Alternativa sustentável: guia de areia vegetal para gatos
© Iuliia Alekseeva / stock.adobe.com
As preocupações ambientais desempenham um papel cada vez mais importante, também na posse de gatos. Por exemplo, existe comida para gatos de qualidade biológica, brinquedos fabricados em materiais naturais e areia para gatos sustentável. Neste guia de areia vegetal para gatos, explicamos as suas vantagens ecológicas deste produto.
Sumário
Areia para gatos: para que é necessária?
Uma ou mais caixas de areia são um elemento indispensável do equipamento de qualquer casa com gatos. As caixas de areia estão cheias de areia para que o gato possa fazer as suas necessidades de forma higiénica e enterrá-las cuidadosamente.
Isto corresponde ao comportamento natural dos gatos. Na verdade, estes animais enterram as suas excreções na natureza para não atraírem a atenção dos seus inimigos.
A areia para gatos tem a função de absorver as fezes e a urina para neutralizar os odores desagradáveis. É feita a distinção entre areia aglomerante e areia não aglomerante, com vários materiais à escolha para ambos os tipos.
Resumo dos tipos de areia mais importantes
- Areia mineral: composta por argilas, como a bentonita
- Areia de sílica: composta por gel de sílica
- Areia vegetal para gatos: composta por fibras vegetais, como a madeira ou o milho
Encontra mais informações no nosso artigo Tipos de areia para gatos.
O problema ambiental da areia para gatos
A areia mineral é a mais popular. É considerada um clássico e foi comercializada pela primeira vez em 1947. Existem imensas pessoas que utilizam areia mineral para a caixa de areia e por boas razões:
- O material parece areia ou terra, e é por isso que muitos gatos o aceitam.
- Os granulados minerais de bentonite, alumina ou sepiolite absorvem eficazmente os líquidos e neutralizam os odores.
- Na versão aglomerante, forma grandes grumos em contacto com urina, que podem ser recolhidos um a um sem mudar toda a areia.
- Devido à sua grande popularidade, a areia mineral está disponível em todo o lado.
O que acontece à areia mineral após a sua utilização?
A areia mineral também tem desvantagens, especialmente em termos de equilíbrio ambiental. Na Alemanha, por exemplo, são geradas 630 000 toneladas de resíduos pela utilização de areia mineral.
O problema é que a areia mineral não é um produto circular. Isto significa que não pode ser utilizado ou reprocessado de forma alguma após a sua utilização.
Os granulados minerais não podem ser compostados, pelo que devem ser eliminados no caixote do lixo. Nem sequer acrescenta valor nas instalações de incineração.
Produção e eliminação da areia mineral
A bentonite e matérias-primas semelhantes não podem ser totalmente incineradas, pelo que não contribuem com energia térmica para o ciclo energético. Em vez disso, os resíduos devem ser eliminados no depósito de escórias.
A maior parte das substâncias aí depositadas chegaram ao fim do seu percurso: já não podem ser usadas.
No entanto, não só a eliminação, mas também a produção de areia mineral é problemática do ponto de vista ambiental. A bentonite, substância não renovável, é extraída em minas em África, no Canadá e na Turquia. A extração produz grandes quantidades de emissões de CO₂. É depois transportada por avião, navio e camião.
Os problemas ambientais das areias de silicato
Só na Alemanha, a utilização de areia mineral é responsável por mais 551 000 toneladas de CO₂ do que a utilização de areia sustentável.
O balanço energético da areia de sílica não é muito melhor. O gel de sílica absorvente é produzido principalmente na China, com elevado consumo de energia. Depois, deve ser eliminado no caixote do lixo.
O que é a areia vegetal para gatos e quais são as suas vantagens?
Se quiser utilizar areia ecológica, deve escolher produtos feitos de fibras vegetais.
De que é feita a areia vegetal para gatos?
Para produzir areia vegetal aglomerante, são usadas matérias-primas renováveis, como a madeira, palha, beterraba, milho ou outras fibras celulósicas.
Estas são frequentemente subprodutos do fabrico de papel ou da transformação de cereais. É isto que torna esta areia tão sustentável.
Além disso, a areia vegetal é frequentemente proveniente de culturas europeias, o que significa que o transporte consome menos energia.
Guia: areia vegetal para gatos nos resíduos orgânicos?
A areia sustentável é feita de material orgânico e, por conseguinte, é biodegradável. Assim, pode ser compostada e transformada em composto.
No entanto, nem todos os locais permitem deitar areia vegetal nos resíduos orgânicos. Também não deve ser colocada no caixote do lixo biológico em casa.
A razão para isso é que as fezes dos gatos contêm germes perigosos, tais como toxoplasmose.
É melhor colocar no contentor do lixo
Por esta razão, é melhor colocar a areia vegetal para gatos também no caixote do lixo. Mesmo assim, a areia feita de madeira, milho ou outras fibras vegetais continua a ser mais sustentável e amiga do ambiente do que a areia mineral.
Pode ser totalmente incinerada e a sua energia térmica é utilizada para gerar eletricidade.
Redução de resíduos graças à areia vegetal
Na produção de areia vegetal aglomerada, é libertado menos 82 por cento de dióxido de carbono do que na areia mineral.
Para além disso, tem metade do peso do mineral, mas é extremamente absorvente e, por conseguinte, eficiente em termos energéticos.
Interessante: as frases “Areia natural” e “Produto natural” não estão protegidas e podem ser encontradas também na areia mineral. A sua matéria-prima é também um produto natural, embora menos sustentável.
Conselhos de compra
Existe uma grande seleção de areia vegetal para gatos no mercado. É geralmente feita de madeira ou milho, mas também de outros materiais, como cascas de nozes ou sementes de gramíneas.
Biodegradável vs. produto natural
Se quiser ter a certeza de que está a comprar areia sustentável, procure na embalagem frases como “100% biodegradável”, “feita a partir de fibras vegetais” ou “areia puramente vegetal”.
Interessante: as frases “Areia natural” e “Produto natural” não estão protegidas e podem ser encontradas também na areia mineral. A sua matéria-prima é também um produto natural, embora menos sustentável.
Conselhos para mudar para areia vegetal
Por razões ecológicas, pode ser uma boa ideia mudar para areia vegetal para gatos. No entanto, os gatos são criaturas de hábitos e gostam de rotinas. Por isso, alguns rejeitam uma areia nova.
Quando isso acontece, podem fazer as suas necessidades ao lado da caixa de areia ou no tapete.
Troca cuidadosa
Para evitar que isto aconteça, o gato deve ser cuidadosamente habituado à nova caixa de areia. Para o conseguir, basta misturar pouco a pouco a areia velha com a areia nova.
Desta forma, o gato habituar-se-á gradualmente à areia vegetal até que esta substitua completamente a areia mineral.
Conclusão: areia vegetal para gatos como alternativa sustentável
Em termos de respeito pelo ambiente, a areia vegetal para gatos tem várias vantagens em relação à clássica areia mineral para gatos. É fabricada a partir de matérias-primas renováveis, pelo que é biodegradável e pode ser totalmente incinerada.
Além disso, o seu baixo peso faz com que tenha uma melhor pegada de carbono. Se vale ou não a pena mudar, depende das suas prioridades e, obviamente, das preferências do seu gato.
Fontes: