado aspeto como uma certa personalidade.

Por isso, quando pensamos nos Siameses pensamos em gatos faladores, enquanto os gatos da raça British shorthair são considerados carinhosos. Em termos de aspeto, os Maine Coon são especialmente grandes, enquanto os Singapura são pequeninos.

A relativa previsibilidade que os gatos de raça oferecem é com toda a certeza uma das maiores vantagens destes gatos em relação aos gatos rafeiros. E mesmos que em termos de aspeto algumas raças de gatos sejam muito parecidas, existem claras diferenças na sua personalidade e necessidades. Assim, por exemplo, existem raças de gatos que não são adequadas para viver em apartamentos ou com crianças pequenas.

Quais as possíveis desvantagens dos gatos de raça?

Comparativamente aos gatos rafeiros, os gatos de raça têm uma variabilidade genética muito menor. Assim, para que o aspeto e personalidade da raça se mantenham, os criadores escolhem criteriosamente os seus reprodutores. No entanto, este método de manutenção das raças pode levar ao aparecimento de doenças genéticas.

Para eliminar este problema os criadores sérios e responsáveis fazem exames de saúde completos aos seus reprodutores. Assim, os gatos com doenças hereditárias são excluídos da reprodução. Ainda assim, estatisticamente os gatos de raça têm em média uma esperança de vida inferior aos gatos rafeiros.

Adquirir um gato

Uma outra desvantagem dos gatos de raça é o valor pedido pelos criadores, pois a criação de gatos é uma atividade dispendiosa. Lembre-se que os criadores têm que seguir uma série de critérios que implicam um investimento grande. Por exemplo, os criadores de gatos de raça devem pertencer a associações de criadores, levar os seus gatos ao veterinário para exames completos e, claro, manter os gatos e gatinhos em condições adequadas. Por fim, os gatos devem também passar por processos de socialização, o que também implica investimento de tempo e dinheiro. Como seria de esperar, estes aspetos vão-se refletir diretamente no valor que os criadores pedem pelos seus gatos.

No entanto, quem procura um gato de raça e não lhe faz sentido gastar tanto dinheiro tem sempre a possibilidade de visitar associações de proteção dos animais. Aí é comum encontrar gatos de raça para adoção, que por diversas razões não têm família. Mas não é fácil encontrar gatinhos de raça para adoção. Assim, se adotar um gato adulto não for um problema para si, esta é uma solução bastante interessante.

Vantagens dos gatos rafeiros

Os gatos rafeiros são a melhor alternativa para os amantes de gatos que gostam de surpresas. Será que o meu gato vai ser calmo, falador ou brincalhão? No que se refere aos gatos rafeiros só o tempo o dirá. Por outro lado, os gatos rafeiros são geralmente mais saudáveis do que os gatos de raça e têm também uma esperança de vida maior. Na verdade, a elevada variabilidade genética dos rafeiros não faz deles apenas uma caixinha de surpresas no que se refere ao aspeto e personalidade. Este fator também reduz a probabilidade de os gatos terem doenças genéticas, ainda que este tipo de doenças possa aparecer em qualquer gato.

Adotar um rafeiro

Se não quiser arriscar tanto pode sempre procurar o seu gato numa associação de proteção de animais. Aí por regra existem sempre vários gatos adultos à espera de uma nova família. No entanto, esta solução tem também os seus prós e contras. Por um lado, conhece exatamente o aspeto do gato em termos de tamanho ou cores do pelo. Por outro lado, a sua personalidade está formada e não terá tantas possibilidades de a moldar. Assim, se escolher adotar um pequeno felino fale primeiro com os colaboradores da associação. De certeza que eles estão prontos a dar-lhe todas as informações que precisar e assim assegurar um bom lar para os seus gatos.

Outra vantagem dos gatos rafeiros é que o valor pedido pelos criadores é inferior ao dos gatos de raça. No entanto, mesmo no caso de gatos de raças mistas, não se deixe levar por pechinchas. Lembre-se que a criação de gatos rafeiros também tem custos inerentes e criadores que pedem valores muito baixos provavelmente puseram a saúde dos seus gatos em segundo plano.

Gato deitado a lamber a pata. © prystai / stock.adobe.com
De raça ou rafeiro, um gato é sempre um gato com as suas características e necessidades próprias

Quais as possíveis desvantagens dos rafeiros?

É indiscutível que em termos de saúde os gatos rafeiros têm grandes vantagens. No entanto, um gato rafeiro é uma incógnita total. Geralmente pouco ou nada sabe sobre os seus progenitores, o que também tem riscos, já que como qualquer gato estes também podem ter doenças hereditárias. Nesse caso o diagnóstico pode ser mais difícil já que não sabe nada sobre os progenitores do seu gato.

Conclusão: Gatos de raça ou gatos rafeiros?

Existem bons argumentos tanto a favor dos gatos de raça, como a favor dos rafeiros. O importante é sempre colocar a saúde e bem-estar do seu pequeno felino acima de tudo. Assim, se optar por um gato de raça procure um criador sério. Dessa forma está também a contribuir para a manutenção responsável e correta da raça. Se prefere um rafeiro, o primeiro passo pode ser visitar uma associação de animais.

E que tal ter dois gatos na família? Pode optar por um gato de raça e um rafeiro e assim não precisa de escolher. Além disso, se ambos forem jovens quando os adotar é muito provável que cresçam a ser os melhores amigos. Lembre-se que todos os gatos merecem um lar confortável e seguro.

Os nossos artigos mais relevantes