Instalar uma porta para gatos

Escrito por Sabrina Quente
Gato a passar por uma porta para gatos instalada numa porta de vidro

Instalar uma porta para gatos não é um bicho de sete cabeças. Neste artigo explicamos como o fazer passo a passo.

Uma porta para gatos ou gateira torna o dia-a-dia do seu gato, tal como o da família, muito mais confortável. Neste artigo, explicamos como instalar uma porta para gatos e também damos dicas para habituar o seu gato a usar a sua porta para entrar e sair de casa.

As vantagens de uma gateira

Sair, entrar, sair outra vez! Os gatos têm as suas manias e adoram criar rotinas incompreensíveis para os donos. Assim, é natural que as entradas e saídas dos pequenos felinos sejam um pesadelo para os seus donos.

Com uma gateira na janela ou na porta, o seu gato entra e sai de casa quando quer sem incomodar os donos. Além disso, durante os meses frios e chuvosos de inverno, os gatos que podem sair de casa devem ter sempre acesso a casa mesmo que os donos estejam fora. E claro, também durante a noite, o seu gato deve poder entrar livremente em casa e com uma gateira nunca mais precisa de se levantar da cama.

Por fim, caso o seu gato fique doente e precisar de o manter em casa, basta bloquear a porta para gatos e assim ele não consegue sair. Dessa forma, o seu pequeno felino recupera tranquilamente em casa.

© Astrid GasAstrid Gast / stock.adobe.comt / stock.adobe.com
Especialmente no inverno, os gatos agradecem ter a sua própria porta poderem entrar à vontade em casa.

Inquilinos precisam de autorização para instalar uma gateira

A montagem de uma porta para gatos é uma tarefa mais simples do que muitos donos pensam. No entanto, se vive numa casa alugada antes de montar a gateira fale com o seu senhorio. A instalação deste equipamento consiste numa alteração à habitação e, por isso, não o pode instalar sem autorização prévia.

Escolher a porta certa

Antes de comprar uma porta para gatos tem que decidir onde a vai instalar. Além disso, determinadas características como o tamanho ou a segurança também são aspetos decisivos. Afinal provavelmente só quer que o seu gato tenha liberdade para entrar e sair de casa, não outros gatos ou animais que vivam nas redondezas.

Altura da gateira em relação ao chão

Um dos aspetos mais importante a ter em conta quando for montar uma gateira são as características do futuro utilizador. Em primeiro lugar, o seu gato deve passar pela porta sem qualquer esforço e portanto, deve estar a uma distância confortável do chão . Na maior parte dos casos, a altura de colocação da gateira é de 15 centímetros acima do chão. No entanto, há gatos maiores que outros e, por isso, para saber exatamente a que altura do chão deve instalar a porta meça o espaço entre a barriga do seu gato e o chão. Caso tenha mais do que um gato, oriente-se pelas medidas do gato mais pequeno.

Onde instalar a porta para gatos?

Se mora num apartamento no rés-do-chão pode colocar a gateira numa janela ou numa porta que dê acesso à rua. No entanto, se morar num andar superior a janela não é uma opção. Já se residir numa moradia as suas opções aumentam de acordo com a configuração da habitação. Por exemplo, pode colocar a gateira na porta da garagem ou da cave. Estas são excelentes opções, já que os gatos que vão à rua sozinhos costumam trazer as presas para casa.

Tipos de gateiras

Existem vários tipos de portas para gatos com diversas funcionalidades que proporcionam conforto e segurança ao seu gato e à sua família. Abaixo apresentamos uma breve descrição dos tipos mais populares:

  • Sistema de fecho com 4 modalidades: Este tipo de porta é programável e dessa forma pode definir se o seu gato pode entrar e sair de casa à vontade ou se só pode sair. No caso dele ter que ficar em casa, basta bloquear a porta.
  • Microchip: este tipo de gateira tem um equipamento incorporado para reconhecimento de microchips. Assim, basta programar o microchip do seu gato à gateira e gatos ou outros animais estranhos não conseguem entrar em sua casa.
  • Infravermelhos: se o seu gato está habituado a andar com coleira, pode usá-la para colocar um chip. Estas gateiras têm um sensor de infravermelhos incorporado que lê o chip da coleira do gato, permitindo que ele entre ou saia de casa.

