Bobtail americano
© Callalloo Twisty / stock.adobe.com
O nome desta raça já sugere a sua caraterística mais distintiva. O bobtail americano tem uma cauda curta com, no máximo, metade do comprimento da cauda dos outros gatos. Continue a ler para descobrir quais são os outros traços que caraterizam este gato gentil e sociável.
Sumário
Aspeto do bobtail americano
O bobtail americano não é um gatinho delicado. Pesando até seis quilos e com uma altura ao garrote de cerca de trinta centímetros, é um gato robusto.
Pode ser de todas as cores e padrões, com pelo curto ou comprido. São precisamente os exemplares de pelo comprido que se assemelham a alguns gatos selvagens ou mesmo ao lince.
Além disso, esta raça desenvolve-se tarde e não atinge a idade adulta antes dos dois ou três anos de idade.
Musculoso e ossudo
O bobtail americano tem uma constituição atlética e musculada com um peito largo. A pélvis alcança a largura do peito forte e acentua o seu aspeto vigoroso.
Da cabeça proporcionada, com orelhas encimadas por pequenos tufos, parte um lombo forte que desce para os quartos traseiros. A impressão de descida deve-se ao facto de as patas dianteiras serem mais compridas do que as traseiras.
Cauda de comprimento variável
A caraterística típica e o ponto final da linha dorsal é a cauda curta. Pode ser reta, dobrada ou com nós, mas é sempre consideravelmente mais curta do que a dos outros gatos.
Origem da cauda curta
O comprimento exato da cauda do bobtail americano não está definido no estalão da raça. É desejável uma cauda mais curta do que o jarrete, mas mais comprida do que duas vértebras.
Importante: Ao contrário do bobtail japonês e do manx, também de cauda curta, o bobtail americano não é considerado uma raça desumana. No entanto, a cauda curta limita, por vezes consideravelmente, os seus movimentos e a sua comunicação.
Caráter e comportamento: cão com forma de gato
Sempre quis ter um cão, mas só pode ter gatos? Neste caso, o bobtail americano é para si. Além da diversão, esta raça é conhecida pelo seu caráter semelhante ao de um cão.
Cria uma ligação extremamente intensa com as pessoas e está ao nível de qualquer labrador em termos de lealdade e de afeto.
Diversão garantida
Além disso, muitos dos seus comportamentos fazem lembrar os de um cão. O bobtail americano traz objetos, viaja num carro sem problemas, pode ser passeado com trela após um breve treino e brinca com os seus companheiros de casa.
Como estes gatos são muito inteligentes, apreciam a variedade das brincadeiras. De facto, podem ser ensinados truques quando adultos e fazer brincadeiras complicadas com eles.
Arrulhos e estalidos O bobtail americano não berra. Quando ele está feliz, faz sons de arrulhos e estalidos.
Posse: paixão pela liberdade
Esta raça ágil não precisa de muito exercício, mas precisa de dar passeios na natureza. Portanto, não é adequado para um posse exclusiva no interior.
Se o bobtail americano conseguir libertar tensão suficiente no exterior, então gosta de estar com as pessoas e passar muito tempo com elas. O ideal é instalar uma porta para gatos para que ele possa entrar e sair quando lhe apetecer.
Uma solução ideal é ter um jardim ou viver numa zona calma onde ele possa sair e explorar em segurança.
Mestre da fuga
Ao proteger o jardim e as portas, certifique-se de que os mecanismos de fecho são à prova de gatos. O bobtail americano é um mestre da fuga e é capaz de abrir fechaduras complicadas.
Abre um trinco da fechadura supostamente fechado com facilidade e sai de mansinho.
Gato a tempo inteiro
Este gato muito sociável exige um grande investimento em termos de tempo. O bobtail americano precisa da atenção da sua família e procura a interação com os seus amigos humanos e animais.
Numa casa com crianças e outros animais de estimação, é particularmente agradável. Pode até fazer amizade com cães.
Conselho: Se passar muito tempo fora de casa, é preferível ter dois gatos ou um gato e um cão. Desta forma, podem entreter-se em conjunto e não dependem apenas do(a) cuidador(a).
Brinquedos e postes de arranhar suficientes
Como o bobtail americano é muito brincalhão e animado, é necessário proporcionar-lhe entretenimento. Compre brinquedos variados e distribua postes de arranhar pela casa.
Aqui pode divertir-se, afiar as unhas e fazer uma sesta ocasional para descansar.
Cuidados do bobtail americano
O bobtail americano não precisa de cuidados especiais. Examine regularmente as unhas e limpe a sujidade do canto dos olhos.
Cuidados com a pelagem
No bobtail americano de pelo comprido, o cuidado com a pelagem é de grande importância. Tal como acontece com todos os gatos de pelo comprido, o pelo tende a emaranhar-se e requer uma escovagem regular. Além disso, a sujidade dos passeios que dá fica agarrada ao pelo comprido.
Se o seu gato tem andado a rolar na terra molhada ou em excrementos, pode dar-lhe banho com um champô para bebé.
Atenção: As carraças têm uma predileção por pelos compridos. Por isso, proteja o seu animal de estimação contra estes parasitas.
Saúde do bobtail americano
O bobtail americano é muito saudável e tem uma vida longa. Mesmo com uma cauda curta, consegue trepar e saltar sem qualquer problema.
No entanto, se o seu gato apresentar um comportamento invulgar ou parecer mal disposto, não hesite em levá-lo ao veterinário. Nos gatos de pelo comprido, em particular, o pelo pode acumular-se no intestino e causar obstrução intestinal, que é sempre uma urgência.
Esperança de vida
A esperança média de vida do bobtail americano é de cerca de dezoito anos.
Doenças
Estes são os problemas de saúde específicos da raça que foram observados:
- Excesso de peso: alguns exemplares gostam de se deitar demasiado. Isto faz com que desenvolvam “pneus”. Racione a comida do seu gato e nunca encha a tigela até ao topo. O bobtail americano come tudo e pede uma segunda dose com a barriga cheia.
- Periodontite: as inflamações das gengivas podem causar dor ao comer e perda de dentes.
- Displasia da anca: esta malformação congénita da articulação da anca provoca dores quando o gato se movimenta.
- Deformações da coluna vertebral: por vezes, os gatinhos nascem com a coluna vertebral encurtada e, nalguns casos, nascem sem cauda. No entanto, esta situação é muito rara.
A propensão para estas doenças não é uma razão para não escolher esta raça.
Compre um gatinho saudável e certifique-se de que a sua figura e os seus dentes são mantidos em forma. Isto irá assegurar que o seu gatinho viverá durante muitos anos.
Criação e compra: onde posso comprar um bobtail americano?
O bobtail americano é raro nas nossas latitudes. De facto, os criadores especializados são raros, mas existem!
Se escolheu um criador, preste atenção. Dê uma vista de olhos ao local de criação e peça-lhe que lhe mostre onde e como crescem os gatinhos. É também obrigatório dar-lhes as vacinas e ter todos os atestados médicos.
Preço do bobtail americano
O bobtail americano custa entre 1000 e 1500 euros. No entanto, a idade, a cor da pelagem e a origem têm um impacto no preço. Com cerca de trinta euros por mês, a sua alimentação não é diferente da de outras raças.
Raça natural
O bobtail americano só existe desde a década de 1960. Surgiu naturalmente quando a anomalia genética da cauda curta foi explorada. Afinal, os gatinhos nascem sempre com a cauda curta.
Se os cruzarmos entre si e acrescentarmos um pequeno gato de pelo comprido, obtemos um gato de pelo comprido com cauda curta: o bobtail americano.
Conclusão
O bobtail americano é um gato carismático e inteligente que adora mimos e diversão.
De uma forma geral, gosta imediatamente das pessoas e vice-versa. É quase impossível resistir a um ser tão encantador.
Ficha do bobtail americano
Descrição: | Raça carinhosa e robusta dos EUA com uma cauda curta caraterística. Gosta de estar ao ar livre. |
Altura ao garrote: | 30 cm |
Peso: | 3-6 kg |
Esperança média de vida: | 18 anos |
Preço: | 1 000 – 1 500 euros |
Carácter: | Apegado, brincalhão e inteligente |
Pelagem: | Curto ou comprido |
Cores do pelo: | Todas as cores e padrões |
Dificuldade do cuidado: | Média |
Nível de energia: | Moderada |
Origem: | EUA |
Fontes: