Posições dos gatos para dormir e o seu significado

Escrito por Natalie Decker
gato a dormir de costas numa manta

Se os gatos dormem com a sensível barriguinha a descoberto é porque se sentem seguros.

Ainda que tenham os olhos fechados, os gatos não estão sempre a dormir profundamente. Com alguma habilidade, é possível identificar, pelas diferentes posições para dormir, se o seu gato está a sonhar ou apenas a descansar e se está relaxado ou alerta.

Posições dos gatos para dormir: o que significam?

Os gatos adultos dormem até 16 horas por dia. Os predadores dentro deles precisam de recuperar energia para o próximo ataque. Para tal, dormem, assumindo uma enorme variedade de posições – desde completamente esticados a enrolados.

As diferentes posições para dormir dos gatos podem dar-nos informações interessantes: se o animal se sente confortável, se está familiarizado com o ambiente em seu redor ou se  está inseguro.

Esticados ao comprido: a posição para dormir favorita de muitos gatos

Quando os gatos se esticam, aumentam a área de superfície da pele. O objectivo: a maior transferência de calor possível, por exemplo, em frente ao fogão ou no chão da sala, quando os raios de sol atravessam a janela.

No verão, quando os gatos sentem demsiado calor, gostam de procurar superfícies mais frescas para se deitarem, por exemplo, no chão da casa de banho.

Enrolados: a posição para aquecerem

Quando os gatos se enrolam até ficarem uma bolinha, é provável que se queiram aquecer: põem a cabeça para baixo, puxam as patas para debaixo da barriga e enrolam a cauda em redor do corpo, como um cachecol.

Os gatos de exterior também adotam esta posição, nomeadamente quando decidem fazer uma pausa nos seus passeios à chuva ou na neve e procuram um sítio abrigado para se enrolarem assim.

Se o gatinho adotar esta posição dentro de casa é porque pode estar com algum frio. Ou pode simplesmente fazer o mesmo confortavelmente, no seu cesto.

Posição de atenção: posição do gato para dormir enquanto está meio a dormir

Quando o gato dorme nesta posição, também puxa as patas para debaixo da barriga. Porém, a cabeça mantêm-se elevada e as orelhas estão muitas vezes viradas na direção da fonte de barulho. Portanto, nesta posição os gatos não dormem, apenas descansam. Dão conta de tudo o que se passa em seu redor e, sentindo necessidade, estão prontos para fugir.

Gatos que (ainda) não se sentem totalmente confortáveis na sua nova casa adotam muitas vezes esta posição e estão alerta. Por vezes, esta postura também pode ser indicadora de doença.

Como dormem os gatos quando estão felizes? Posição supina

Quando um gato mostra a sua sensível barriguinha enquanto dorme é sinal de que se sente confortável e protegido na sua casa. Portanto, se vir o seu gato a dormir de barriga para cima e com as patas esticadas pode encará-lo como um verdadeiro sinal de confiança.

Por outro lado, se tiver mais do que um gato, apenas o animal que está no topo da hierarquina dorme desta forma.

Como dormem os gatos quando estão relaxados? Posição lateral

O seu gato está a dormir de lado? Então, está a dormir profundamente. Todo o corpo, incluindo as patas, cabeça e cauda, estão descontraidamente no chão.

Músculos e articulações estão relaxados. Desta forma, o animal tem oportunidade de relaxar até à próxima caçada ao rato (de peluche). Durante esta fase, não deve perturbar o seu gato e apenas acordá-lo em circunstâncias excecionais.

Como dormem os gatos quando estão com dores? Postura da esfinge

Se o seu gato dorme agachado não é bom sinal. Se o animal puxar as pernas para perto do corpo e arquear o dorso, deve estar particularmente atento à posição da cabeça do seu gato.

Então, se a cabeça estiver para baixo em direção ao peito e as orelhas torcidas para baixo, o seu gato pode estar com dores. Um ritmo respiratório rápido também pode indicar que o seu patudo não se está a sentir bem. Neste caso, deve levar o animal ao veterinário o mais rapidamente possível.

Quando os gatos sonham

Já agora: se ouvir o seu patudo a miar suavemente durante o sono ou o observar a contrair as patas com movimentos rápidos, saiba que não há motivo para alarme. O seu gato estará provavelmente a sonhar – quem sabe com a caçada noturna ao rato ou mesmo consigo.

Fontes:


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes