Khao manee
O khao manee, ou gato de olhos de diamante, é uma raça tailandesa de pelo curto. A sua pelagem branca como a neve e os seus olhos brilhantes valeram-lhe o nome, que significa joia branca. No entanto, esta raça é muito rara fora da Tailândia.

© noprati / stock.adobe.com
São permitidos olhos de cores diferentes no khao manee. Estes animais são muito procurados, pois diz-se que trazem boa sorte.
Sumário
- Ficha do khao manee
- Aspeto: pelagem branca, olhos brilhantes
- Caráter: gato ativo e brincalhão
- Posse: variedade em abundância
- Alimentação e cuidados sem complicações
- Saúde do khao manee: perigo de surdez
- Origem do khao manee: gato elegante da Tailândia
- Compra e preço: quanto custa um khao manee?
- Conclusão: beleza exótica
Ficha do khao manee
Breve apresentação: | O khao manee é um gato de tamanho médio e musculado. Os olhos amendoados, que podem ser de qualquer cor, são impressionantes. Os olhos de cores diferentes também são aceitáveis. |
Altura ao garrote: | 30-35 cm (machos); 25-30 cm (fêmeas) |
Peso: | Até 6,5 kg (machos); Até 4,5 kg (fêmeas) |
Esperança média de vida: | Até 15 anos |
Preço: | A partir de 1000 euros |
Caráter: | Próximo das pessoas, brincalhão, ativo, inteligente, meigo, sociável e dependente |
Pelagem: | Curta, densa e brilhante, com pouco sub-pelo |
Cor do pelo: | Branca |
Padrão do pelo: | Nenhum |
Exigência ao nível de cuidados: | Baixas |
Necessidade de exercício: | Médio-elevado |
Origem: | Tailândia |
Aspeto: pelagem branca, olhos brilhantes
O khao manee é um gato de pelo curto de tamanho médio, originário da Tailândia. Tem um porte atlético e uma pelagem brilhante de cor branca como a neve. O manto de pelo curto é denso, rente ao corpo e com pouco sub-pelo. Os machos são um pouco mais fortes e musculados do que as fêmeas e atingem um peso máximo de 6,5 kg.
Uma caraterística marcante do khao manee são os seus grandes olhos em forma de amêndoa. Podem ser azuis, dourados ou verdes. As pálpebras claras fazem com que os olhos pareçam muito nítidos, abertos e brilhantes.
Khao manee: talismã na Tailândia
Na Tailândia, a sua terra natal, os gatos khao manee com heterocromia são muito procurados. Estes animais são muitas vezes oferecidos como talismãs. O nome da raça significa joia branca, referindo-se tanto à pelagem branca pura como aos olhos brilhantes.
As orelhas do gato khao manee são relativamente grandes e arredondadas na parte superior. Devido à cor clara da pele e do pelo, os pavilhões auditivos parecem ligeiramente transparentes. O nariz e as almofadas são cor-de-rosa. A cabeça é em forma de cunha ou de coração, com maçãs do rosto elevadas. Este facto sublinha o aspeto elegante da raça.

Caráter: gato ativo e brincalhão
O khao manee é um gato inteligente, brincalhão e apegado às pessoas. Cria uma ligação estreita com a sua pessoa de referência e gosta de abraços e brincadeiras com ela. Tal como outras raças asiáticas, o khao manee é também muito falador. De facto, muitos exemplares miam com bastante frequência.
Como tem uma natureza muito sociável, não é aconselhável mantê-lo sozinho. Tendem a dar-se bem com outros gatos e, após um curto tempo de adaptação, até com cães. Embora não seja necessariamente um gato de família, muitos também se dão bem com crianças.
Posse: variedade em abundância
Um gato tão inteligente como o khao manee precisa de ser testado física e mentalmente. Deve passar-se pelo menos uma hora por dia a brincar com ele. Idealmente, deve ter sítios para trepar e uma variedade de brinquedos, tais como arranhadores, tabuleiros de inteligência, ratos de feltro e canas.
Por ser tão inteligente, é também um candidato ideal para o treino com clicker. Têm tendência para perceber o que o cuidador lhes pede para fazer e aprender novos truques e acrobacias rapidamente.
Khao manee: o gato doméstico perfeito
O khao manee é originário do Sudeste Asiático tropical. Portanto, a sua pelagem curta está adaptada a temperaturas elevadas e pouco pode fazer contra o inverno europeu. Por isso, é melhor para ele viver no interior.
Sendo um gato doméstico apegado, quer estar perto da sua família humana e não precisa necessariamente de sair para o exterior. No entanto, aprecia uma varanda com rede ou um jardim vedado.
Alimentação e cuidados sem complicações
A pelagem densa e curta do khao manee requer poucos cuidados. A maior parte da limpeza já foi feita por este gato muito limpo que lambe intensamente o seu pelo. No entanto, ele gosta muito da escovagem, especialmente se estiver habituado a isso desde pequeno.
Também não é muito exigente em termos de alimentação. É claro que, como qualquer outro gato, ele precisa de um alimento rico em proteínas.
Existem diversos fatores que influenciam consideravelmente a composição exata do alimento, tais como a idade, o nível de atividade e o estado de saúde do gato. Se tiver dúvidas, pergunte ao seu veterinário.
Saúde do khao manee: perigo de surdez
De um modo geral, o khao manee goza de uma saúde de ferro. No entanto, há estudos que afirmam que os gatos brancos com olhos azuis têm um risco acrescido de surdez. A culpa é de um defeito genético que leva à degeneração do ouvido interno.
Isto não se aplica apenas ao khao manee, mas a todas as raças com pelo branco como a neve e olhos azuis. Por exemplo, este defeito genético também é observado na raça british shorthair e no persa. Os criadores responsáveis excluem os animais afetados da reprodução para reduzir o risco de surdez na descendência.
Esperança média de vida
Com bons cuidados, o khao manee pode viver até aos quinze anos. Os controlos regulares, as vacinas e uma boa profilaxia de desparasitação são os melhores aliados para uma vida longa e saudável.
Origem do khao manee: gato elegante da Tailândia
Já no século XIV, a raça era mencionada num manuscrito tailandês denominado Livro de poemas dos gatos. No entanto, aqui este gato é chamado khao plort, o que significa algo como “totalmente branco”.
Raça extremamente rara
A manutenção e a criação do khao manee foram durante muito tempo reservadas exclusivamente à nobreza. Pensa-se que o rei siamês Rama V gostava tanto desta raça que a escondeu dos europeus. De facto, apenas foi possível começar a exportar estes animais em 1999. Por este motivo, continuam a ser muito raros no mundo atual.
Em tempos, a raça foi mesmo classificada como em perigo de extinção. Nos Estados Unidos em particular, estão em curso, desde os anos 1990, esforços para salvar o gato de olhos de diamante através da criação seletiva. Apesar disso, continua a ser uma das raças mais raras do planeta.
Compra e preço: quanto custa um khao manee?
Fora da Tailândia, esta raça é pouco difundida, pelo que é difícil encontrar criadores sérios. Isto leva a que surjam “criadores” fraudulentos. Como o khao manee é fácil de confundir com outras raças brancas, vendem-se mestiços como se fossem de raça pura.
Como é quase impossível obter um gato de raça pura saudável, a maior parte das vezes são importados do estrangeiro. Por isso, não é raro pagar entre 1000 e 3000 euros por um exemplar desta raça de gatos.
Particularidades da criação
Alguns gatinhos desta raça nascem com uma marca colorida entre as orelhas. No entanto, esta mancha genética acaba por desaparecer.
Além disso, nas ninhadas há sempre alguns gatinhos de cor, mas estes não são reconhecidos como khao manee. No entanto, são adequados para a reprodução. Devido à genética, ao acasalar com um gato khao manee branco, os gatinhos nascerão brancos novamente.
Conclusão: beleza exótica
O khao manee é uma raça rara que entusiasma pelo seu aspeto extraordinário e caráter afetuoso. Se estiver interessado, deve dirigir-se a uma associação de criadores para encontrar um criador sério e não cair na armadilha dos burlões.
Fontes: