RagaMuffin

Escrito por Natalie Decker
close up do focinho de um ragamuffin de olhos azuis

Os RagaMuffin são gatos impressionantes. Os machos podem pesar até 10 quilos.

O RagaMuffin é o “gigante gentil” entre os gatos. Descende do Ragdoll e, juntamente com este e o bosque da Noruega, é uma das maiores raças de gatos do mundo. São descritos como carinhosos, fofinhos e meigos. Portanto, são gatos de família ideais.

Bilhete de identidade do RagaMuffin

Sumário: O RagaMuffin é um gato grande, pesado, com um físico musculoso. Cria laços fortes com os donos e dá-se bem com outros gatos.
Altura do ombro: até aos 40 cm
Peso: até aos 10 kg (machos) até aos 7 kg (fêmeas)
Esperança média de vida: 12 anos
Preço: a partir de 700 euros, aproximadamente
Carácter: afetuoso, brincalhão, inteligente, meigo, equilibrado, de confiança, fofinho
Pelo: denso e sedoso, mínima camada de subpelo
Cores do pelo: todas
Padrões: todos
Cuidado com o pelo: médio
Necessidade de movimento: média
Origem: EUA

Aparência do RagaMuffin: gato grande com pelo semicomprido

O RagaMuffin tem um aspeto impressionante. Posiciona-se nos grupos de raças de gatos grandes a gigantes. Os machos contam com uma altura ao ombro até aos 40 centímetros e pesam até 10 quilos. As fêmeas são bastante mais pequenas e pesam até sete quilos. Os animais da raça só estão totalmente desenvolvidos aos quatro anos.

O seu físico é musculoso e retangular. O peito do RagaMuffin é largo e conta com uma camada de gordura na parte inferior da barriga. As suas patas grandes e redondas têm tufos de pelo na parte de baixo e entre os dedos. Em resumo, o RagaMuffin parece-se com um grande e felpudo ursinho de peluche.

Cores do pelo e dos olhos: todas são permitidas

O pelo é semicomprido, denso e sedoso. A camada inferior de pelo é mínima e faz lembrar o pelo dos coelhos. De acordo com os padrões da raça, todas as cores e padrões são permitidos.

Na zona do focinho, o pelo é ligeiramente mais comprido. Portanto, parece que o animal está a usar um colarinho. Já nas patas traseiras, usa “calças”, pois o pelo é também ligeiramente mais comprido nesta zona do corpo. A cauda felpuda afunila até à ponta.

A cabeça em forma de cunha é ampla e arredondada. Tanto a testa, como o focinho e o queixo também são arredondados. Estes traços dão ao RagaMuffin uma expressão amigável.

Os olhos grandes e em forma de noz apresentam-se numa grande variedade de cores, como azul, verde, dourado ou âmbar e devem combinar com a cor do pelo. Além disto, são permitidos olhos de cores diferentes.

Ragamuffin sentado no passeio © Sabrina / stock.adobe.com
O Ragamuffin conta com pelo denso, semelhante aos dos coelhos. Não tem praticamente camada interna de pelo e precisa de ser escovado regularmente, especialmente durante a época da muda.

Carácter: o RagaMuffin é o gato de família perfeito

O RagaMuffin é um gato amigável e encantador. Devido à sua sociabilidade natural, é muito compatível com outros animais e com crianças. Portanto, é um gato ideal para famílias. Comportamentos agressivos não fazem parte da sua personalidade: são animais orientados para as pessoas, adoram festas e têm um carácter equilibrado.

Afetuosos, brincalhões e comunicativos

Devido à sua meiguice natural, o RagaMuffin não gosta de ficar sozinho durante muito tempo. Assim, adora passar tempo com os seus cuidadores, brincar e ser acariciado.

Certos donos destes gatos chegam mesmo a dizer que os seguem para todo o lado – como cães. Além disso, são bastante comunicativos. Portanto, miam bastante.

Ter e ocupar um RagaMuffin

Um gato carinhoso como o RagaMuffin gosta de procurar a atenção dos seus donos. Estes animais inteligentes e curiosos de pelo semicomprido mantêm-se ocupados com canas, ratos de brincar ou brinquedos de inteligência, como tapetes olfativos.

Mas também o treino com clicker é uma excelente forma de treinar estes cérebros. Alguns gatos são especialmente talentosos e têm a capacidade de aprender uma enorme variedade de truques e de ordens.

Gato de interior ou de exterior?

Por princípio, os RagaMuffin são indicados para viver em apartamentos. Porém, tratando-se de gatos tão sociáveis, devem ter pelo menos outro companheiro da mesma espécie para evitar que se sintam sós.

Embora não tenham necessariamente que estar no exterior, o RagaMuffin fica feliz se puder aproveitar o sol numa varanda protegida ou num jardim à prova de fugas.

Se o seu gato tem acesso ao exterior, há o risco de ser levado por estranhos. Isto deve-se ao facto de os animais da raça mostrarem pouca timidez ou medo mesmo perante desconhecidos.

Cuidados e alimentação do RagaMuffin

O pelo semicomprido e sedoso do RagaMuffin exige cuidados regulares. Muitos animais desta raça adoram ser escovados. Portanto, transformar as escovagens num ritual regular é normalmente bastante fácil.

Sobretudo durante a altura da muda, o pelo do RagaMuffin deve ser escovado intensivamente. O ritual de escovagem tem um duplo benefício: não só remove pelo solto, como reforça a relação entre gato e dono.

Tendência para alergias alimentares e excesso de peso

Relativamente à alimentação, o RagaMuffin é descomplicado. Comida para gato de excelente qualidade com uma elevada percentagem de carne é a base ideal para uma vida longa e saudável.

Porém, tendo em conta que esta raça tem tendência para alergias e excesso de peso, pode ser necessário mudar de regime alimentar. O seu veterinário terá todo o gosto em aconselhá-lo nesta matéria.

Saúde: doenças típicas

O Ragdoll e o RagaMuffin têm a mesma origem. Portanto, ambas as raças são bastante semelhantes – e as semelhanças estendem-se também ao risco de doenças hereditárias.

Em consequência da consaguinidade, ambas as raças contam com uma elevada incidência de determinadas doenças, como cardiomiopatia hipertrófica. Trata-se do espessamento hereditário do músculo cardíaco, doença que, em muitos casos, provoca a morte do animal, mais cedo ou mais tarde.

Esperança média de vida do RagaMuffin

Através de um teste genético, é possível descobrir se um gato tem predisposição para cardiomiopatia hipertrófica. Criadores responsáveis excluem os animais afetados da criação para evitar casos de herança genética.

Além disso, têm-se observado com cada vez mais frequência problemas oculares, imunodeficiência e anemia nos RagaMuffin. No entanto, recebendo bons cuidados, estes gatos vivem bastante tempo. Portanto, a esperança média de vida é de doze anos. Porém, são muitos animais que vivem consideravelmente mais.

Origem do RagaMuffin: enorme parentesco com o Ragdoll

O RagaMuffin é uma raça de gatos relativamente jovem oriunda dos EUA. As suas origens remontam à década de 1960, quando a criadora californiana Ann Baker cruzou gatos de pelo comprido e gatos do estilo angorá com o objetivo de conseguir gatos especialmente grandes e felpudos. Portanto, foi assim que nasceram as raças Ragdoll e Honeybear.

Reconhecida como raça independente desde 2011

No entanto, Ann Baker era bastante controversa entre os círculos de criadores. Diz-se que ocorreram casos de incesto na sua criação. Além disso, garantiu os direitos para o nome “Ragdoll”. Em consequência, em 1994 alguns criadores cortaram com Ann Baker e com as suas condições contratuais.

Tendo em conta que esses criadores já não podiam chamar aos seus gatos “Ragdoll”, passaram a chamar-lhes “RagaMuffin”. Em resumo: o RagaMuffin é o Ragdoll com um nome alternativo.

E a verdade é que ambas as raças apresentam muitas semelhanças até aos nossos dias. Porém, desde 2011 que o RagaMuffin é reconhecido pela Cat Fanciers‘ Association (CFA) como uma raça independente.

O que significa o nome RagaMuffin?

Inicialmente, o nome “RagaMuffin” era usado de forma depreciativa. Pois pode ser traduzido como “criança abandonada” ou “criança de rua”.

Criadores que se mantiveram leais à linhagem da criadora Ann Baker e ao seu Ragdoll dão este nome aos animais da concorrência. Mas os criadores que deserdaram e fundaram a nova raça vêem isto com humor e, muito simplesmente, mantiveram o nome.

Compra: quanto custa um gato RagaMuffin?

Devido aos problemas de consaguinidade na criação de Ragdoll e RagaMuffin, se está interessado em adquirir um destes gatos só o deve fazer a criadores de confiança. Estes encontram-se registados numa associação oficial de criadores e dão grande importância à saúde dos seus gatinhos e também das mães.

Recomendamos que tenha cuidado com as pechinchas online. Quando gatos pedigree são postos à venda bem abaixo do preço de mercado e sem documentação, é normalmente à custa do bem-estar dos animais.

Um RagaMuffin saudável de um criador legítimo custa entre 700 a 800 euros.

Conclusão: belos e meigos

O grande e meigo RagaMuffin fascina muitos fãs de gatos devido à sua aparência. O pelo semicomprido, os olhos expressivos e a cauda felpuda fazem deste nobre gato pedigree uma verdadeira beldade.

Mas há mais além da aparência: são gatos amigáveis e orientados para as pessoas. Portanto, encaixam-se perfeitamente em círculos familiares.

Fontes:


Natalie Decker
Profilbild Natalie Decker (mit Pferd)

"A vida sem um Pug é possível, mas não faz qualquer sentido," disse Loriot. Eu concordo totalmente, mas acrescento: "A vida sem um cavalo, gato ou coelho é igualmente sem sentido.". Adoro todos os animais e tenho a enorme sorte de escrever sobre a minha paixão como autora freelance. Com os meus artigos espero chamar à atenção das questões sobre o bem estar animal e dar dicas úteis a todos os amantes de animais.


Os nossos artigos mais relevantes
2 min

Siamês

Aos siameses costumam chamar-se “cão em corpo de gato“, tendo em conta que se deixam treinar, até certo ponto, pelas pessoas.
10 min

Persa

Os gatos persas são das raças mais populares, antes de adotar um gato persa fique a saber: Que cuidados ter; Personalidade; Alimentação e muito mais.