Don sphynx
O don sphynx, também denominado donskoy, é um gato russo sem pelo. Alguns exemplares têm pelos residuais em forma de tufo ou penugem macia, enquanto outros são completamente nus. Muitos amigos dos animais criticam a criação de raças sem pelo porque a ausência de vibrissas pode causar problemas.

© jurra8 / stock.adobe.com
Os olhos amendoados, as orelhas grandes e os sulcos profundos no rosto são típicos do Don Sphynx.
Sumário
Aspeto: gato musculado e sem pelo
O don sphynx é uma raça de gato sem pelo. Devido a uma mutação genética natural, tem pouco ou nenhum pelo. É feita uma distinção entre as seguintes variantes:
- Rubber bald: completamente nu
- Flock: penugem rala, pouco visível
- Velour: penugem leve com 1 a 3 mm de comprimento
- Brush: pelo residual longo, geralmente ondulado
- Penacho: pelo em forma de penacho em algumas zonas, especialmente na cauda
Pele quente tipo couro
Os gatinhos nascem frequentemente com um pelo curto e frisado, que pode cair nos primeiros anos de vida. A pele elástica do don sphynx tem rugas e pode ter as cores e os padrões mais díspares.
A superfície da pele tem um toque quente e coriáceo e está coberta por uma ligeira camada de sebo.
Peso
Com uma altura ao garrote de 25-30 centímetros e um peso de 3,5-7 quilos, é um gato de tamanho médio. Tem um corpo musculado e ossos fortes, mas parece frágil e delicado devido à falta de pelo.
Cabeça, olhos e orelhas
A cabeça cuneiforme com maçãs do rosto pronunciadas, rugas profundas e queixo forte são caraterísticas típicas da raça. Os olhos amendoados e ligeiramente oblíquos podem ser de qualquer cor. Além disso, as orelhas são altas e ligeiramente inclinadas para a frente.
A cauda do don sphynx é longa, direita e, por vezes, um pouco peluda. As patas arredondadas com dedos longos podem ser descritas como semelhantes às dos macacos.
Criação desumana
Há países onde a criação de animais como os gatos sem pelo é considerada desumana. É o caso da Alemanha, cuja lei de proteção dos animais tem a seguinte redação: “É proibido criar vertebrados […] sempre que exista a possibilidade de […], por razões genéticas, faltarem partes do corpo ou órgãos ou estes ficarem inutilizados ou alterados e causarem dor, sofrimento ou lesões”.
Em 2015, um tribunal de Berlim decidiu o seguinte com base nesta informação: os gatos sem pelo que nascem sem vibrissas são considerados criação desumana na Alemanha. De facto, as vibrissas são órgãos sensoriais e, como tal, indispensáveis para os gatos. No entanto, na Alemanha, não existe uma proibição geral da criação ou detenção de gatos sem pelo.
Atualmente (novembro de 2023), a criação destes gatos apenas é considerada desumana se não tiverem vibrissas devido a uma predisposição genética. Os criadores que criam estes animais sem as vibrissas podem ser denunciados ao veterinário oficial de cada região.
Caráter do don sphynx
O don sphynx é um gato extremamente afetuoso e carinhoso. Procura frequentemente o contacto físico, provavelmente porque tem frio devido à falta de pelo.
Os fãs da raça afirmam que esta é tão fiel como um cão e teimosa como um gato. Até com estranhos é aberto e confiante.
É possível tê-lo como gato único?
Este gato sociável não gosta de estar sozinho. Graças à sua natureza equilibrada, dá-se bem tanto com outros gatos como com cães e crianças.
No entanto, há que ter cuidado com a convivência com outros animais. Isto porque este gato pode facilmente ferir-se, por exemplo, com golpes de garras ou mordidelas.
Gatinho inteligente
O gato donskoy é muito inteligente. É bastante ativo e afetuoso, adora abraços e brincadeiras. Adora as brincadeiras de inteligência, localização e caça de todos os tipos e gosta da atenção da sua família.
Posse do don sphynx
Embora o don sphynx seja um gato vivaço, curioso e temperamental, é melhor mantê-lo em casa. Há demasiados perigos à espreita no exterior para um gato sem pelo tão delicado.
Fica logo frio e pode queimar-se ao sol e ferir-se gravemente em encontros inofensivos com outros gatos.
Visitas ao exterior
Portanto, este gato deve ser mantido dentro de casa. No entanto, terá todo o prazer em usufruir de uma varanda com rede ou de um jardim bem protegido.
Porém, deve ter sempre a possibilidade de se abrigar à sombra. Um canto acolhedor à janela com vista para o exterior é outra opção ideal.
Este gato não tolera o frio nem as correntes de ar, pelo que o apartamento deve ser bem climatizado. Prepare-se também para um certo nível de desordem: graças aos seus dedos compridos, este gato consegue trepar muito bem e abrir armários e gavetas.
É adequado para quem tem alergias?
Em muitos sítios diz-se que os gatos sem pelo, como o donskoy, são recomendados para pessoas que sofrem de alergias. No entanto, tal não é garantido. As proteínas causadoras de alergia não são libertadas através do pelo, mas sim através da saliva, das glândulas sebáceas e da urina.
Se uma pessoa que sofre de alergias pode ou não ter um don sphynx é uma decisão individual que deve ser verificada primeiro. De facto, há pessoas que não são alérgicas, mas têm reações alérgicas a estes gatos sem pelo.
Cuidados com o don sphynx
Um gato sem pelo como o don sphynx requer cuidados especiais. Embora não seja necessário escová-lo, é necessário cuidar da sua pele.
Como não há pelos que possam absorver o sebo da pele, deve remover diariamente o excesso de sebo com um pano seco.
Com que frequência deve tomar banho?
Se notar que a pele dele está muito oleosa, limpe-o com um pano húmido ou lave-o com um champô suave para gatos.
É aconselhável efetuar este tipo de lavagem duas vezes ao ano. Não é aconselhável dar-lhe banho com maior frequência para não destruir a barreira protetora da pele.
Inspeção das dobras, patas e orelhas
As dobras profundas na pele requerem muita atenção porque podem ocorrer irritações, eczema ou inflamações. Isto pode acontecer sobretudo em gatos mais velhos ou doentes, que já não conseguem cuidar-se bem.
Limpe-as bem com um pano húmido. Além disso, deve inspecionar as patas, incluindo os dedos e as almofadas, e as orelhas. Limpe estas áreas sempre que necessário.
Alimentação do don sphynx
Um gato sem pelo como o don sphynx precisa de mais energia do que os outros gatos para manter a sua temperatura corporal. De facto, a sua é ainda mais elevada do que a dos gatos com pelo.
Terá de dar cerca de vinte por cento mais de comida do que a uma raça com pelo comparável. É aconselhável utilizar uma comida para gatos de qualidade e nutritiva, com um elevado teor de proteínas.
Saúde do don sphynx
Apesar de a sua sensibilidade ao frio, à radiação solar e às correntes de ar, o gato Donskoy é surpreendentemente robusto.
Não é particularmente propenso a doenças infeciosas, o que provavelmente tem algo que ver com a sua elevada temperatura corporal. Também não é muito afetado por parasitas.
Além disso, as doenças típicas dificilmente lhe são atribuídas. No entanto, devido ao pequeno património genético, suspeita-se que a cardiomiopatia hipertrófica seja comum nesta raça.
Esperança de vida
Com bons cuidados, a esperança de vida do don sphynx é de cerca de catorze anos. No entanto, alguns chegaram a viver até aos vinte anos.
Com o tempo, a aparência destes gatos pode alterar-se. Especialmente o tipo velour perde a penugem ao fim de dois anos e fica completamente nu. Acontece também que a pelagem esparsa de outros exemplares da raça se torna mais pobre e mais fina.
História e origem do don sphynx
A mãe original desta raça é originária da cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia. Aqui, Elena Kovaleva descobriu, em 1986, um gato vadio com pouco pelo que as crianças torturavam devido ao seu aspeto invulgar.
Elena Kovaleva pegou na gata e deu-lhe o nome de Varvara. Apesar de ter levado Varvara ao veterinário, a gata perdeu os seus últimos vestígios de pelo. A infestação parasitária e a deficiência nutricional foram excluídas como causas.
Mutação genética rara
Depois de Varvara ter acasalado com um gato vizinho com pelo, deu à luz uma ninhada de gatinhos. Alguns tinham pelo e outros não. Lançaram as bases da nova raça, que recebeu o nome do rio Don.
Mais tarde, descobriu-se que uma mutação genética rara era responsável pela ausência ou perda de pelo. No entanto, a hipótese de que tenha algo que ver com o desastre nuclear de Chernobyl é um mito.
Diferença entre o don sphynx e o gato sphinx canadiano
Apesar da grande semelhança no nome e na aparência, o don sphynx não está relacionado com o gato sphynx canadiano, que também não tem pelo e é muito mais conhecido.
As duas raças evoluíram de forma independente. No gato Sphinx canadiano, um gene recessivo é responsável pela ausência de pelo. Em contrapartida, no don sphynx russo, a causa é um gene dominante.

Reprodução e compra: aspetos a considerar
Deve ter em atenção que os gatos sem vibrissas são considerados criação desumana em alguns países. No entanto, não é proibida a criação ou a detenção de gatos sem pelo.
No geral, se gosta desta raça deve dirigir-se a um criador sério. Peça-lhe que lhe mostre os pais dos gatinhos e a respetiva documentação sanitária.
Preço
Para aumentar as hipóteses de obter um gatinho saudável, ambos os progenitores devem ter vibrissas longas e intactas. O preço de um donskoy de raça pura situa-se normalmente entre 1000 e 1500 euros.
Além disso, por vezes o gato sem pelo chega aos abrigos de animais. Se sonha em ter um gato sem pelo, mas não quer encorajar a sua controversa criação, dê uma vista de olhos num abrigo.
Conclusão: raça polémica
Beleza exótica ou criatura grotesca? Os gatos sem pelo, como o don sphynx, dividem as opiniões. O seu aspeto invulgar pode suscitar dúvidas, mas a sua natureza afetuosa e fofa derrete o coração.
Ficha do Don sphynx
Particularidades: | O don sphynx é um gato sem pelo e, por razões de proteção dos animais, requer uma reflexão crítica. É muito afetuoso, mimoso e inteligente |
Caráter: | Apegado, carinhoso, curioso e inteligente |
Altura ao garrote: | 25-30 cm |
Peso: | 3,5-7 kg |
Cor dos olhos: | Todas as cores aceites |
Cores: | Todas as cores e padrões aceites |
Pelagem: | Sem pelo |
Cuidados: | Cuidados minuciosos com a pele |
Esperança de vida: | Aprox. 14 anos |
Doenças típicas: | Cardiomiopatia hipertrófica e propensão para feridas, dermatites e eczemas |
Preço: | A partir de 1000 € |
Origem: | Rússia |
Fontes: