Os gatos são ciumentos?

Escrito por Natalie Decker
Gato com ar zangado. Alguns comportamentos indicam que os gatos sentem ciúmes.

O ciúme é um sentimento negativo que, possivelmente, os gatos também sentem.

Os ciúmes correspondem a uma emoção complexa que pode ser descrita como medo de não ser amado suficientemente. E os tutores de animais de estimação muitas vezes perguntam-se se eles também podem ter estes sentimentos. Para saber se os gatos são ciumentos e como exprimem este sentimento leia este artigo.

Os gatos sentem ciúmes?

Especialistas em comportamento animal e cientistas estão a estudar o mundo emocional dos animais de estimação e animais selvagens. No entanto, este é um tema complexo e os cientistas ainda não podem afirmar com certeza absoluta que os nossos patudos também têm sentimentos mais complexo como, por exemplo, inveja ou vergonha.

A falta de informação nesta área deve-se a vários fatores, entre os quais a impossibilidade de perguntar aos animais o que eles sentem. Assim, os cientistas recorrem a outros indicadores, como por exemplo, a concentração de hormonas de stress ou o tipo de atividade cerebral que os animais apresentam em certas situações.

No entanto, os cientistas não conseguem afirmar que estas alterações estão diretamente relacionadas com as emoções. É também importante sublinhar que ao considerar que, por exemplo, um gato sente ciúmes podemos simplesmente estar a interpretar o seu comportamento à luz do que nós sentimos.

Os gatos têm uma relação forte com os tutores?

Os gatos são considerados, de forma geral, mais independentes que os cães. Além disso, as pessoas também costumam pensar que os gatos têm mais ideias próprias e são menos flexíveis do que os cães. No entanto, no que se refere à relação com os tutotes, estudos recentes indicam que os gatos desenvolvem um vínculo forte com a sua família humana. Por exemplo, a especialista em comportamento animal Kristyn Vitale da Universidade de Oregon demonstrou que os gatos desenvolvem relações com os tutores semelhantes às das crianças.

É neste contexto que surgem os ciúmes. A psicologia considera que os ciúmes surgem quando as pessoas sentem medo de perder o amor e atenção quando estes são partilhados com outros. Assim, se os gatos desenvolvem sentimentos fortes pelos tutores é possível que eles também sintam receio de perder o seu afeto e, por isso, sintam ciúmes.

Outros estudos sobre os sentimentos dos gatos

Um dos poucos estudos científicos sobre este tema apresenta outro tipo de resultados. Num estudo japonês, os tutores fizeram festinhas a gatinhos de peluche e almofadas à frente dos seus gatos. Em seguida para efeitos de comparação, estranhos acariciaram ambos os objetos na presença do gato.

Resultado: os gatos mostraram-se significativamente mais interessados no comportamento dos seus donos. Ou seja, muitos dos gatos participantes examinaram mais atentamente os gatos de peluche do que as almofadas, o que pode indicar ciúme.

Como saber se meu gato sente ciúmes?

É certo que ainda não sabemos o que os animais realmente sentem. No entanto, eles apresentam comportamentos que, nós humanos, considerariam um sinal de que eles sentem ciúmes, por exemplo, quando um novo morador chega a casa.

Alguns gatos reagem a esta mudança com comportamentos agressivos. Eles rosnam, bufam e atacam o novo habitante da casa com as unhas, como se o quisessem expulsar do seu espaço. Outros gatos miam com mais frequência e tornam-se mais afetuosos com seus tutores. Gatos particularmente sensíveis podem mesmo afastar-se da sua família humana e rejeitar festinhas ou colo.

Os gatos são ciumentos ou inseguros?

Os gatos são criaturas de hábitos, que valorizam muito as suas rotinas. A chegada de um novo membro da família ao “seu” território altera a rotina diária habitual, o que perturba os gatos. Alguns pequenos felinos reagem adotando comportamentos anormais. Por exemplo, alguns gatos começam a marcar o território ou a arranhar os móveis, outros podem recusar-se a comer. Atualmente não sabemos, com certeza, se estes comportamentos indicam ciúmes ou insegurança. Assim, os cientistas ainda têm de fazer alguns estudos para compreender o real significado destes comportamentos.

Os gatos sentem ciúmes de bebés?

A chegada de um bebé traz grandes mudanças no dia-a-dia das famílias, o que têm um impacto direto na vida dos gatos. Habituar o gato ao bebé é um processo que pode demorar algum tempo e exige alguns cuidados dos tutores. Por exemplo, deixe que o seu gatinho esteja presente quando alimentar ou trocar a roupa do bebé. Mas nunca force o seu gato, ele deve ter a possibilidade de sair do quarto quando quiser.

Quando os gatos sentem ciúmes

Como lidar com gatos que sentem ciúmes

Independentemente da causa dos comportamentos anormais do gato, ou seja, quer as alterações estejam associadas à chegada de um novo membro à família ou de um bebé, não adote uma estratégia punitiva. Assim, não atire água ou grite com o seu pequeno felino quando ele apresentar comportamentos indesejados, visto que isso só vai piorar a situação.

O mais indicado para lidar com esta situação é manter, o mais possível, as rotinas habituais. Por exemplo, se o seu gato estiver habituado a dormir na cama com os tutores, não deve impedi-lo. No entanto, se o bebé dormir junto dos pais ou se houver outro fator que impeça o gato de dormir na cama, prepare um local confortável e aconchegante para ele dormir, se possível no quarto. Além disso, dê-lhe uma manta ou cobertor com o cheiro dos tutores.

Mantenha a relação com o seu gato

Apesar das alterações no dia-a-dia da família, nunca se esqueça de dar atenção ao seu pequeno felino. Assim, continue a brincar e a dar os miminhos habituais. No entanto, tenha sempre em atenção a disposição do seu gato e nunca o force a fazer algo que ele não quer.

Além disso, o novo membro da família deve começar por ignorar o gato “ciumento”. Lembre-se que muitos gatos não gostam nada que o olhem diretamente nos olhos ou serem acariciados por estranhos, porque se sentem ameaçados. A melhor forma de a nova pessoa na família estabelecer uma boa relação com o gato é através do estômago, dando de vez em quando uma saborosa guloseima ao pequeno felino da casa.

Gatos ciumentos: recompense os comportamentos desejados

Os gatos que sentem ciúmes muitas vezes sentem-se melhor se encontrarem locais extra para descansarem. Assim, faz sentido colocar um nicho ou cestinho adicional num local sossegado da casa, para que o seu pequeno felino se sinta seguro e aconchegado.

Além disso, sempre que o seu gato demonstrar o comportamento desejado, por exemplo, aproximar-se de forma calma do bebé ou do novo membro da família, dê-lhe de imediato uma recompensa, seja uma guloseima ou miminhos.

Por fim, se o seu gato não quiser comer por um longo período de tempo, se perder pelo ou se a continuar a ter comportamentos anormais em relação às suas necessidades, leve-o ao veterinário. Esses comportamentos podem ser sinal de uma doença física que precisa de tratamento médico.

Convivência entre vários gatos

Os gatos sentem ciúmes de outros gatos?

Se dois ou mais gatos passarem a viver juntos, podem surgir comportamentos agressivos. O gato da casa pode considerar o recém-chegado como um intruso indesejado com quem a partir de agora terá que competir por comida ou pela atenção do tutores. Do ponto de vista humano, esse comportamento também pode ser interpretado como ciúme.

Dois gatos em conflito num jardim. © zanna_ / stock.adobe.com

Conclusão: os gatos são ciumentos?

Como vimos, ainda não é possível afirmar com certeza que os gatos sentem ciúmes. Alguns especialistas em comportamento animal alertam que temos tendência a olhar para o comportamento dos animais de acordo com os nossos. Assim, é importante olhar para os gatos do seu próprio ponto de vista. Além disso, todas as emoções têm um objetivo e utilidade biológica e evolutiva. No entanto, nem todas as emoções são úteis em todas as situações. Os cientistas e especialistas em comportamento animal também não conseguem determinar se os ciúmes trazem algo de benéfico a gatos que partilham a mesma casa.

Está a decorrer um estudo sobre este tema na Universidade de Medicina Veterinária de Hanover. Esta investigação procura saber mais sobre a comunicação e os vínculos relacionais que os gatos estabelecem com os seus tutores e outros gatos. Quando os resultados forem publicados, saberemos um pouco mais sobre a vida emocional dos nossos pequenos felinos e possivelmente até se os gatos sentem ciúmes.

Artigos para ajudar o seu gato a sentir-se mais calmo:


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes