Havana brown

Escrito por Jana Schubert
close up de havana brown preto

Os gatos havana brown contam com um pelo bem brilhante e delicado.

Os especialistas discordam sobre a origem exata do havana brown. O que sabemos é que estes gatos delicados e brincalhões preferem estar em casa e seguem as pessoas para todo o lado. Continue a ler para saber mais sobre esta rara raça de gatos de pelo fino acobreado.

Aspeto: uma verdadeira beleza

O havana brown é um dos gatos de pelo curto orientais e é uma verdadeira beleza. Não pesa mais de quatro quilos, mas tem um corpo musculado e gracioso. A cabeça angular e a intensa pelagem castanha conferem-lhe um aspeto exótico.

Aspeto elegante

O havana brown é um gato de tamanho médio, com um corpo muito esguio e alongado e pernas altas. Tem uma cabeça cuneiforme com olhos grandes e virados para a frente que lhe conferem o seu caráter típico.

Os olhos são verdes claros e ligeiramente inclinados. Por outro lado, o focinho é geralmente muito comprido e tem um nariz curto. O tronco curto termina numa cauda semi-longa que se afunila na extremidade e realça o seu aspeto encantador.

Pelagem castanha brilhante

Uma caraterística típica do havana brown é a pelagem castanha curta e lisa, que lembra o mogno e o chocolate. As tonalidades permitidas vão desde os tons de castanho até ao castanho-avermelhado. Estes gatos são geralmente de uma só cor e não são previstos padrões ou marcas.

Nova cor O havana brown é um gato raro. Com o objetivo de alargar o património genético, algumas associações de criadores incluíram a cor lilás no padrão. Trata-se de uma tonalidade bege com uma parte ligeiramente azulada.

Caráter: apegado às pessoas e brincalhão

O havana brown é inteligente, brincalhão e curioso. Gosta de brinquedos e objetos para trepar e arranhar. No entanto, nunca brinca durante muito tempo porque o seu nível de atividade é bastante baixo.

Por isso, brincar, fazer miminhos e falar o dia inteiro não é do seu agrado. Para além disso, este gato é muito ligado às pessoas e não gosta de estar sozinho. Adora enroscar-se num colo e é muito carinhoso, mesmo com crianças.

De gatinho doce a gato arisco

No entanto, também há alturas em que ele quer a sua calma e pode tornar-se arisco. Neste caso, é melhor não pegar nele ao colo e dar-lhe espaço. Pode ter a certeza de que ele/ela voltará a esfregar-se nas suas pernas num instante.

Para além disso, gosta de conversar com os seus companheiros de casa, embora não mie como os siameses. Pode ser reservado com estranhos.

Utilização: raça de gatos não adaptada ao exterior

O havana brown não é um gato de exterior, mas um gato de interior. Gosta do calor do lar, onde procura um vínculo social e brincadeira.

Pode fazer uma mini-excursão à varanda ou ao jardim se a porta estiver aberta nos meses mais quentes. No entanto, só o fará se o tempo estiver muito bom. Caso contrário, prefere um canto quente junto ao aquecedor.

Procura-se uma pessoa de referência com jeito para a brincadeira

O gato havana brown é muito intenso. Procura a sua pessoa de referência e cria uma forte ligação com ela. Gosta de se aproximar das pessoas que o rodeiam e pedir-lhes que façam coisas e se divirtam com ele.

Para além disso, é muito inteligente, dá muito feedback e gosta de ser surpreendido com novos desafios.

Carinhoso com as crianças e flexível

O havana brown gosta de crianças, desde que estas respeitem os seus limites e não lhe puxem a cauda ou algo do género.

Se houver outros gatos ou cães em casa, isso não é normalmente um problema para ele. É um gato flexível que se adapta aos outros animais, o que permite uma convivência pacífica.

Não gosta da solidão

A pessoa de referência saiu? Isto não combina bem com o havana brown. Por isso, não o deixe sozinho durante muito tempo. Gosta de estar no meio da ação e de participar em encontros sociais.

Também participa na brincadeira com a sua vozinha, tentando provocar reações nas pessoas. Após a fase ativa, procura o contacto físico para os miminhos, relaxar e repor o amor.

perfil de gato havana brown com árvore de natal no background © bozhdb / stock.adobe.com
O inteligente e brincalhão havana brown é um gato totalmente de interior.

Alimentação e cuidados sem complicações

O havana brown precisa de uma alimentação para gatos. A comida húmida fresca com um pouco de variedade devem ser a base. Esporadicamente, pode complementá-la ou substituí-la por ração. No entanto, deve ter sempre à sua disposição um bebedouro com água fresca.

No geral, este gato fica satisfeito com pouca comida. No entanto, a hora das refeições pode pôr à prova a sua paciência quando o seu gatinho passa pelo comedouro sem se preocupar com nada.

O havana brown não é de todo voraz e pode ser difícil de agradar com os alimentos habituais. Experimente a vasta gama de ofertas no mercado.

Pelo brilhante com poucos cuidados

O havana brown tem uma pelagem fascinante e brilhante que requer poucos cuidados. Pode escová-lo de vez em quando com um pano ou uma escova macios. O gatinho vai certamente apreciar estes momentos e a dose extra de atenção.

Saúde: sem doenças típicas conhecidas

O havana brown é um gato robusto que quase nunca fica doente. Por esta razão, provavelmente só precisará de o levar ao veterinário para check-ups de rotina e vacinas.

No entanto, se o pelo do gato perder o seu brilho ou se ele apresentar um comportamento invulgar, algo está errado. Neste caso, é preciso levá-lo ao veterinário.

Esperança de vida

O havana brown vive entre quinze a vinte anos.

Cuidado com o frio O havana brown arrefece rapidamente, por isso evite locais frios e com correntes de ar. Nunca o deixe fechado no exterior e deixe-o entrar quando quiser aquecer-se.

História: muitas teorias sobre a sua origem

Há muita especulação sobre a origem do nome do havana brown. Alguns acreditam que foi inspirado no coelho de Havana, que tem uma cor de pelo idêntica.

Outros acreditam que a origem do nome se encontra no tabaco cubano, que também é de cor castanho chocolate. Os alemães, por outro lado, não sabem bem por que razão o nome Havana se escreve com um único “n”. Em alemão, a cidade de Havana escreve-se com um “V” e dois “N”.

Outra leva-nos a Inglaterra, onde se diz que a Baronesa von Ullmann cruzou um siamês com um pelo curto europeu em 1952. De acordo com esta história, o macho Elmtower Bronze Idol seria o antepassado da raça.

Uma raça com muitos nomes

O que é claro é que os seres humanos tiveram muito a ver com o nascimento da raça, porque ela não surgiu naturalmente. O gato havana brown é muito popular no estrangeiro, onde tem muitos nomes, como estes:

  • Chestnut oriental shorthair
  • Chestnut havana
  • Swiss mountain cat
  • Havana brown

Preço: quanto custa um havana brown?

O havana brown é difícil de encontrar aqui e o número de criadores é reduzido. Por isso, deve estar preparado para pagar um preço elevado por ele, entre 1000 e 1200 euros.

Quando se trata de escolher um criador, certifique-se de que é especializado nesta raça, que pode fornecer todas as provas médicas e que o pedigree é rastreável.

Conclusão

Como o havana brown tem uma personalidade forte e estabelece uma ligação estreita com o seu tratador, não é adequado para principiantes. Deve estar ciente de que este vai exigir muito de si e requerer atenção. Isto pode ser cansativo quando tudo o que se quer fazer depois de um longo dia é descansar.

Se não consegue imaginar nada melhor do que um gato apegado e brincalhão para quem você é a coisa mais importante, encontrou o gato dos seus sonhos.

Ficha do havana brown

Breve apresentação:Gato encantador e falador de aspeto oriental para viver dentro de casa
Altura ao garrote:25 cm
Peso:2,5-4,2 kg
Esperança média de vida:15-20 anos
Preço:1000-1200 euros
Carácter:Comunicativo, apegado, brincalhão e inteligente
Pelagem:Curta
Cores do pelo:Cor única, entre o castanho chocolate e o castanho avermelhado
Exigência de cuidados:Baixa
Nível de energia:Moderada
Origem:Incerta

Fonte:

Oriental Cat Association


Jana Schubert
Profilbild von zooplus Magazin Autorin Jana Schubert

Desde criança que sempre preferi brincar com o nosso gato persa do que com o meu ursinho de peluche. Mais tarde e depois de muita insistência, os meus pais deixaram-me adotar um cavalo. Tenho imensos momentos inesquecíveis com os meus animais de estimação, apesar de alguns momentos mais difíceis. Ainda assim, não imagino a minha vida sem eles. Os animais tocam-me de uma forma única e mesmo quando escrevo sinto a magia deles, espero que também a sintam!


Os nossos artigos mais relevantes
2 min

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.
10 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.