Gelados para gatos: 5 receitas caseiras fáceis e saudáveis
© FurryFritz / stock.adobe.com
Com a chegada do verão adoramos comer um refrescante gelado. E tal como nós, também os gatos gostam de se refrescar. Então, que tal fazer um delicioso gelado para o seu gato? Neste artigo explicamos como fazer gelados para gatos com os ingredientes adequados. Vai ver que o seu gato vai adorar!
Sumário
Os gatos podem comer gelados?
Os grandes felinos estão habituados e preparados para as altas temperaturas. E, portanto, os gatos domésticos, que fazem parte da mesma família alargada, também conseguem lidar bem com o calor. No entanto, nos dias mais quentes mesmo os gatos sentem calor e, por isso, procuram sombras e lugares frescos para dormitar. Mas alguns tutores perguntam-se se podem dar um gelado ao seu gato. A resposta é sim, mas nunca os gelados que nós comemos.
Gelados para gatos feitos em casa: dicas para momentos divertidos
Em princípio não há qualquer problema em dar uma guloseima gelada ao seu pequeno felino nos dias quentes de verão. No entanto, para evitar que o gelado caia mal no estômago do seu gato tome as seguintes precauções:
- Os gatos adoram leite. No entanto, muitas vezes eles não conseguem digerir a lactose. Assim, prefira gelados feitos com queijo quark, iogurte ou com leite para gatos. Em alternativa também pode fazer receitas sem lactose. Mais abaixo damos dicas.
- Tal como as pessoas, os gatos não devem exagerar nos gelados. Para que o seu gato tenha uma vida saudável deve dar-lhe uma alimentação adequada. Assim, os gelados devem ser guloseimas que eles comem de vez em quando.
- Também deve ter em atenção a forma como ele come o seu gelado. Um gato deve saborear um gelado lentamente e este não deve estar demasiado frio, assim, tire o gelado do congelador um bocado antes de o dar ao seu pequeno felino.
Infelizmente a oferta de gelados para gatos no mercado não é muito grande, contrariamente ao que se passa com os cães. No entanto, a boa notícia é que fazer gelados caseiros para gatos é simples e barato. Naturalmente que o melhor gelado é sempre aquele que mais agrada ao paladar do seu pequeno felino.
As temperaturas não param de aumentar? Com as nossas 5 dicas protege o seu gato do calor.
Gelados para gatos: ingredientes e acessórios
Fazer um gelado para o seu gato é simples e o melhor é que provavelmente tem os ingredientes em casa. Para fazer uma deliciosa guloseima basta ter a ração favorita do seu gato, pastas para gatos, leite para gatos ou snacks.
O chocolate e o açúcar, que são ingredientes obrigatórios nos nossos gelados, estão proibidos para os gatos. Também deve excluir sal e cereais.
Para saber o que o seu gato não deve comer de forma alguma, consulte a nossa lista de alimentos proibidos aos gatos.
Iogurte natural ou queijo quark são as melhores bases para fazer as guloseimas de verão do seu pequeno felino, se ele não for alérgico. Se o seu gato tiver um estômago sensível use antes caldos naturais ou mesmo água como base do gelado.
Para fazer o esta iguaria de verão precisa também de recipientes para o congelador. Por exemplo, as cuvetes permitem-lhe fazer gelados com o tamanho ideal. Para deitar a mistura na cuvete pode usar um saco de pasteleiro, assim evita sujar a cozinha. Em alternativa pode usar uma colher pequena.
Em seguida é só esperar que o preparado congele. Também pode preparar logo uma quantidade maior e assim o seu gato tem esta deliciosa guloseima fresca durante todo o verão!
As mais simples receitas de gelados para gatos
Quando for fazer o gelado para o seu gato, em primeiro lugar pense qual a sua comida favorita. Ele adora peixe? Prefere comida húmida? Ou ele fica feliz com um snack? Com as nossas dicas faz gelados para todos os gostos.
Receita 1: Atum
Gelados para gatos: peixe
O seu gato adora peixe? Então esta receita vai deixá-lo a ronronar todo o dia. E mais simples não há: precisa apenas de atum e um pouco de água.
- Desfazer bem uma porção de atum
- Juntar água e mexer até obter uma consistência cremosa
- Deitar o creme nas cuvetes
- Colocar no congelador até o creme ficar gelado
Receita 2: Comida húmida
Gelado caseiro com comida húmida
Uma variante igualmente rápida do gelado de atum é o gelado de comida húmida. A preparação é semelhante, apenas tem de substituir o atum por uma porção de comida húmida que seja do agrado do seu pequeno felino.
Receita 3: Guloseimas
Gelados para gatos com sabor irresistível
Surpreenda o seu gato com um gelado com as suas guloseimas preferidas! Por exemplo, coloque uma guloseima na mistura de gelado que preparou antes de levar ao congelador. Em alternativa, pode congelar o snack preferido do seu gato em água, em caldo de carne ou peixe ou legumes caseiros.
Para os gatos que adoram pasta de gatos, pode misturar um pouco da pasta com iogurte natural ou simplesmente colocar a pasta no congelador.
Receita 4: Leite
Uma delícia de leite
Os gatos costumam adorar gelados de leite. No entanto, estas guloseimas não devem conter lactose. Resolve facilmente esse problema ao usar leite para gatos, que delicia o seu gato sem lhe causar problemas ao estômago.
Importante: os gatos não devem engolir o seu gelado de uma vez, pois o seu estômago pode não reagir bem à chegada repentina de comida muito fria. Assim, tire o gelado do congelador um pouco antes de o oferecer ao seu gato.
Pode também juntar leite para gato ao gelado de comida húmida ou de atum. O leite vai dar uma consistência ainda mais cremosa à mistura e tornar o gelado mais apetecível.
Receita 5: Variante sem calorias
Um balão gelado
Mesmo um gato que esteja a fazer dieta pode ter o seu prazer gelado. Com um balão gelado pode refrescar o seu gato de uma forma divertida e sem calorias. Além disso, esta receita é extremamente simples: apenas precisa de um balão e de água!
- Em primeiro lugar retire o talco do balão. Para isso basta encher o balão com água, agitar o balão e esvaziá-lo.
- Encha o balão com água limpa, mas não demasiado para o seu gato não ficar assustado.
- Coloque o balão no congelador e espere até a água estar congelada.
- Retire o balão.
Numa travessa de ir ao forno coloque um pouco de água. Em seguida coloque o gelo em forma de balão e veja como o seu gato se diverte. Devido ao seu formato arredondado, o gelo move-se na água e estimula o seu pequeno felino a brincar. Assim, consegue que ele se divirta e refresque nos dias quentes de verão.
Uma última dica, independentemente da receita que escolher fazer é sempre melhor servir o gelado numa pequena tijela para não sujar o chão. Desejamos que o seu gato se divirta muito com os seus gelados!
Na loja online para gatos zooplus encontra os ingredientes ideais para fazer os seus gelados para gatos.