Os gatos como exemplo: Aprender com o seu gato
© mizina / stock.adobe.com
Quem tem um gato costuma admirar a elegância, o controlo e a graciosidade com que se move. Mas também existem gatos desajeitados e fofinhos que nos conquistam com o seu ronronar. No entanto, independentemente das diferenças, existem alguns comportamentos e rotinas características comuns a todos os gatos. E as pessoas podem facilmente adotar alguns destes comportamentos. Assim, se olhar para os gatos como exemplo pode aprender muito com ele.
Sumário
- As rotinas matinais dos gatos
- Cuidar do corpo faz bem à mente
- Os gatos como exemplo: Eis os mestres do relaxamento
- Não se esqueça das suas necessidades
- Não deixe de se divertir
- Aprender com o seu gato a manter-se curioso
- Aprender a ser mais paciente
- Os gatos como exemplo: Dê importância às pequenas coisas
- Aprenda com o seu gato a viver o momento
- Conclusão: os gatos como exemplo
As rotinas matinais dos gatos
Após uma boa noite de sono começa um dia frenético? Isto para o seu gato está fora de questão. Os gatos iniciam o dia calmamente depois de uma boa sessão de alongamentos. Assim, pode seguir os passos do seu gato e iniciar o dia com uma pequena sessão de yoga. E tal como o seu gato, só depois de ter a mente e o corpo acordado dar início às atividades diárias.
Na verdade, para muitas pessoas, iniciar o dia calmamente é um enorme benefício para a saúde. Com alguns exercícios de yoga antes do pequeno almoço sente-se mais relaxado e mantém o corpo flexível. Claro, pode igualmente fazer algo que lhe dê prazer, como ler o jornal, fazer uma caminhada ou preparar algo que goste muito para o pequeno almoço. Uma rotina matinal agradável ajuda sempre a começar bem o dia.
Cuidar do corpo faz bem à mente
A rotina diária dos nossos pequenos felinos inclui os cuidados com o pelo, ou seja, os gatos passam cerca de três horas a tratar do pelo. Este comportamento tem muitas vantagens. Por exemplo, ao lamber o pelo durante horas com a sua língua áspera, os gatos não só mantêm o pelo limpo e bonito, como também estimulam a circulação sanguínea.
E o que pode aprender com este comportamento do seu gato? Que dedicar algum tempo a tratar do seu corpo é uma forma de se manter saudável e bem-disposto. Por exemplo, mime-se com uma massagem quando tem os ombros tensos. Pode também experimentar uma nova máscara facial e relaxar a ler um livro ou ouvir uma boa música enquanto esta atua. Seja qual for a sua escolha, o seu corpo vai agradecer!
Os gatos como exemplo: Eis os mestres do relaxamento
Quem tem um gato sabe bem que os gatos são mestres no que diz respeito ao relaxamento. Os gatos escolhem sempre os lugares mais confortáveis da casa para se deitarem e ficam tão relaxados que nos transmitem calma só de os observar. As pessoas não precisam de dormir 16 horas como os gatos, no entanto, podem fazer um esforço para garantir que dormem pelo menos sete ou oito horas por dia. Pode também criar rotinas de relaxamento para si. Dedique um período de tempo todos os dias para se sentar com o seu gato por perto e, por exemplo, ler um livro. E não se esqueça de pôr o telemóvel no silêncio para evitar distrações incómodas.
Não se esqueça das suas necessidades
Os gatos não fingem, nem mesmo para a sua família humana. Com toda a certeza já notou que o seu gato mostra claramente o seu desagrado quando não quer fazer alguma coisa. As pessoas também podem aprender com os gatos a ter as suas necessidades em atenção. Claro que não é boa ideia mostrar as garras sempre que se sente insatisfeito. No entanto, pode ir de encontro às suas necessidades e desejos sempre que possível e verá que se sentirá melhor. Assim, quando lhe fizerem um pedido pense se não é melhor recusar.
Não deixe de se divertir
Mesmo o gato mais sério transforma-se num gatinho cheio de energia quando vê uma cana de brincar. O que para as pessoas parece uma simples brincadeira, desperta nos gatos o seu instinto de caçador e, por conseguinte, põe os seus sentidos em alerta. À medida que nos tornamos adultos, a diversão deixa de ser uma prioridade. No entanto, tal os gatos nos mostram, divertir-se é também uma forma de relaxar que aumenta o bem-estar. Assim, procure fazer atividades que lhe deem prazer. Por exemplo, pode tentar aulas de pintura, de artes marciais ou mesmo juntar-se a um grupo musical. Tal como os gatos nos ensinam, qualquer atividade é boa desde que se divirta.
Aprender com o seu gato a manter-se curioso
A curiosidade é outra característica dos gatos que relembra a nossa infância. Por exemplo, todos sabemos que um gato quer sempre saber o que está dentro de um saco ou de uma caixa. Afinal, nunca se sabe o que se pode lá encontrar!
Assim, siga o exemplo do seu gato e mantenha-se curioso e aberto a novas experiências. Neste caso não apenas sobre o conteúdo de malas e caixas, mas também sobre outras culturas ou pessoas. Quem acha que já sabe tudo não se interessa por descobrir novas coisas.
Aprender a ser mais paciente
Por vezes as pessoas esquecem-se que certas coisas precisam de tempo para se desenvolverem e tornam-se impacientes. Assim, outra coisa que pode aprender com o seu gato é a ser mais paciente. Se o observar a tentar caçar um rato vê como ele espera pelo momento certo. E a espera pode ser longa, ainda assim, o pequeno felino continua concentrado porque ele sabe que em alguma altura o rato vai sair da toca.
Assim, quando definir algum objetivo, não tenha pressa. Seja a aprender uma nova língua ou a treinar um desporto, mantenha-se focado nos seus objetivos e não desista.
Os gatos como exemplo: Dê importância às pequenas coisas
É certo que os gatos são muito exigentes e gostam das coisas à sua maneira. Mas eles não dão muita importância a coisas materiais. Por exemplo, para um gato o importante é se a sua cama é confortável, não se custou 15 ou 100 euros. E muitos donos de gatos já viram a felicidade e entretenimento que uma caixa de cartão pode trazer a um gato. Mesmo um pequeno pedaço de jornal pode trazer vários minutos de diversão. Assim, podemos observar os nossos gatos e aprender a ser felizes com pequenas coisas.
Aprenda com o seu gato a viver o momento
Os gatos não se preocupam com o amanhã, eles vivem o momento. Por outro lado, muitas pessoas gostam de planear tudo ao pormenor para se sentirem seguras, caso contrário ficam preocupadas com o que se vai passar amanhã.
Pensar e planear o futuro é uma característica positiva dos seres humanos, no entanto é também muito importante desfrutar do presente. Mesmo pessoas com doenças crónicas podem encontrar inspiração na atitude dos gatos e desligarem-se das suas preocupações por algum tempo. Viver o momento sem preocupações é também uma forma de relaxar e recarregar baterias.
Conclusão: os gatos como exemplo
Os gatos podem ser muito mais úteis para a saúde mental e física de uma pessoa do que muitos personal treiners. Naturalmente, os seres humanos não podem ou devem adotar todos os comportamentos dos pequenos felinos. No entanto, em muitos aspetos da nossa vida podemos olhar para os gatos e seguir o seu exemplo.