Exótico de pelo curto
© davide bonaldo / stock.adobe.com
Gosta do Garfield? Então o gato exótico de pelo curto é a escolha certa para si! O preguiçoso, mas adorável Garfield com as pernas curtas e atarracadas, cabeça grande e nariz é na verdade um exótico de pelo curto. Saiba as principais características desta raça no nosso artigo.
Sumário
O gato persa para preguiçosos
Nos EUA, o exótico de pelo curto, que resulta do cruzamento entre gatos da raça persa e gatos das raças british shorthair ou american shorthair, é vulgarmente chamado “the lazy man’s Persian“, ou seja, o gato persa para preguiçosos. Isto deve-se ao facto de os gatos desta raça terem todas as características positivas dos persa, mas graças ao seu pelo curto, serem muito mais fáceis de cuidar.
Fora o tipo de pelo, não existe mais nada que distinga claramente os gatos persa e os exótico de pelo curto. E por isso mesmo, algumas associações de criadores de gato não reconhecem duas raças, mas apenas uma, a persa. Em 1983, a Fédération Internationale Féline (FiFe) considerou oficialmente o exótico de pelo curto como uma variante da raça persa.
História do exótico de pelo curto
Especialistas em raças de gatos consideram os gatos persa fazem parte da vida dos humanos desde a Antiguidade. E uma coisa é certa, a raça de gatos persa é uma das mais antigas do mundo. Até há muito pouco tempo acreditava-se que o explorador italiano Pietro della Valle trouxera exemplares destes gatos da região persa de Chorassan para a Europa. No entanto, de acordo com estudos genéticos recentes é improvável que os antepassados desta raça sejam originários da Pérsia.
Existe também a possibilidade de os persa serem originalmente da Ásia Menor. De acordo com essa teoria, os gatos que Nicolas Claude Fabri de Peiresc trouxe consigo da Ásia e que foram imediatamente denominados persa seriam os antepassados dos atuais persa. No entanto, esta teoria também não encontrou fundamentos científicos. De facto, um estudo realizado na Universidade do Missouri nos EUA concluiu que provavelmente os antepassados dos persa eram gatos domésticos da Rússia que procriaram naturalmente.
A popularidade e fama dos gatos persa cresceu significativamente a partir de 1871 quando a Rainha Vitória de Inglaterra comprou dois exemplares numa exposição em Londres. Durante muito tempo, os criadores de gatos do Reino Unido dedicaram-se a esta raça. E a variante com pelo curto surgiu nos EUA nos anos 50 do século 20. Nessa altura os criadores americanos cruzaram os populares, mas exigentes persa com gatos da raça american shorthair. A experiência foi um enorme sucesso, visto que os descendentes tinham pelo curto e fácil de cuidar e eram, ao mesmo tempo, carinhosos e muito sociáveis. E assim, muitos criadores de persa optaram por criar a nova raça de gatos, que foi reconhecida oficialmente nos EUA em 1967.
Aspeto: um gato que derrete corações
Atualmente encontra exóticos de pelo curto em todas as cores dos persa. Entre as cores mais comuns estão o branco, preto, azul, vermelho, bege e chocolate. No entanto, existem também exóticos cor de chinchila, colourpoint, tigrados ou com padrão tabby. Por baixo da macia camada superior de pelo, estes gatos apresentam uma camada de subpelo grossa que levanta o pelo superior. Assim, estes gatos parecem um boneco de peluche.
Tal como Garfield, a personagem de desenhos animados, também os exótico de pelo curto têm um aspeto patusco e fofinho. Com um corpo de tamanho médio, as pernas curtas e atarracadas e patas grandes e arredondadas, estes gatos derretem corações.
Em idade adulta, os machos pesam cerca de 9 quilos e as fêmeas entre 4 a 7 quilos. A cabeça destes pequenos felinos é grande e pesada, tal como a dos persa, com o stop bem definido. Além disso, focinho destes gatos é achatado e o nariz curto e largo. A conjugação destas características faz com que o exótico de pelo curto seja inconfundível.
Problemas na criação
Infelizmente a criação excessiva e desregrada destes gatos criou alguns problemas. Nomeadamente, os gatos começaram a nascer com o nariz muito achatado que impediam a respiração normal. Por conseguinte, os gatos desenvolvem inflamações na zona respiratória e também sentem dores na zona dos olhos, nariz e faringe. Naturalmente este tipo de criação não pode ser incentivado. Assim, ao comprar o seu exótico de pelo curto, certifique-se que está em presença de um criador sério que dá prioridade máxima à saúde dos gatinhos e que preserva as características da raça.
Personalidade do exótico de pelo curto
Orgulhoso, preguiçoso e charmoso
O exótico de pelo curto não precisa de um nariz achatado para ser único, pois para isso tem a sua personalidade. Estes gatos com uma personalidade vincada são muito orgulhosos e apesar de serem bastante independentes, adoram estar ao pé da sua família humana. Além disso, eles preferem uma vida descansada e, tal como o Garfield, nunca rejeitam uma soneca no sofá. Apesar de não se interessarem tanto por brincadeiras como o Garfield, estes gatos proporcionam momentos muito divertidos aos donos. Por fim, estes inteligentes felinos sabem bem usar o seu charme fora do comum para conseguirem o que querem.
Dia-a-dia e cuidados
Graças ao seu lado calmo, estes gatos vivem felizes num apartamento, mas, como praticamente todos os gatos, também gostam de estar em contato com a natureza. Mas os exótico de pelo curto não precisam de passeios longos, eles gostam mesmo é de dar uma voltinha e ter o comedouro cheio quando chegam a casa. Naturalmente, também uma cama fofinha para descansar. A personalidade calma destes gatos resiste mesmo ao barulho das crianças e não os faz desistir de estar ao pé da sua família humana. Assim, enquanto alguns gatos se retraem em casas mais agitadas, os gatos desta raça não se importam muito com uma família grande e ativa.
Lema: juntos é sempre melhor
Os gatos desta raça não gostam de estar sozinhos e por isso estão prontos a receber um outro companheiro felino em casa. Além disso, depois de um período de adaptação, os exótico de pelo curto dão-se bem mesmo com cães.
Se estes gatos têm uma personalidade fácil, também não são nada exigentes em termos de cuidados. O pelo curto destes pequenos felinos é fácil de tratar. Fora as duas alturas de mudança do pelo, basta escovar o seu gato uma ou duas vezes por semana.
Alimentação do exótico de pelo curto
Para não destoar do resto, também no que se refere à alimentação, o exótico de pelo curto é fácil de agradar. No entanto, para evitar que o seu gato fique com peso a mais ou que apresente outras queixas dê-lhe sempre uma alimentação adequada. Para tal, escolha uma ração de alta qualidade que responda às suas necessidades nutricionais.
Descubra a nossa oferta de ração para gatos.
Saúde e criação
Um dos problemas de saúde destes gatos está relacionado com o nariz achatado. Tal como os persa, também os gatos desta raça podem apresentar dores, dificuldades respiratórias e/ou na ingestão de alimentos, além de problemas nos olhos.
A criação de gatos consanguínea é também um problema sério. Este tipo de criação faz aumentar a probabilidade do surgimento de doenças genéticas e, por conseguinte, reduz a esperança de vida dos pequenos felinos.
Boas razões para procurar um criador sério
Se quer ter um exótico de pelo curto na família, deve sem dúvida procurar um criador sério. Além disso, só deve comprar gatinhos que possuam uma árvore genealógica saudável. Certifique-se que nenhum gato aparece duas vezes na linhagem do seu gatinho para evitar a propagação de doenças genéticas. Além disso, verifique se o criador fez os exames genético necessários, que os gatinhos estão vacinados, desparasitados e com chip.
Um exótico de pelo curto criado de acordo com as boas práticas, uma alimentação e estilo de vida adequados vive pelo menos 15 anos. Como seria de esperar, um gato de raça de um criador responsável e sério não pode ser muito barato. Assim, o preço de um gato desta raça ronda os 1.000 euros. No entanto, não se esqueça que um gatinho de um criador sério vai poupar-lhe imenso dinheiro no veterinário.
Em alternativa, pode procurar o seu gato numa associação de proteção de animais. Aí estão imensos gatos à espera de uma família e alguns deles são de raça. Assim, é provável que encontre um persa, um exótico de pelo curto ou mesmo um gato sem raça determinada que vai de encontro às suas expectativas. Informe-se junto dos colaboradores da associação sobre o estado de saúde e personalidade do gato. Geralmente os colaboradores já têm algum conhecimento dos seus gatos e podem ajudá-lo na sua decisão.
O exótico de pelo curto é o gato certo para mim?
Antes de visitar uma associação de proteção de animais ou começar a procurar um criador pense bem se esta é a raça de gatos mais indicada para si. Ter um gato é uma decisão que se quer para toda a vida do pequeno felino e não é agradável nem para si, nem para o gato chegar à conclusão que não fez uma boa escolha. Assim, antes de decidir reflita bem sobre as suas condições de vida e sobre as suas expectativas. As seguintes perguntas podem ajudá-lo a tomar uma decisão bem ponderada:
- Tenho tempo suficiente para cuidar de um gato?
- Nenhum membro da família é alérgico a gatos?
- Se a minha casa é alugada, posso ter animais de estimação?
- Quem irá cuidar do gato durante as férias ou períodos em que estou fora?
- Quero ter um gato de casa ou dos que podem sair à rua sozinhos?
- A minha casa é suficientemente grande para o gato estar confortável?
- Quem se vai alimentar o gato e cuidar das suas necessidades diárias? Quem o vai levar o veterinário e limpar a caixa de areia?
- Tenho meios financeiros para dar uma vida adequada ao meu gato? Neste aspeto tenha em consideração não só o preço do gato, bem como as despesas regulares com comida, brinquedos, outros acessórios e consultas ao veterinário.
Tem resposta para todas estas perguntas e a sua família está entusiasmada em ter um gato? Não receia gatos “grandes”, gosta da sua companhia e quer um companheiro que traga tranquilidade à sua vida? Se sim, então o exótico de pelo curto que irradia calma e boa disposição é o que falta na sua família. E se procura um nome para o seu novo companheiro, porque não Garfield?