Crescimento dos gatos: 6 fases de desenvolvimento This article is verified by a vet

O crescimento dos gatinhos: gato cor de laranja e branco nas suas várias fases de crescimento

O crescimento dos gatos pode dividir-se em seis fases.

Até quando crescem os gatos e de que tamanho podem ficar? Infelizmente não existe uma resposta simples, visto que tudo depende da herança genética e de fatores externos, por exemplo, o tipo de alimentação. No entanto, no que se refere ao processo de crescimento dos gatos este tem seis fases. Conhecendo as características de cada uma dessas fases, podemos proporcionar aos nossos gatinhos tudo o que eles precisam para uma vida longa e saudável, dando-lhes os cuidados mais indicados a cada momento.

O crescimento dos gatos

A gravidez das gatas dura aproximadamente 66 dias e, quando nascem, os amorosos gatinhos pesam menos de 100 gramas. Porém, os pequeninos gatinhos rapidamente se transformam em animais particularmente curiosos e traquinas. Para melhor perceber os gatinhos e as suas necessidades apresentamos abaixo as suas fases de crescimento.

Primeira fase do crescimento dos gatinhos: a primeira semana de vida

Após o nascimento, os gatinhos, ainda cegos e fracos, estão totalmente dependentes da mãe para se alimentarem. O leite materno, que contém colostro, é essencial para os gatinhos, visto que inclui importantes nutrientes e anticorpos que oferecem proteção contra várias doenças. Assim, o leite materno é fundamental para garantir que os gatinhos crescem saudáveis e com um sistema imunitário forte. Além disso, nesta altura os gatinhos não têm muito pelo e, por isso, precisam do calor da mãe para manterem a temperatura corporal.

Passada uma semana, os recém-nascidos abrem os olhos e perdem o cordão umbilical, que entretanto secou. Nesta fase é essencial controlar o desenvolvimento físico dos gatinhos. Assim pese diariamente os gatinhos e compare os valores obtidos com uma tabela de peso. De acordo com as indicações da tabela ajuste a alimentação dos seus gatinhos.

Segunda fase do crescimento dos gatos: nascimento dos dentes de leite

Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos ainda têm pouca força e energia e, por isso, passam grande parte do dia a dormir. Entre a terceira e a oitava semana, nascem os primeiros dentes de leite. A dentição de leite completa dos gatos é composta por 26 dentes, que são muito mais pequenos e pontiagudos do que os dentes permanentes.

A partir das quatro semanas de vida, os gatinhos começam a comer alimentos sólidos.

Terceira fase: a introdução dos alimentos sólidos

Com quatro semanas, os gatinhos já aumentaram a massa corporal e tornam-se mais ativos. Assim, nesta fase é esperado que eles comecem a correr e a brincar com os irmãos. Além disto, é também nesta altura que começam a ingerir alimentos sólidos e, por isso, é o momento certo para introduzir comida húmida na sua dieta. No entanto, o aparelho gastrointestinal só está habituado a digerir leite materno e precisa de tempo para se ajustar à comida nova. Assim, introduza os novos alimentos de forma muito gradual para evitar que os gatinhos desenvolvam diarreia, prisão de ventre ou dores abdominais.

Quarta fase: o crescimento continua

Os gatinhos têm agora dois meses e comem comida sólida permanentemente. Naturalmente, os gatinhos continuam a crescer e, por isso, precisam de ingerir mais calorias e nutrientes do que os gatos adultos. Assim, quer prefira dar ração ou comida húmida, o importante é escolher uma alimentação para gatinhos, que é concebida especificamente para responder às suas necessidades nutricionais específicas.

É também o momento da primeira ida ao veterinário. Na consulta, o veterinário vai informá-lo sobre o calendário de vacinação aconselhá-lo sobre a dieta do seu gatinho alimentares.

Entre o terceiro e o sexto mês de vida, dá-se a mudança da dentição dos gatinhos. Assim, durante este período, os dentes de leite são substituídos por 30 dentes permanentes. Em comparação, os seres humanos têm cerca de 32 dentes permanentes, enquanto os cães têm 42.

Quinta fase do crescimento dos gatos: a maturidade sexual

Regra geral, aos 7 meses de vida, as gatas chegam à idade adulta, ou seja, ficam sexualmente maturas, começam a ter o cio e a poder engravidar. Já os machos só alcançam a maturidade sexual perto dos 8 meses. A partir deste momento pode considerar castrar ou esterilizar os seus gatos. No entanto, antes de tomar uma decisão informe-se das vantagens e desvantagens desta intervenção junto do seu veterinário.

Sexta fase do crescimento dos gatos: idade adulta

Os gatos completaram o seu primeiro ano de vida e tornam-se mais calmos. Além disso, os gatos também atingiram o seu tamanho máximo. Passados cerca de oito anos de uma vida cheia de brincadeira e miminhos, os pelos na zona da boca tornam-se mais brancos, o que costuma ser o primeiro sinal de envelhecimento. No entanto nesta fase surgem também alterações de comportamento e alguns gatos podem ficam gradualmente mais preguiçosos.

Tamanho e peso máximos dos gatos

O crescimento dos gatos depende tanto de fatores genéticos, como da alimentação e outros cuidados. Assim não é possível indicar o tamanho ou peso dos gatos adultos.

Na Europa, uma raça de gatos comum e popular é o gato comum europeu que atinge cerca de 80 a 90 centímetros de comprimento. Por outro lado, os machos da conhecida raça maine coon podem alcançar os 120 centímetros de comprimento.

O peso também depende da raça e do sexo: os gatos persa machos podem chegar aos oito quilos. Já as fêmeas bengal são bastante leves, oscilando normalmente entre os três, quatro quilos.

Quanto tempo vivem os gatos?

Gatos saudáveis vivem em média 15 anos, ainda que alguns cheguem aos 19 anos ou mais. Estas diferenças na esperança de vida estão também relacionadas com fatores genéticos, alimentação e cuidados de saúde. Lembre-se que doenças ou uma alimentação incorreta podem ter um impacto significativo nos gatos, reduzindo-lhes os anos de vida.

Sugestão de leitura: aprenda a converter a idade dos gatos em anos humanos no nosso artigo sobre a idade dos gatos. Na nossa secção dedicada aos gatinhos encontra vários artigos sobre como cuidar bem destes pequenos felinos.

As nossas sugestões de comida e acessórios para gatinhos:


Franziska G., Veterinária
Profilbild von Tierärztin Franziska Gütgeman mit Hund

Estudei medicina veterinária na Universidade Justus-Liebig em Gießen, onde pude ganhar alguma experiência em vários campos, como medicina para pequenos e grandes animais, medicina exótica, farmacologia, patologia e higiene alimentar. Desde então, não trabalhei apenas como autora veterinária. Também trabalhei na minha tese, que foi influenciada cientificamente. O meu objetivo é proteger melhor os animais contra patógenos bacterianos no futuro. Além do meu conhecimento, partilho as minhas próprias experiências como dono de um cão e, assim, consigo entender e dissipar medos e problemas, bem como outras questões de saúde animal.


Os nossos artigos mais relevantes