Gatos tuxedo: quando os patudos usam smoking
© Seattle Cat Photo / stock.adobe.com
Com o seu padrão de pelo particular, os gatos tuxedo parecem estar a usar um smoking. O seu corpo está praticamento todo coberto de pelo preto, combinado com pelo branco no peito e no ventre. Também as patinhas são brancas. Neste artigo explicamos de onde vem a designação “tuxedo” e de que forma os gatinhos obtêm o seu elegante padrão.
Sumário
O que é um gato tuxedo?
A designação “gato tuxedo” é oriunda dos países anglófonos. Nessas regiões, os gatos pretos e brancos com este padrão especial são designados tuxedo cats. Tuxedo é a palavra inglesa para smoking.
Na verdade, os gatos tuxedo parecem ter vestidos elegantes smoking pretos. O dorso, os flancos, a cabeça, a cauda e as pernas são predominantemente pretos. Por vezes, podem ser encontradas pequenas manchas brancas nessas zonas. Uma vez ou outra, também a ponta da cauda pode ser branca.
O pelo branco no peito e no ventre assemelham-se a uma camisa branca. Um gato tuxedo impecavelmente vestido tem que usar luvas brancas – e todas as patinhas são brancas.
Os gatos tuxedo não são uma raça específica
Os gatos tuxedo não são uma raça de gatos própria, pelo que devem o seu bonito padrão ao acaso. Até agora ninguém foi bem sucedido na criação planeada de gatos com padrão de pelo tuxedo. Este padrão ocorre em gatos de pelo curto e comprido. São exemplos o gato comum europeu, o persa e o maine coon.
Esta combinação de cor especial também pode verificar-se noutros animais, como cães ou coelhos.
Inteligentes e simpáticos
Estes elegantes gatinhos são conhecidos pela sua simpatia. Diz-se mesmo que são cerca de 200% mais inteligentes do que outros gatos.
Características dos gatos tuxedo
Nem todos os gatos pretos e brancos são automaticamente gatos tuxedo. O fator decisivo é o traje festivo. Apenas quando o padrão do pelo se assemelhar a um smoking é que se pode falar de gato tuxedo. Estas são as características mais importantes:
- Relativamente à cor do pelo, o preto deve ser nitidamente predominante.
- Na sua maioria, a cabeça deve ser preta (incluindo as orelhas).
- A garganta, o peito e a barriga devem ser brancos.
- As quatro patas devem ser brancas (luvas).
Como surge este padrão de pelo?
Tanto o padrão como a cor do pelo de um gato são determinados pelos seus genes. Basicamente, os tuxedo são gatos pretos cujas manchas brancas são causadas por uma anomalia genética.
Simplificando, não existem suficientes células pretas pigmentadas para colorir de preto todo o pelo. Então, o restante é preenchido por células brancas. É deste modo que são as criadas as zonas de pelo branco.
O padrão tuxedo é criado quando o gato é um embrião no útero da mãe. As células pretas são produzidas no dorso do embrião e é a partir daí que se disseminam para todo o corpo. Já que as células pretas são mais lentas do que as brancas, não conseguem dar cor a todo o animal. É por isto que o ventre, além de outras áreas do corpo opostas ao dorso, se mantêm brancas.
A distribuição exata das zonas pretas e brancas é diferente de gato para gato. Ainda que todos os gatos tuxedo usem smoking, nenhum é exatamente igual ao outro.
Onde é possível comprar um gato tuxedo?
Gatos com padrão tuxedo podem ser encontrados por todo o lado: no criador, no gatil ou mesmo em quintas. Se conduzir pelo país de olhos bem abertos poderá observar gatos de smoking a caçar ratos.
O preço de um gato tuxedo baseia-se no valor a pagar normalmente por qualquer outro gato da mesma raça.
Gatos tuxedo famosos
Só no mundo dos desenhos animados são vários os gatos tuxedo famosos. Basta recordar o gato Félix (Felix the cat), que desde os primórdios do cinema mudo se passeava no seu elegante smoking. Também o gato Sylvester, que tentava em vão caçar o canário Tweety, usava um smoking.
No filme de animação Bolt, da Disney, um cão de Hollywood com o mesmo nome conhece Mittens, uma gata tuxedo de Nova Iorque. Também o Tom dos famosos Tom & Jerry usa um smoking – embora numa variante cinzenta.
Já nos palcos, o Mr. Mistoffelees tem um papel importante no musical Cats. No que diz respeito a comida, a “cara” da marca Felix é um gato tuxedo.
De resto, é provável que o gato tuxedo mais famoso do mundo real tenha vivido na Casa Branca. Chamava-se Socks e pertencia ao Presidente Bill Clinton.