Montar uma porta para gatos

Já sabe o melhor local para montar a sua gateira? Então chegou a altura de pôr mãos à obra. As gateiras atuais são fáceis de montar e, por isso, a maior parte dos donos não sente dificuldades nesta tarefa. No entanto, algumas localizações podem apresentar alguns problemas e nesse caso pode ser mais seguro recorrer a um profissional para fazer a montagem.

O local mais simples para colocar a porta para o seu gato é uma porta de madeira. As ferramentas que precisa são: uma serra, de preferência elétrica, um berbequim, lixa e chaves de parafusos.

Preparação

  • Assinale na porta de casa o local correspondente ao centro da gateira.
  • A maior parte das gateiras traz um modelo em papel. Coloque-o sobre a porta e desenhe os contornos. Caso não tenha um modelo, use a própria gateira.
  • Tenha atenção a desenhar o modelo, nomeadamente se está à distância adequada do chão e se a orientação é a correta.
  • Os modelos costumam indicar os cantos da gateira, ou seja, os pontos limite que devem ser furados. Nesta fase, faça furos superficiais. Mais tarde vai serrar a porta tendo esses pontos limite como orientação.
  • O diâmetro dos furos que fizer devem ser ligeiramente maiores do que a grossura da lâmina de serrar que vai usar. Assim, insere a serra com facilidade.

Fazer o buraco para a gateira

  • Com um lápis desenhe linhas a ligar os vários pontos limite. Em seguida termine os furos. A serra vai seguir as linhas que desenhou.
  • Coloque a serra num dos furos e vá serrando lentamente até ligar todos os furos. No fim têm o buraco onde a gateira vai encaixar. Este trabalho é mais simples de fazer com a porta fechada.
  • Alise os limites do buraco com uma lixa.

Encaixe

  • Encaixe a porta para gatos no buraco que fez e certifique-se que a aba abre e fecha sem dificuldades.
  • Em seguida, marque e faça os furos para a fixação da parte da porta que fica no interior da casa.
  • Volte a encaixar a parte exterior da gateira no buraco que fez na porta. Em seguida, coloque os parafusos nos locais indicados de forma a prender as duas partes da gateira à porta de casa.

Montar uma gateira em outros tipos de porta

  • Portas em PVC: naturalmente existem também gateiras para portas em PVC. A montagem da gateira é igual à descrita acima. No entanto, precisa de uma serra adequada ao PVC.
  • Portas de vidro e janelas: se vai instalar uma gateira numa porta de vidro precisa de ter um cortador de vidro e preferencialmente alguma experiência com este material. Se tiver dúvidas, o melhor é mesmo recorrer a um profissional para fazer a instalação da sua gateira.

Habituar o seu gato à nova gateira

A seguir a montar a porta para gatos, é preciso que o seu pequeno felino perceba a sua utilidade. Mas como sabemos, os gatos são bastante espertos e, por isso, com alguns truques ele rapidamente percebe como a gateira funciona.

Comece por segurar a aba da porta ou use umas tiras de fita cola manter a aba aberta. Em seguida, incentive o seu gato a passar pela porta, por exemplo, chame-o ou coloque uma guloseima do outro lado. Depois dele passar para dentro e para fora de casa uma ou duas vezes pode deixar a aba fechar-se.

Tendo a aba para baixo volte a incentivar o seu gato a passar pela gateira. Nas primeiras vezes, pode dar um toquezinho na aba para ela se abrir mais facilmente. Geralmente, os gatos aprendem em poucos minutos a usar uma gateira, especialmente quando querem mesmo entrar ou sair de casa!

Alternativas para apartamentos

Se mora num apartamento e tem uma varanda mas não pode colocar uma gateira, não se preocupe, temos uma excelente sugestão! Leia o nosso artigo tornar a varanda segura para gatos e vai ver que facilmente transforma a varanda no local perfeito para o seu gato apanhar ar fresco e ver o que se passa na rua.


Sabrina Quente
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Sabrina Quente

Os animais fazem parte da minha vida desde sempre. Nas minhas fotografias de criança tenho sempre um periquito na cabeça ou um gato ao colo. Há mais de 10 anos que escrevo sobre vários temas relacionados com animais, desde seguros de saúde até como é a vida com um gato. A minha gata Mimi está sempre ao meu lado e é a minha fonte de inspiração para muitos textos. Além disso, ela lembra-me sempre quando está na hora de fazer uma pausa.


Os nossos artigos mais relevantes