Os gatos podem comer morangos? This article is verified by a vet

gato a lamber morango

Para nós, os morangos são um snack saudável e delicioso. Mas e para os gatos?

Não é por acaso que os morangos são considerados um superalimento. Além de serem deliciosos, são um fruto repleto de vitaminas. Mas será que os gatos podem comer morangos?

Morangos: são saudáveis para os gatos?

Embora se pense que os morangos são uma baga, a verdade é que se tratam de um fruto acessório agregado. Além disso, não se pode considerar o morango como um fruto, pois os pontinhos castanhos que envolvem os morangos são, na verdade, pequenos frutos de casca rija.

Além do seu delicioso, e inconfundível, sabor, os morangos estão repletos de nutrientes, que também podem ser bons para os cães.

Vantagens para a saúde

Os flavonoides e os ácidos fenólicos contidos nos morangos são especialmente valiosos. Além de terem um efeito anti-inflamatório, diz-se que também previnem doenças cardiovasculares.

Além disso, os morangos estão repletos de antioxidantes e vitaminas saudáveis que têm um efeito positivo em vários processos metabólicos. Os morangos são especialmente ricos em:

    • Vitamina C
    • Vitamina B1 (tiamina)
    • Vitamina B9 (ácido fólico)
    • Vitamina K

Os gatos podem comer morangos?

Sim, ocasionalmente, os gatos podem comer morangos maduros e sem tratamento. Isto desde que siga a quantidade máxima recomendada. Explicamos-lhe abaixo o que pode ou não fazer no caso de morangos processados:

Os gatos podem comer morangos açúcarados?

Demasiado açúcar não é bom para a saúde do seu gato e pode provocar obesidade e diabetes. Portanto, o melhor é não oferecer morangos com açúcar ao seu gato.

Os gatos podem comer morangos congelados?

Comida congelada é uma variante à dieta do dia a dia muito apreciada pelos gatos no verão. Portanto, se o seu gato tolerar morangos, pode dar-lhe um pequeno morango congelado uma vez por outra.

Os gatos podem comer morangos liofilizados?

Os morangos liofilizados contêm menos água e uma maior percentagem de açúcar. Assim sendo, o melhor é oferecer ao seu gato morangos ao natural em vez de liofilizados.

Os gatos podem comer doce de morango?

Nenhum tipo de doce ou compota é bom para gatos, pois contêm demasiado açúcar gelificante.

Em que situações não devo dar morangos ao meu gato?

Os morangos não são venenosos para os gatos. Um morango maduro de vez em quando não faz mal ao seu gatinho.

Porém, tenha em mente que os morangos têm uma percentagem de açúcar relativamente elevada – 100 gramas de morangos têm entre quatro a seis gramas de açúcar. Demasiado açúcar também faz mal aos gatos e pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde (falência renal crónica, diabetes, obesidade). Portanto, apenas devem comer pequenas quantidades.

Alergia e intolerância

As alergias alimentares nos gatos podem surgir em relação a qualquer alimento. E embora a alergia a morangos seja muito rara nos gatos, pode acontecer.

No entanto, a intolerância a morangos ocorre com bem mais frequência em gatos. As consequências são problemas gastrointestinais, como vómitos ou diarreia.

Quantos morangos é que os gatos devem comer?

Não existe um número máximo definido. No entanto, de acordo com as recomendações, os gatos não devem comer mais do que meio morango maduro por dia.

Nota: Gatos com diabetes ou intolerância a morangos não devem comer morangos.

Fontes:

    • Bolbecher G (2020): Ganzheitliche Ernährung für Hund und Katze. 1. Auflage. Stuttgart: Thieme

Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes